Fotode um urso de pelúcia sorridente em tons de bege, em cima de uma superfície de madeira, e encostado em uma parede azul.
Ultima atualização: 1 de junho de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

13Horas investidas

2Estudos avaliados

47Comentários coletados

Olá! Seja bem vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje nós vamos conversar sobre um brinquedo que está presente na vida do seu pequeno desde antes mesmo do nascimento: o urso de pelúcia.

Normalmente, o urso de pelúcia está entre os primeiros brinquedos de uma criança, costumando se manter presente em sua vida durante bons anos, muitas vezes se tornando um objeto afetivo nas fases que seguem a infância.

Apesar de clássico e simples, a escolha do urso de pelúcia ideal não deve ser aleatória, uma vez que se trata de um objeto voltado para o público infantil.

No guia abaixo iremos te apontar as vantagens deste produto, além de discutir sobre preços e características que devem ser observadas na hora da compra.




Primeiro, o mais importante

  • O urso de pelúcia é um brinquedo muito comum entre crianças de um e cinco anos. Ele é considerado um artigo afetivo, uma vez que se conecta de forma especial com a criança, se tornando um refúgio para momentos de medo e angústia.
  • Devido às suas adoráveis características, presentear com urso de pelúcia acabou se tornando uma atitude cheia de afeto e carinho entre adultos.
  • Por ser um brinquedo bastante popular, os preços podem variar entre os dois extremos: do barato ou caro.

Você também pode gostar:

Melhores ursos de pelúcia: Nossos favoritos

Chegou a hora de comprar o urso de pelúcia e você ainda não sabe qual escolher? Fique tranquilo que nós podemos te ajudar. Selecionamos algumas opções que agradam não só a criançada, mas também os pais, por serem brinquedos de boa qualidade e livres de riscos.

Guia de compra

O urso de pelúcia é um desses brinquedos que toda criança tem. Apesar de nem sempre parecer de grande utilidade, ele pode ir muito além da diversão e agregar bastante desenvolvimento ao seu filho.

No guia abaixo vamos sanar as suas dúvidas e te contar com mais detalhes quais são os benefícios que comprar um desses para o seu pequeno.

Foto de uma menininha oriental que aparenta ter cerca de um ano, sentada na grama vestindo um vestido floral em branco e rosa, ao lado de um urso de pelúcia bege e detalhes marrons.

O urso de pelúcia é um dos brinquedos mais comuns entre crianças de um e três anos. (Fonte: Singkham/ Pexels)

Urso de pelúcia: O que é?

O urso de pelúcia nada mais é do que um brinquedo que representa a estética do animal, de forma mais delicada, em miniatura. Ele é fabricado com espuma e tecido, mais precisamente a pelúcia.

Sua estrutura mais tradicional é o urso propriamente dito, no entanto, existem versões em diferentes tipos de animais.

Apesar de ser um sucesso há muitos anos entre os pequenos, também é usado entre adultos como forma de presentear e demonstrar afeto, uma vez que é dotado de beleza e fofura.

Quais as vantagens do urso de pelúcia?

Poderíamos te dizer que o urso de pelúcia é uma excelente forma de divertir a criançada, no entanto, ele vai bem além e é super importante nos primeiros anos da infância.

Segundo especialistas da psicologia infantil, o ursinho de pelúcia traz conforto em situações de angústia e ensina as crianças a lidarem melhor com seus sentimentos.

O laço estabelecido entre a criança e o urso funciona como um mecanismo de defesa contra momentos de ansiedade e medo. Muitas vezes, ao recorrer ao seu urso de pelúcia, a criança encontra coragem e até mesmo refúgio.

Além disso, ele também é um ótimo brinquedo para estimular a imaginação, uma vez que é comum que crianças estabeleçam diálogos, criem histórias e desabafem com esse tipo de brinquedo, não só nas tais situações de medo, mas também em momentos felizes.

Por fim, ursinhos possuem uma graça especial e são sempre uma boa escolha como objetos de decoração tanto nos quartos de meninos quanto de meninas.

Até quando meu filho pode brincar com urso de pelúcia?

Como o urso de pelúcia não é um brinquedo que pode prejudicar o desenvolvimento da criança, não há idade máxima para sua presença.

Costuma-se dizer que ele é um brinquedo transacional, pois possui valor afetivo e ajuda na transição do estado de dependência absoluta da mãe para uma fase um pouquinho mais independente.

Provavelmente o desapego do seu filho com o urso de pelúcia irá acontecer de forma natural, entre os três e cinco anos.

Depois disso, ele provavelmente se tornará objeto de decoração no quarto, mas nem por isso seu valor diminuirá.

E quem pensa que adulto não gosta de pelúcia está muito enganado! Especialmente entre o público feminino, este doce artigo ainda é uma representação do afeto e do carinho.

Por isso, é muito comum que adultos se presenteiem com pequenos ursinhos, porém, nesse caso o objetivo nada mais é do que a demonstração de amor e cuidado.

Foto da mão e parte da perna de uma pessoa (não é possível saber se criança ou adulto) segurando com uma das mãos um ursinho de pelúcia bege, com expressão alegre.

Adultos também costumam se presentear com ursos de pelúcia, como forma de demonstração de afeto. (Fonte: Skitterphoto/ Pexels)

Como higienizar um urso de pelúcia?

Os ursos de pelúcia possuem grande potencial para se tornarem os melhores amigos de seus filhos, no entanto, caso não sejam bem cuidados, eles podem contribuir para proliferação de microrganismos como fungos e ácaros.

As fibras de um urso de pelúcia são perfeitas para o acúmulo de poeira e por isso precisam de cuidados especiais para não se tornarem prejudiciais à saúde.

Abaixo, vamos te dar algumas dicas que podem ser bem válidas:

  • Tempo. A limpeza deve ser realizada de aproximadamente quatro em quatro meses.
  • Ácaros. Caso queira acabar com os ácaros de uma só vez, coloque o brinquedo dentro um saco plástico e leve-o ao congelador por 24 horas, pois estes microrganismos não sobrevivem em baixas temperaturas.
  • Pilhas. Antes da lavagem, tenha certeza que retirou todas as pilhas ou acessórios de desprender que ele possa ter.
  • Máquina. Caso você opte por lavá-lo na máquina, coloque-o dentro de uma fronha de travesseiro para evitar que solte muitas fibras.
  • Lavagem à mão. Na lavagem à mão, é importante que você seja cuidadoso e use a ajuda de um pano molhado em uma solução com sabão para esfregar.
  • Aspirador. Caso você costume passar o aspirador de pó no seu urso de pelúcia, coloque no bico do aparelho uma meia fina para proteger as fibras de serem arrancadas.
foco

Você sabia que os primeiros ursos de pelúcia foram criados no ano de 1902, nos Estados Unidos, após o então presidente do país, Theodore Roosevelt se recusar a participar de uma caçada de ursos?

A nobre atitude do presidente motivou a fabricação do brinquedo que foi apelidado de Teddy Bear, uma vez que Teddy era o apelido de Roosevelt.

Quanto custa um urso de pelúcia?

O custo de um urso de pelúcia é relativo. Por se tratar de um brinquedo bastante popular, você encontra versões mais caras, aquelas feitas de material de alta qualidade, assim como também encontra opções mais simples e baratas.

Por ser um brinquedo vendido e replicado no mundo todo, a variação de preço é muito grande, sendo que ele pode custar apenas R$25, como pode atingir a faixa dos R$200. Tudo depende do seu tamanho, material e marca.

Onde comprar um urso de pelúcia?

Como o urso de pelúcia é um dos artigos infantis mais vendidos no mundo, opções de locais para compra não irão te faltar, viu?

Você irá encontrar mais variedade nas próprias lojas de brinquedo, as quais podemos te indicar a Ri Happy e a PB Kids.

Além disso, lojas de departamento como as Americanas, o Carrefour, o Extra e Walmart são boas opções e também não falham quando o assunto é variedade.

Mas, se o seu negócio é comprar do conforto da sua casa, não tem problema! Você pode optar pela Amazon, pelo Buscapé, Submarino e até mesmo pelo Mercado Livre.

Foto de um urso de pelúcia bem peludinho, na cor bege, em cima de uma cama de casal com coberta estampada. Ele está encostado na cabeceira e a luz ambiente é baixa, formando uma sombra ao seu redor.

Não é difícil encontrar ursos de pelúcia por bom preço. Por se tratar de um brinquedo popular, existem tanto as opcoes caras, como as opcoes baratas. (Fonte: Lisa Fotios/ Pexels)

Critérios da compra: como comparar os ursos de pelúcia

Por vezes, crianças podem ser um pouco difíceis de agradar. Por isso, antes de escolher o urso de pelúcia da sua filha ou filho, se atente a alguns detalhes importantes, que podem fazer toda diferença!

Abaixo, vamos explicar um pouco melhor no que cada um desses pontos implica.

Fibra

Os pelos do ursos de pelúcia são reproduzidos através de fibras sintéticas, que podem ter diferentes tamanhos e texturas. É importante que você escolha uma opção de urso com fibra macia, confortável e que não espete, ok?

Tamanho

Escolha o tamanho do urso levando em conta o tamanho da criança e o espaço que você possui para guardá-lo. De nada adianta escolher um urso de 1 metro para um bebê de seis meses ou para crianças com quartos pequenos.

Tente pensar em tamanhos que possam ser proveitosos em diferentes fases da infância, e que possam ser facilmente guardados quando os pequenos já estiverem deixando o brinquedo de lado.

Espuma

O urso de pelúcia, como já dissemos, é um desses brinquedos afetivos, o qual o seu filho irá recorrer em um momento de aflição.

Levando isso em conta, compre modelos com espuma macia, que sejam gostosos de abraçar e até de dormir junto.

Design

Por fim, o design. Hoje em dia o que não falta é opção no mercado. Você pode escolher uma pelúcia com características de um personagem famoso, ou simplesmente aquela que julgar mais adequada.

Apesar de ser uma questão de gosto, seja cuidadoso na escolha e se baseie nas preferências do seu pequeno, visto que é importante que ele se conecte com o brinquedo.

(Fonte da imagem destacada: Tetyana Kovyrina/ Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Júlia Pedroso Jornalista
Como todo jornalista que se preze, Júlia é apaixonada pelos livros. E se interessa por todos os gêneros, ainda que seus favoritos sejam os livros de história e as biografias. Além das páginas, sua outra paixão é um pouco incomum: Júlia ama presentear. E ama falar sobre presentes. No ReviewBox, ela une as duas paixões ao conversar com os leitores.