Imagem de pessoa acionando uma válvula de descarga acoplada
Ultima atualização: 31 de março de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

55Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Na análise de hoje vamos mostrar para você qual a importância de uma boa válvula de descarga para o seu banheiro e como isso pode te poupar de uma enorme dor de cabeça.

Seja para quem está construindo, reformando ou apenas realizando uma manutenção, optar por materiais de qualidade é essencial para evitar problemas. Confira mais detalhes sobre o produto em nosso artigo.




Primeiro, o mais importante

  • Válvulas novas e modernas são mais ecologicamente corretas, já que desperdiçam menos água.
  • É importante escolher de acordo com seu banheiro e do tipo do vaso sanitário, já que as válvulas são bem diferentes.
  • Nos modelos de parede, a manutenção é um pouco mais difícil e caso o problema seja mais sério, pode ser necessário quebrar a parede.

Você também pode gostar:

As melhores válvulas de descarga: Nossas recomendações

Quem é que gosta de pensar em um banheiro com problemas hidráulicos, principalmente envolvendo o vaso sanitário? É por isso que vale a pena investir um pouco mais em uma boa válvula de descarga. Dê uma olhadinha nesses modelos que separamos para você.

Uma das marcas mais confiáveis do mercado

Os produtos Decca se destacam por sua altíssima qualidade e não é diferente com a Hydra Max Color, uma válvula de parede composta de uma liga de cobre, plástico e elastômetros. Ela possui regulagem de vazão e bitola de entrada/saída de água de 1 1/2".

Uma opção prática e discreta

No products found.

Esse kit da Docol conta com uma válvula de descarga 1 1/2" para baixa pressão. Ela possui um registro integrado que regula e interrompe a vazão para limpeza da bacia sanitária, garantindo mais eficiência com um ciclo completo e sem desperdiçar água. Seu acionamento é silencioso e a instalação embutida proporciona melhor aproveitamento do espaço dentro do seu banheiro.

Nossa recomendação para quem procura acessibilidade

Com design moderno e inovador, a válvula de descarga Hydra Eco Conforto Deca possui um inovador sistema limitador de fluxo. Isso restringe o volume da descarga para no máximo 6 litros. Sua grande vantagem é seu acionamento por alavanca é ideal para portadores de necessidades especiais.

Guia de compra

Geralmente não costumamos pensar sobre toda a importância que uma válvula de descarga desempenha em nosso dia a dia, mantendo o vaso sanitário sempre bem higienizado e limpinho.

Em nosso guia de compras vamos apresentar mais informações sobre o produto, falar sobre todos os seus benefícios e dar dicas de cuidados e de como realizar a instalação, tudo para facilitar a sua vida.

Imagem de pessoa apertando o botão da descarga

As válvulas de descarga de vasos com caixa acoplada são mais fáceis de trocar. (Fonte: Sergey Rasulov/ 123RF.com)

Como funciona a válvula de descarga?

Tanto nos modelos acoplados quanto de parede, a válvula é um tipo de registro que aproveita a pressão e controla a vazão da água que vem do encanamento para jogar os dejetos no sistema de esgoto enquanto limpa sua bacia, deixando-a pronta e higienizada para o próximo uso.

No sistema acoplado, que já fica anexado ao vaso, o sistema funciona com o acionamento de um botão ou por corda. Nesse caso, uma boia é responsável por controlar o nível da água.

Já nas válvulas de parede, o registro é um pouco mais elaborado, com um sistema de molas que reagem ao acionamento manual para a liberação da água.
Nos próximos tópicos explicaremos melhor sobre cada uma delas, suas vantagens e benefícios.

foco

Você sabia que o primeiro vaso sanitário “moderno” surgiu em 1596 na corte da Rainha Elizabeth I? Porém, ele só foi patenteado em 1775, quando Alexander Cumming criou a primeira válvula de descarga.

Quais as vantagens e desvantagens da válvula de descarga?

As principais vantagens das válvulas de descarga, além de manter seu vaso sanitário sempre limpinho, são seu poder de evitar vazamentos e possuir regulagem de vazão para funcionar com diferentes pressões de água.

Existem diferentes modelos disponíveis, que se encaixam em todo tipo de banheiro e elas também ajudam a economizar água. Alguns modelos chegam a poupar até 50%.

Porém, existem algumas desvantagens. Instalar a válvula pode exigir a ajuda de um encanador ou profissional da ramo de construção.

Além disso, modelos acoplados costumam ser mais sensíveis, já que são feitos de plástico em sua grande maioria.

Vantagens
  • Evita vazamentos
  • Possui regulagem de vazão
  • Diferentes modelos disponíveis
  • Ajuda a economizar água
Desvantagens
  • Pode exigir ajuda profissional na instalação
  • Modelos acoplados são mais sensíveis

Quais os diferentes tipos de válvula de descarga?

Atualmente existem dois tipos principais de válvulas de descarga. A mais comum ainda é a ade parede, para banheiros que já possuem a instalação hidráulica adequada.

Elas ajudam a poupar espaço no banheiro e são mais robustas, mas custam mais caro.

Já a válvula de descarga acoplada é ideal para vasos que já possuem sua própria caixa d’água embutida.

Esse modelo dispensa furos na parede e é mais fácil de trocar. O sistema e material em si também acabam barateando o produto.

Válvula de descarga de parede Válvula de descarga acoplada
Indicação de uso Para banheiros com instalação hidráulica adequada Para vasos com caixa d’água
Benefícios Poupam espaço no banheiro Dispensa furos na parede
Preço Elas custam um pouco mais caro São as mais baratas do mercado

Como instalar a válvula de descarga?

Isso depende muito do modelo da sua válvula de descarga. No entanto, o primeiro passo é fechar o registro de água para conseguir realizar o trabalho sem inconvenientes.

O primeiro passo é fechar o registro de água.

Como mencionamos, a válvula de parede precisa de uma sistema hidráulico já instalado desde a construção do seu banheiro.

Nesse caso, você precisará se algumas ferramentas específicas para retirar o modelo antigo. Utilize uma fita vedadora onde há a conexão com o encanamento para evitar vazamentos.

As válvulas acopladas são relativamente mais fáceis. Geralmente é apenas uma peça específica que precisa ser substituída, como uma boia ou o botão de acionamento.

Aqui praticamente não é preciso o uso de ferramentas, já que as peças possuem encaixes ou sistema de rosquear.

Imagem de banheiro com destaque para o vaso sanitário com válvula acoplada

Muitos banheiros modernos possuem vaso sanitário com sistema de válvula acoplada. (Fonte: Francesca Tosolini/ Unsplash.com)

Qual a importância de uma boa válvula de descarga?

De todos os problemas que podemos ter em casa, os que acontecem no banheiro e são relacionados ao vaso sanitário estão entre os piores.
Felizmente, você pode ficar sossegado se investir em uma boa válvula de descarga.

Também é importante realizar a substituição se você possui um modelo mais antigo, já que os sistemas mais modernos ajudam a economizar mais água e possuem sistemas de regulagem mais elaborados.

E, para deixar seu banheiro ainda mais bonito, elegante e funcional, verifique alguns itens que podem te ajudar nessa missão.

Critérios de compra: O que analisar ao comprar uma válvula de descarga

Geralmente nós não paramos para considerar quanto tempo passamos no banheiro, mas pode ter certeza, é uma boa parte de nossas vidas. Então, por que não tornar esses momentos ainda mais agradáveis?

Sim, por incrível que pareça, uma coisa tão simples quanto um boa válvula de descarga pode fazer toda a diferença. E, para tomar a decisão certa, confira alguns critérios que você deve observar antes de realizar a compra.

Material

O principal fator que você deve considerar ao comprar sua válvula de descarga é o material, já que isso determina sua resistência e durabilidade.

As válvulas de parede, por exemplo, costumam ser feitas de uma liga de cobre ou outros materiais metálicos, o que as tornam bem mais robustas e aumenta consideravelmente sua vida útil.

No caso das válvulas acopladas, não há muito como fugir do plástico. Então, verifique se as peças são resistentes. Apesar de durarem menos, elas são mais baratas e mais fáceis de trocar.

Imagem de banheiro com destaque para o vaso sanitário com válvula acoplada

As válvulas de descarga metálicas são ótimas opções para banheiros públicos. (Fonte: markusspiske/ Pixabay.com)

Regulagem de pressão e vazão da água

Essas são as principais funções da válvula de descarga, então é preciso ficar atento. Nas de parede, por exemplo, existem modelos capazes de suportar diferentes pressões da água.

Isso é importante principalmente para quem mora em apartamentos ou quem tem residência em áreas de pressão muito baixa ou muito alta.

Já a vazão é responsável por quanta água será liberada a cada descarga. Para economizar, opte por válvulas com sistema de regulagem. Até mesmo as menores economias fazem a diferença no final do mês.

Sistema de acionamento

As válvulas de descarga possuem três tipos principais de sistema de acionamento, que pode ser por botão, cordinha ou eletrônico.

A corda praticamente não é mais utilizada, reservada apenas a vasos sanitários mais antigos. Isso pode tornar um pouco difícil encontrar uma válvula compatível para substituição.

Hoje em dia, o mais comum é possuir descargas com acionamento por botão, seja nos modelos de válvula acoplada ou de parede. Alguns modelos possuem botões duplos, com opção para poupar ainda mais água.

Os mais modernos são os eletrônicos, muito utilizados no Japão e que estão se tornando uma febre no mundo todo. Aqui tudo é controlado através de um painel, com várias opções disponíveis.

Imagem de vaso sanitário moderno com destaque para painel de controle

Nos próximos anos veremos cada vez mais vasos sanitários com sistema de acionamento eletrônico. (Fonte: zasabe/ 123RF.com)

Compatibilidade

E, para fecharmos nossa análise, quando for comprar uma válvula de descarga, é importante estar atento a fatores como dimensões, a compatibilidade com seu encanamento e se a pressão é adequada.

Isso se torna um pouco mais fácil nas válvulas acopladas, que costumam seguir um padrão universal. Em último caso, retire a peça e leve com você até a loja para não cometer enganos.

(Fonte da imagem destacada: Saksan Maneechay/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em nós?

Samuel Chagas Profissional em Consertos
A vivência de Samuel com consertos em casas e estabelecimentos comerciais vem de décadas, desde quando ajudava seu pai, pedreiro, há mais de 30 anos. Seu gosto pelo assunto fez dele um profissional em consertos, e é assim que Samuel ganha a vida há 15 anos. Na internet, ele compartilha seu conhecimento sobre ferramentas e itens de segurança para casas e prédios.
Redatora e psicóloga, é uma entusiasta de gadgets, jogos e utilidades. Adora escrever e experimentar inovações que podem tornar a vida mais prática.