Varredeira profissional.
Ultima atualização: 29 de julho de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

14Horas investidas

3Estudos avaliados

51Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se você chegou até esse artigo é porque está em busca de uma ferramenta para otimizar a limpeza do piso da sua residência ou do seu negócio. Para tanto, o aparelho mais prático, econômico e funcional é a varredeira.

Máquina que varre tudo do chão de forma simples, e sem grande esforço, a varredeira conta com diversos modelos, indicados para as mais diferentes situações de uso. A seguir, nós vamos ajudar você a escolher a melhor de todas.




Primeiro, o mais importante

  • A varredeira é um equipamento projetado para varrer o piso de áreas internas e externas de forma mais eficiente e rápida.
  • Além disso, ainda que seja mais usada em áreas grandes, a varredeira também pode ser útil em espaços pequenos e médios.
  • Na hora de escolher a máquina de varrer, observe a quantidade de escovas laterais, a largura da varredeira e a produtividade máxima do equipamento.

Você também pode gostar:

Melhores varredeiras: Nossas recomendações

A varredeira manual mais completa

A varredeira S650 da Karcher não requer eletricidade e tem alças de transporte ergonômicas. Além disso, esse modelo tem largura de trabalho de 650 mm, produtividade máxima de 1800 m²/h e capacidade de armazenar até 16 litros de sujeira. Inclui duas escovas.

A melhor opção para espaços reduzidos

Manual e doméstica, a varredeira da Vonder é feita de plástico de alta resistência e cabo metálico. O reservatório tem capacidade para 500 ml. Esse modelo também conta com duas escovas dianteiras e faixa de trabalho de 210 mm.

A varredeira ideal para grandes ambientes

A varredeira mecânica da Karcher KM 70/15 possui faixa de varrição de 700 mm e reservatório removível de coleta com capacidade para 20 litros. Essa opção conta ainda com uma escova lateral e produtividade de 2800 m²/h.

Guia de Compra

Comprar uma varredeira não é tarefa simples. É preciso conhecer o seu funcionamento e suas variáveis.

Para ajudar você nessa etapa, vamos mostrar nesse Guia de Compra quais são as características de uma varredeira, quais os tipos disponíveis, quanto custa e onde comprar.

Homem usando uma varredeira para limpar o chão do supermercado.

A varredeira de grande porte é muito utilizada para limpar o piso de locais amplos, como supermercados. (Fonte: Dmitry Kalinovsky/ 123rf.com)

O que é uma varredeira?

A varredeira, ou varredora, é um equipamento de limpeza que recolhe resíduos sólidos do chão como se fosse uma vassoura, mas de maneira mais eficiente.

Formada por um cabo e uma base com escovas rotativas e rodinhas, a varredeira pode ser acionada pelo pé ou através de um motor.

Com isso, os resíduos que são encontrados pelo chão são varridos para dentro de um recipiente. Ao final da limpeza, basta esvaziar o reservatório de sujeira.

Por conta da estrutura física e do sistema de funcionamento, a varredeira consegue varrer um piso maior em menos tempo.

Varredeira.

A varredeira conta com escovas rotativas que recolhem a sujeira do piso. (Fonte: Divulgação Karcher/ Amazon.com.br)

Utilizada para a limpeza de pisos em instalações industriais, armazéns e até ruas, hoje em dia já existem também as varredeiras domésticas, indicadas para residências e espaços menores.

O fato é que, ainda que seja mais usada para varrer áreas grandes, a varredeira pode ser útil em espaços que medem a partir de 40 m².

Qual a diferença entre varredeira, vassoura e aspirador de pó?

Uma vassoura comum é composta por uma escova simples de vida útil curta. Já a varredeira tem durabilidade maior e escovas mais resistentes.

Outra diferença entre a vassoura e a varredeira é que essa última conta com um design diferenciado no qual a faixa de varrição é ampliada. Ou seja, é possível varrer uma área maior e em menos tempo com a varredeira.

Além disso, por conta do modo de funcionamento - sobre a qual vamos tratar em detalhes logo mais nesse artigo - a varredeira remove até aquelas sujeirinhas que ficam nos cantos mais difíceis de serem acessados.

O esforço realizado ao manusear a vassoura também é reduzido quando usamos a varredeira. Ou seja, é inegável as vantagens que uma varredeira tem sobre uma vassoura.

Porém, hoje existem vassouras elétricas e aspiradores de pó que, na prática, também varrem e sugam a sujeira com eficiência assim como a varredeira.

A principal diferença entre eles está na área que conseguem varrer em um determinado tempo. Nesse caso, a varredeira também é mais eficiente.

Para detalhar outras diferenças entre a varredeira, a vassoura, a vassoura elétrica e o aspirador de pó convidamos você a conferir a tabela que criamos. Veja:

Vassoura Vassoura elétrica Varredeira Aspirador de pó
Modo de funcionamento Manual Elétrico Manual ou motorizado Elétrico
Sistema de aspiração Não Sim Sim Sim
Faixa de varreção Pequena Pequena Grande Pequena e média
Recomendado para áreas Pequenas Pequenas Médias a grandes Pequenas a médias

Varredeira manual ou motorizada: Qual a ideal?

Os modelos de varredeiras vão desde os mecânicos até os motorizados. A varredeira mecânica, ou manual, é recomendada para ser usada em áreas pequenas. Já a varredeira que funciona através de um motor, é indicada para a limpeza de espaços grandes.

Mas existem variações dentro de cada categoria. Confira a seguir como diferenciar um tipo de varredeira de outra:

Varredeira manual

A varredeira manual, também chamada de varredeira doméstica ou de residência, não possui motor. A sua escova rotativa está ligada mecanicamente às rodas.

Assim, quando o operador empurra a varredeira pela alça, o movimento de rotação das rodas aciona a escova. Com isso, a sujeira do piso é empurrada para dentro do recipiente de armazenamento.

Como demanda pouco esforço, esse tipo de varredeira pode ser usada nos mais diversos locais como varandas, área externa de casas, pisos de salas grandes, consultórios e lojas de comércio.

Ainda assim, justamente por precisar ser empurrada, não é prática nem funcional para varrer grandes espaços.

Varredeira motorizada

Nessa categoria existem alguns tipos de varredeiras, que funcionam com motor elétrico ou de combustão. Um exemplo é a varredeira de operador a pé, na qual a pessoa apenas conduz a direção da máquina pela alça, enquanto o equipamento varre automaticamente.

Nesse tipo, o esforço realizado é muito menor. Por conta do motor, a máquina consegue varrer com mais eficiência e em menos tempo áreas de até 2.500 m².

Para espaços com dimensões ainda maiores é utilizada a varredeira de operador a bordo. Nesse tipo de máquina, o condutor fica sentado e maneja o equipamento por meio de um volante.

Como tem uma estrutura maior e é de uso profissional, essa varredeira geralmente é usada em espaços de até 8.000 m².

foco

Você sabia que as varredeiras de operador a bordo também são conhecidas como varredeiras urbanas?

Elas são utilizadas na limpeza de espaços e ruas da cidade, como parques e estacionamentos.

Onde é possível usar a varredeira manual?

Como vimos, a varredeira manual pode ser usada em residências e em locais de trabalho. Como esse tipo de equipamento tem um tamanho reduzido, e ainda economiza tempo e mão de obra, ele é útil para micro e pequenas empresas.

Além disso, essa máquina pode ser usada em condomínios, calçadas, edifícios empresariais, escritórios, fábricas, lojas de departamento e até em postos de combustível.

Em qual tipo de piso posso usar a varredeira?

É importante verificar o tipo de piso antes de usar a varredeira, principalmente quando consideramos áreas internas.

Ainda que seja possível usar a máquina na maioria dos pisos, alguns tipos como carpete, mármore polido, madeira e materiais mais ásperos não são indicados para receber as cerdas da varredeira.

Cerdas de uma varredeira.

A varredeira funciona eficientemente na maioria dos tipos de piso. (Fonte: webandi/ Pixabay.com)

De todo o modo, as fabricantes de varredeiras afirmam que o equipamento pode ser usado em todos os tipos de pisos externos como calçadas, quintais, decks e pátios.

Em todo o caso, uma das grandes vantagens das varredeiras é que, com elas, é possível até mesmo varrer pisos molhados, com grande quantidade de sujeira e com todo o tipo de resíduos, dos pequenos aos grandes.

Qual a diferença entre a varredeira e lavadora de piso?

A varredeira é o equipamento que antecede o uso da lavadora de piso. Principalmente quando consideramos áreas médias e grandes, primeiramente é utilizado a varredeira para varrer toda a sujeira sólida e a poeira.

Em seguida, é utilizada outra máquina, a lavadora de piso, que remove sujeiras mais densas. Dessa forma, levando em conta a extensão da área, a lavadora é melhor do que o mop e o rodo, assim como a varredeira é mais eficiente do que a vassoura.

Também no caso da lavadora de piso existem variações de modelos que vão desde os portáteis até as grandes lavadoras a bordo, utilizadas em ruas e indústrias.

A boa notícia é que, hoje em dia, já é possível encontrar a lavadora-varredeira. O equipamento 2 em 1 varre e depois lava o piso.

Quanto custa uma varredeira e onde comprar?

O preço de uma varredeira vai depender do modo de funcionamento, do tamanho e de outras especificações técnicas.

Por isso, normalmente você irá encontrar modelos de varredeira custando entre R$ 70 e R$ 5 mil.

Quanto mais caro, mais profissional será o equipamento.

De modo geral, quanto mais caro mais profissional será o equipamento.

Você poderá comprar esse tipo de máquina em lojas de ferramentas e de mecânica, de departamento, como Ponto Frio, e até mesmo em hipermercados, como o Extra.

Mas se você não quer sair de casa para realizar a sua compra, é possível adquirir a varredeira do conforto do seu sofá. Lojas online, como a Amazon Brasil, oferecem várias marcas a preços tentadores.

Critérios de Compra: Como comparar as varredeiras

Se você chegou até aqui já entendeu que na hora de escolher a melhor varredeira é preciso optar entre o modelo manual e o motorizado. Além disso, sugerimos que você também leve em conta os seguintes critérios:

A seguir, vamos explicar como você pode comparar cada um desses aspectos de uma varredeira para acertar na escolha do melhor modelo.

Largura de varredura e produtividade

O primeiro fator que você precisa analisar na hora de escolher a melhor varredeira é a largura de varredura e a produtividade máxima do equipamento.

Esses dois dados determinam a eficiência da máquina com relação à área varrida. Confira a seguir o que significa cada um desses parâmetros:

  • Largura de varredura: Também chamado de largura de trabalho, esse dado determina a largura varrida a cada passagem da máquina, variando entre 200 mm e 700 mm;
  • Produtividade máxima: Medida em metros quadrados por hora, a produtividade da varredeira correspondente à área máxima que a máquina pode varrer em uma hora. Essa medida depende da largura de varredura.

Escova rotativa lateral

Observe também a quantidade de escovas rotativas da varredeira. São as escovas que irão tornar a varredura mais ou menos eficiente. De modo geral, você irá encontrar varredeiras com 1 a 4 escovas rotativas laterais.

Analise também o tipo de cerda das escovas. Alguns modelos contam com cerdas extra longas, o que garante uma limpeza completa até nos cantos mais difíceis do piso.

Recipiente de resíduo

Não deixe de levar em conta também o tamanho do recipiente que irá armazenar a sujeira recolhida pela varredeira.

Geralmente, os modelos de varredeira manual disponível no mercado contam com um reservatório com capacidade de armazenar entre 500 ml e 20 litros de resíduos sólidos.

Alça de transporte

Outro aspecto importante a ser avaliado é a alça de condução da varredeira. No caso da varredeira manual doméstica, verifique a altura e veja se o modelo permite ajustar a alça. Além disso, algumas varredeiras podem ser dobradas, o que facilita na hora de guardar a máquina.

Suporte técnico e garantia

Para evitar dores de cabeça, cheque se a varredeira conta com garantia e suporte técnico próximo da sua residência ou local de trabalho. Geralmente, as melhores fabricantes oferecem uma rede autorizada disponível em todo o país.

(Fonte da imagem destacada: Olga Kuzyk/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.