Foto que mostra da cintura pra baixo de uma pessoa preparando café de avental preto, utilizando um conjunto v60.
Ultima atualização: 18 de maio de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

58Comentários coletados

Olá! Seja muito bem vindo ao Review Box Brasil! O assunto de hoje vai prender a atenção dos apaixonados por café de boa qualidade, pois nós vamos falar sobre o kit V60!

Quem ama café coado sabe que existe a maneira correta de fazê-lo, certo? O kit V60 é composto por todas as ferramentas que você precisa para coar o seu café.

Trata-se de um conjunto bastante completo, composto por utensílios de diferentes funções, que te proporcionam uma experiência completa quando o assunto é a bebida mais famosa do nosso país.

Caso você ainda não conheça as vantagens desse produto, mas tenha ficado um pouco interessado em navegar por esse universo, siga com a gente pois logo abaixo vamos te apresentar um guia repleto de informações!




Primeiro, o mais importante

  • O conjunto V60 é um kit composto por ferramentas especializadas para fazer café de alta qualidade. Ele é inteiramente pensado para que a experiência seja 100% completa, sem alterações no sabor ou aroma.
  • Uma das grandes vantagens do produto é que ele é super fácil e prático de usar, sendo uma ótima opção tanto para residências quanto para ambientes profissionais.
  • Existem as opções portáteis do kit V60, que te permitem carregar na bolsa seu próprio conjunto para coar seu pó.

Melhores kits V60: Nossos favoritos

Quem nunca teve um kit v60, certamente terá dificuldades em escolher o seu primeiro. Para te ajudar nesse processo, selecionamos algumas opções que não vão te decepcionar na hora de preparar a sua bebida favorita:

Conjunto V60 prático e portátil

Se você busca um kit portátil, prático e que faça um café delicioso, pode apostar que o V60 Caféor é com certeza um dos melhores do mercado. Ele é composto por uma xícara, um coador, um filtro reutilizável de malha de aço inoxidável e uma tampa. Perfeito para você carregar na mochila e usar onde preferir.

O coador e o filtro se encaixam perfeitamente na xícara, basta apenas passar a água pelo café, e ele estará pronto para ser consumido. Prático, não necessita de filtro de papel e super rápido.

Conjunto V60 elegante e seguro

Este é um conjunto moderno, elegante e seguro para sua preparação do café. Ele acompanha uma jarra de vidro com capacidade para 700ml, um coador de polipropileno e um colar de silicone.

A jarra possui formato de cone e espirais internas que permitem a filtragem do café por igual. Junto a ela, acopla-se um colar de silicone que garante a proteção contra á água fervente. Além da facilidade e da praticidade na hora de servir o café, esse kit se destaca pelo design elegante. Ideal para escritórios.

O kit V60 mais tradicional

A versão mais tradicional do conjunto V60. Composto de um coador V60-02 em acrílico transparente, jarra de vidro de 700ml, pacote filtros de papel e uma colher de medida. O vidro é altamente resistente ao calor, e o design de todas as peças é bastante moderno. Ele apresenta excelente custo benefício, e é uma excelente escolha para uso residencial.

Guia de compra

Dizem por aí que uma boa xícara de café é a melhor forma de começar o dia, e nós não podemos deixar de concordar.

Se você for do time do café coado, com certeza vai gostar de conhecer todas as vantagens do kit V60, que nós te apresentaremos agora, aqui no nosso guia.

Foto de uma mão feminina servindo um café em uma xícara de vidro, em uma mesa com vários grãos de café espalhados, outros potinhos também com café, uma jarra preta e uma segunda xícara de vidro vazia.

O conjunto V60 permite que você prepare deliciosos cafés especiais de maneira rápida e fácil. (Fonte: Burts / Pexels)

O que é um conjunto V60?

As formas de fazer café estão cada vez mais modernas, não é mesmo? No entanto, um cafezinho bem coado nunca sai de moda, apesar da tecnologia envolvida no processo também ser uma novidade.

O conjunto V60, nada mais é do que um kit de ferramentas modernas e sofisticadas utilizadas para coar o café de maneira mais fácil, simples e rápida.

Em alguns casos, a praticidade é tanta que o kit pode ser carregado em sua bolsa para ser utilizado e bebido em absolutamente qualquer lugar.

Normalmente, este kit é composto por uma jarra de vidro (ou xícara, no caso dos portáteis), um coador e um filtro, que pode ser de malha de inox ou de papel.

O objetivo desse conjunto é transformar o processo de coar café em algo prático, que pode ser realizado em apenas alguns minutos, seja em casa ou no trabalho.

Quais as vantagens do kit V60?

É bastante comum que o kit V60 seja usado para cafés um pouco mais especiais, isso porque trata-se de um produto sofisticado, com estrutura toda pensada para que não haja nenhuma perda no sabor ou aroma.

Este produto se destaca por duas grandes vantagens: a primeira é justamente o que acabamos de citar, sua estrutura é especial, feita de materiais e vidros pensados para reter o calor, e facilitar a expansão do pó quando em contato com a água fervente.

Trata-se, de fato, de um produto de altíssima qualidade, que garante 100% de aproveitamento do sabor e do aroma.

O outro benefício inquestionável do V60 se dá pela sua facilidade e praticidade. Ele é bem fácil de ser usado, e permite que todos possam passar um bom café sem muito mistério.

Ele é tão simples de ser utilizado que é muito famoso em escritórios, uma vez que todos conseguem realizar o processo sem nenhuma dificuldade.

Devemos citar também que o conjunto v60 é dotado de beleza. Independente da marca, a maioria deles costuma ser elegante e charmoso, sendo também uma ótima opção de presente.

De maneira geral, é um produto de alta qualidade e bastante prático. O ponto negativo está no preço, que dependendo do modelo, pode ser um pouco salgado.

Vantagens
  • Estrutura 100% pensada para facilitar a expansão do pó e não gerar nenhuma perda em sabor ou aroma
  • Prático e muito fácil de usar
  • Algumas opcoes são portáteis
  • Bonito e elegante
Desvantagens
  • Alguns modelos podem ser bem caros

Kit V60 individual ou para grupos?

Como citamos no tópico anterior, uma das grandes facilidades do conjunto v60 é que existem não só as opções comuns, para grupos, mas também as portáteis, que te permitem tomar um cafezinho feito por você mesmo, onde preferir.

Ambos são boas opções, mas você deve fazer sua escolha baseada na sua rotina. Pessoas que moram com outras pessoas que também amam café, costumam preferir a opção para grupos.

Ela também é uma ótima saída para quem divide escritórios com colegas de trabalho que também não vivem sem a bebida.

Normalmente, este kit possui preço mais em conta, e sua jarra é grande, por isso, é importante que fique fixa em um espaço.

Foto que mostra uma mesa de madeira com uma jarra de vidro com café, ao lado de uma xícara preta e branca também com café, e um notebook ao fundo.

Um das grandes vantagens do kit V60 é que você o encontra em diferentes formatos, seja para uso em grupos, ou para uso individual. (Fonte: Iain / Pexels)

Mas se você mora sozinho, ou se gosta de tomar um café no meio da tarde mas não tem um ambiente de trabalho fixo, ou não tem com quem dividir, definitivamente a opção portátil foi feita para você.

Ela é interessante porque te permite levá-la em viagens e para qualquer outro ambiente que você consiga acesso à água fervente.

As versões portáteis são compostas por xícaras que se encaixam no coador, que muitas vezes possuem filtro reutilizável, o que facilita ainda mais os processos.

Para os mais viciados em café, não há problema nenhum em ter as duas opções, afinal, uma você pode deixar em casa, e a outra carregar por aí, né?

Conjunto V60 para grupos Conjunto V60 portátil
Estrutura Jarra, coador e filtro de papel Xícara, coador e filtro (de papel ou malha de aço inox)
Tamanho Média a grande Pequena a média
Preço Médio Médio a alto

Quanto custa um conjunto V60?

O conjunto V60 é um produto super especializado no que propõe, por isso, não costuma ser tão barato. No entanto, basta procurar que você encontrará boas opções com preços mais acessíveis.

Apesar das variações de marcas e modelos, a média de valores do kit fica entre R$150 e R$300, sendo que os portáteis costumam estar entre os mais caros.

Onde comprar um kit V60?

Sempre gostamos de apresentar uma grande variedade de opções de locais para compra por aqui, porém, como o kit V60 ainda não é tão popular, não são muitas as lojas que o vendem.

Em algumas cidades existem lojas especializadas em café, e se você morar em uma dessas, com certeza irá encontrar algumas opções.

Lojas de departamento como o Walmart e as Lojas Americanas também vendem uma ou outra opção e podem ser uma boa escolha.

No entanto, se você busca variedade, a internet é a melhor saída. Sites como Amazon, Buscapé e Mercado Livre oferecem muitos tipos diferentes de conjuntos V60.

Critérios da compra: como comparar os modelos dos conjuntos V60

Na hora de comprar o seu conjunto, é interessante que você observe cada detalhe para garantir que está fazendo a escolha certa. Para te ajudar nessa busca, iremos te apontar alguns fatores que não podem passar batido:

Abaixo, vamos falar um pouquinho melhor de cada um deles:

Tamanho da jarra

O tamanho da sua jarra irá depender da quantidade de xícaras serão tomadas, lembrando que essa critério se aplica somente aos kit que não são individuais.

Em média, os conjuntos V60 acompanham jarras de 600ml a 800 ml, então, pense bem em quantas pessoas normalmente serão servidas na hora de escolher o produto.

 Foto tirada de cima de uma xícara branca de café, com café em seu interior fazendo, sem querer, o formato de uma carinha sorridente.

O café é a bebida mais amada pelos brasileiros. (Fonte: Kaboompics.com / Pexels)

Filtro

Com relação ao filtro, o mais comum é que você tenho que comprá-lo separadamente, em folha descartáveis. A maioria dos kits já acompanham alguns exemplares, mas você com certeza precisará adquirir mais com o tempo.

Os filtro de papel são fáceis de usar e não precisam de lavagem, no entanto, não são reutilizáveis ou sustentáveis.

Para quem não se sentir confortável com esse método de coar o café, existem conjuntos que acompanham filtros feitos de malha de aço inox, uma opção reutilizável e sustentável.

No caso desse tipo de filtro, vale lembrar que os kits que os possuem são sempre os mais caros.

Material do coador

O coador é uma das principais peças do seu conjunto, por isso, ele não pode ser frágil, ou muito menos de material que solte elementos químicos que alteram o sabor do café.

Os coadores de polipropileno são famosos por serem resistentes e duráveis, sendo uma ótima escolha.

Design

Como dissemos, os kits V60 costumam ser bem bonitos, e até podem ser usados para compor a decoração de um ambiente.

A maioria possui design transparente e em tons mais sóbrios, no entanto, é interessante que você escolha um que tenha a ver com o seu estilo e que combine com o espaço onde ele ficará disposto.

(Fonte da imagem destacada: Yulia Grogoryeva / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Helena Sartori Cozinheira Profissional
Helena AINDA não participou do MasterChef, mas tem certeza que sua hora vai chegar. Cozinheira desde os 17 anos, quando ajudava no restaurante de sua tia, ela sabe de cor e salteado quais são os utensílios e ingredientes necessários para preparar cada uma das receitas especiais de seu livro. No ReviewBox, compartilha esse conhecimento com o público.