Na foto um varal de fotos com 4 imagens de um bebê.
Ultima atualização: 15 de abril de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

18Horas investidas

2Estudos avaliados

65Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Desde que as fotos começaram a ser reveladas, elas passaram a fazer parte da decoração de diversos ambientes. Normalmente esse elemento é colocado em porta-retratos. Porém, nos últimos anos surgiu uma nova maneira de inseri-lo nas casas: o varal de fotos.

O varal de fotos é ideal para uma decoração mais descontraída. Logo que começou a aparecer esse era um item do tipo "faça você mesmo". Mas, conforme foi fazendo sucesso, muitas marcas começaram a confeccioná-lo para venda. Nesse artigo você vai conhecer tudo sobre esse produto, confira!




Primeiro, o mais importante

  • O varal de fotos é um produto bastante simples, mas que faz toda a diferença no ambiente. Ele funciona como um substituto para o porta-retrato e serve para armazenar fotografias de momentos especiais com pessoas queridas.
  • Esse item de decoração é ideal para quartos, escritórios e até mesmo casamentos e outras festas.
  • Existem diversos tamanhos de varal de fotos e muitas opções são confeccionadas com uma estrutura que possui luzes de LED. Essas dão um toque totalmente diferenciado e romântico ao espaço.

Você também pode gostar:

Melhores modelos de varal de foto: Nossas escolhas

O varal de fotos é um item que soma em qualquer decoração. Moderno e diferenciado, esse produto é fácil de ser montado e uma ótima maneira de incluir fotografias especiais no ambiente. Se você está em busca de um desses confira abaixo as melhores opções e escolha a ideal.

O varal de fotos preferido dos leitores

Esse modelo de varal de fotos é composto por prendedores em acrílico cristal com luzes de LED, que irão criar uma decoração bastante diferenciada. Essa opção conta com 10 áreas para colocação das fotos com espaço de 15 centímetros entre elas. Ao todo o varal possui 1,65 metros e é alimentado por pilhas do tipo AA. As luzes do produto são no tom branco quente.

O varal de fotos com melhor custo benefício

Esse modelo de varal de fotos possui tamanho médio e tem um excelente custo benefício. Ele é confeccionado com 2 metros de comprimento e conta com luzes de LED, que deixam o produto em destaque e somam no ambiente. Essa opção é composta por 10 prendedores, tem interruptor On/Off e funciona com 2 pilhas AA.

Um varal de fotos bastante versátil

Esse varal de fotos é ideal para diversos tamanhos de parede e combina com muitos ambientes. Essa opção possui 2 metros de comprimento e é equipada com 10 pregadores. Cada pregador tem uma lâmpada de LED que serve para iluminar o ambiente e deixar o varal em destaque. Esse modelo funciona com 2 pilhas e é confeccionado com fio transparente.

Guia de compra

Vira e mexe surgem novas tendências de decoração que caem no gosto do povo. A do varal de fotos é uma delas. Esse item começou a aparecer no exterior e passou a fazer sucesso por aqui graças a influência de diversas pessoas famosas na internet.

Simples, mas muito diferenciado e bonito, o varal de fotos é uma nova maneira de inserir as fotografias no ambiente. Encontrado em diversos tamanhos e versões, ele combina com decorações mais modernas e românticas. No guia de compra a seguir vamos te mostrar tudo sobre esse produto e ainda te ajudamos a escolher o ideal, vamos lá?

Na foto três mulheres brincando de guerra de travesseiros com um varal de fotos ao fundo.

O varal de fotos é um produto que combina bastante com a decoração de quartos. (Fonte: rawpixel/ 123RF)

O que é um varal de fotos e para que ele serve?

O varal de fotos é um produto bastante simples, mas que encanta muitas pessoas. Composto por um fio repleto de prendedores, esse é um item que serve para pendurar fotografias e que faz a diferença nos ambientes.

Existem basicamente duas versões de varal de fotos. As mais simples são confeccionadas com barbante e prendedores de madeira.

A outra opção é um pouco mais elaborada. Essa é feita com um fio elétrico transparente e tem prendedores que possuem em seu interior lâmpadas de LED. Essas lâmpadas são alimentadas com pilha e dão um toque todo especial ao varal.

Vale a pena investir em um varal de fotos?

Quem gosta de decorações mais modernas e diferentes com certeza deve investir em um varal de fotos.

Esse produto, que é relativamente novo, consegue inserir fotos nos ambientes de uma maneiras completamente diferente e muito positiva. Graças a isso, é possível deixar o espaço mais romântico, intimista e aconchegante.

Outro ponto positivo é que o varal para fotos pode ser usado em variados lugares. É muito comum vê-lo em residências, mas até mesmo em festas esse item passou a ser utilizado.

O varal de fotos tem ainda como vantagem ser muito fácil de montar. Dessa forma, é simples inserir um desses na decoração e qualquer um pode fazer isso.

Há ainda o diferencial de que, diferente de muitos outros produtos decorativos, o varal de fotos tem um valor bastante acessível.

Vale destacar também que os modelos desse item com iluminação são alimentados por pilha. Assim, não é necessário se preocupar com tomadas.

A desvantagem é que o varal de fotos não combina com todos os tipos de decoração e nas mais clássicas pode ficar desarmonioso.

Vantagens
  • É fácil de montar
  • Possui valor acessível
  • Dá um toque a mais na decoração do ambiente
  • Não precisa de tomada para acender as luzes
  • Pode ser usado em diversos espaços
Desvantagens
  • Não combina com todos os estilos de decoração

Como montar um varal de fotos?

Montar um varal de fotos é muito fácil e essa é uma forma de decorar os ambientes gastando pouco.

Para fazer isso basta seguir o passo a passo abaixo.

  1. Escolha uma parede para pendurar o varal e defina qual será o seu tamanho. O comprimento desse produto depende da quantidade de fotos que você deseja colocar nele.
  2. Após adquirir o varal no modelo e tamanho desejado marque na parede com um lápis o local onde esse item será pendurado.
  3. Lembre-se sempre de não deixar o varal completamente esticado. É interessante que ele fique mais solto e até mesmo um pouco curvadinho.
  4. Com um martelo prenda os pregos na parede no local pré-determinado.
  5. Fixe o varal nos pregos
  6. Prenda as fotografias nos pregadores e pronto, seu varal está finalizado!

foco

Para o varal de fotos é ideal colocar fotografias menores. A dimensão ideal é muito parecida a das fotos polaroid, que possuem 6,5 centímetros de largura e 10 centímetros de comprimento.

Também pode-se colocar fotos maiores, porém é importante se atentar para que o varal não seja muito pequeno.

Além disso, os prendedores devem ter uma boa distância para que elas não fiquem muito próximas.

Como incluir um varal de fotos na decoração?

O varal de fotos pode ser incluído na decoração de diversos ambientes e de variadas formas.

Em quartos, salas de estar e escritórios o varal de fotos fica muito bem. Porém, deve-se tomar cuidado com o tipo de decoração desses lugares.

Esse produto é ideal para decorações mais divertidas, modernas e românticas.

Esse produto é ideal para decorações mais divertidas, modernas e românticas. Em ambientes que seguem uma temática mais sofisticada, retrô e requintada ele não combina tanto.

Em festas o varal de fotos também pode ser usado e é uma tendência. Hoje em dia muitos casais apostam nessa peça para decorar seus casamentos, chás de cozinha e até mesmo comemorações de noivado.

É claro que esse produto deve ser usado em celebrações com uma decoração mais informal e é indicado para ambientes de campo ou até mesmo piscina.

Quanto custa e onde comprar um varal de fotos?

O varal de fotos é encontrado para comprar com um preço que varia bastante. Isso se deve ao modelo desse produto, seu tamanho e também ao local onde ele é vendido.

Com isso, é possível adquirir um desses por um valor a partir de R$18, em média. Já as opções mais caras chegam a cerca de R$180.

Para comprar esse produto basta ir até lojas que vendem itens de decoração. Um dos melhores lugares para fazer isso é na internet, visto que nela há uma ampla gama de opções.

Dessa forma, boas lojas para fazer a aquisição do varal de fotos são Amazon, Mercado Livre e Camicado.

Critérios de compra: Formas de comparar os modelos de varal de fotos

Se você está pensando em adquirir um varal de fotos saiba que existem alguns detalhes que podem te ajudar a escolher o melhor modelo. A partir disso, separamos abaixo tudo o que você deve levar em consideração na hora da compra.

Agora te explicamos com detalhes esses critérios.

Comprimento

O varal de fotos é confeccionado em diversos tamanhos. Os modelos menores costumam ter cerca de 1 metro de comprimento e os maiores chegam a até 3 metros. Qual deles escolher depende de dois fatores: o número de fotos e o tamanho da parede.

Se a parede for mais estreita o ideal é investir em um varal menor, que não irá pesar tanto no espaço. Caso a parede seja mais larga então os maiores são uma ótima escolha.

Além disso, quanto mais comprido for o varal, mais prendedores ele possui e mais fotos caberão nele, então pense nisso.

Existem modelos de varal de fotos de diversos tamanhos e neles é possível colocar diferentes quantidades de fotografias.

Na foto uma parede de madeira com diversos varais de fotos.

Existem modelos de varal de fotos de diversos tamanhos e neles é possível colocar diferentes quantidades de fotografias. (Fonte: Vladyslav Dukhin/ Pexels)

Material

Conforme te dissemos, existem dois modelos de varal de fotos: os confeccionados com cordão elétrico e os feitos com pregadores de madeira e barbante.

As versões com cordão elétrico são as mais modernas e elaboradas. Elas possuem um aspecto um pouco mais requintado e normalmente são confeccionadas com fio transparente.

Essa opção é ideal para quem tem uma decoração mais romântica e delicada. Sem falar que possui luzes, que dão um toque especial no ambiente.

Os modelos feitos com pregadores de madeira e barbante são mais rústicos, mas têm um charme diferenciado. Essa versão é ótima para espaços com decoração simples e básica.

Número de fotos

O número de fotos que você deseja colocar no varal é um determinante essencial na hora de escolher um desses.

Há opções que contam com uma quantidade mais limitada de prendedores, enquanto que outras já possuem um número maior.

Isso está relacionado ao comprimento do varal, já que que em modelos mais longos há mais espaço para inserir os prendedores.

Dessa maneira, antes de comprar esse item faça uma pré-seleção das fotos que não podem faltar no seu varal. Assim você conseguirá saber se um modelo com 5, 10, 15 ou mais prendedores irá suprir as suas necessidades.

Na foto um varal de fotos com prendedores de madeira e diversas fotografias diferentes.

No varal de fotos é possível colocar diversas fotos diferentes e há opções com tamanhos que se adequam a todas as necessidades. (Fonte: Pixabay/ Pexels)

Tamanho do pregador

O tamanho do pregador é um dos fatores que mais faz a diferença na estética do varal de fotos. Há versões desse produto que são confeccionadas com prendedores bastante pequenos e simples. Porém, existem algumas que contam com esse componente maior e mais chamativo.

Os varais com prendedores grandes normalmente são os elétricos, que possuem uma lâmpada de LED em seu interior.

Por outro lado, os menores costumam ser os de madeira, que são mais simples.

Ao escolher entre um ou outro é necessário verificar qual combina melhor com as fotos que serão penduradas. Pregadores grandes requerem fotografias um pouco maiores, caso contrário poderão esconder alguma parte da imagem.

Para fotos pequenas e decorações mais simples vale muito a pena investir nos modelos com pregador de madeira, que são bem pequenos, básicos e pouco chamativos.

(Fonte da imagem destacada: Natalia Deriabina/ 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.