Um banheiro com um vaso sanitário, alguns azulejos decorados, uma pia grande, gavetas, porta-toalhas, tapete e um espelho enorme
Ultima atualização: 13 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

20Horas investidas

4Estudos avaliados

70Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil, leia nesse Guia de Compras informações sobre como escolher um vaso sanitário. Você aprenderá a selecionar as melhores versões e realizar uma compra perfeita do produto ideal a preços convidativos.

Com as diversas versões de vaso sanitário que existem por aí você pode acabar se confundido ao realizar a compra! Já imaginou que desagradável é comprar um vaso sanitário não indicado para as suas necessidades?

Você se surpreenderá ao conhecer os diversos vasos sanitários no mercado que a cada dia surpreende a gente com novidades inacreditáveis. Após ler este Guia sobre vaso sanitário, adquirir dos melhores modelos será uma verdadeira moleza.




Primeiro, o mais importante

  • Existem versões de vaso sanitário fixo simples e doméstico que possuem o acionamento da descarga próxima aos pés dos usuários.
  • Os melhores modelos de vasos sanitários usam pouca água em descargas efetivas.
  • As 4 principais versões disponíveis no mercado de vaso sanitário são: simples, móvel, acoplada e monobloco.

Melhores modelos de vaso sanitário: Nós recomendamos

A tendência de usar um vaso sanitário móvel que favoreça a decoração aumenta a cada dia, talvez você busque o produto por este motivo. Ou, quem sabe, seu desejo é adquirir uma boa versão simples de cerâmica para acabar a obra no banheiro finalmente!

Ao conhecer as características técnicas dos melhores vasos sanitários na lista a seguir você pode saber o que procurar no momento de realizar suas pesquisas por melhores modelos. Listamos alguns dos melhores do mercado.

O melhor vaso sanitário com caixa acoplada

Esse vaso sanitário com caixa acoplada da Adamas reúne design sofisticado com muita tecnologia. Ideal para os mais diversos ambientes, esse vaso acompanha assento Soft Close, ou seja, mais macio, e tem o fechamento suave. A descarga ecológica pode usar 3 ou 6 litros de água a cada ativação.

Para quem quer regular o gasto de água

O produto se destaca por ter uma caixa acoplada. Ela permite que o vaso sanitário tenha uma descarga potente com uso de 6 litros. Este modelo é de cerâmica e pode durar dezenas de anos.

A versão possui uma válvula que também trabalha com 3 litros na descarga, aproximadamente. É ótima opção para quem também tem desejo de economizar na conta de água.

Uma boa opção de vaso sanitário portátil

Para quem realiza viagens e busca uma solução mais barata com qualidade é válido comprar este vaso sanitário. Ele se caracteriza por ser utilizado em qualquer lugar, não exigindo nenhuma instalação complexa para funcionar.

Por causa do caráter móvel o produto também é utilizado por pessoas ou pacientes que possuem problemas com mobilidade. Suporta 20 ltros e é ideal para acampamentos ou uso em barco.

Guia de Compra

Pode até ser que você escolha um vaso sanitário pela estético, e com certeza, esse é um fator especial. Mas não pode abrir mão de conforto e limpeza. E para isso montamos esse Guia, para te ajudar na missão de comprar o melhor vaso para seu lar.

Quais os tipos de modelos? Quanto custa? Onde comprar? Estas e outras curiosidades você acompanha agora!

Uma mulher de pijama quadriculado rosa sentada em um vaso sanitário segurando rolo de papel higiênico na mão

Vasos sanitários precisam ser confortáveis. (Fonte: Anna Bizoń/ 123RF)

O que é e como funciona um vaso sanitário?

Conhecido como um dos produtos mais utilizados ao redor do mundo, o vaso sanitário se trata de uma peça composta por cerâmica ou plástico. Ele deve ser utilizado para a realização das necessidades fisiológicas.

Geralmente os vasos sanitários possuem uma boca oval, embora hoje em dia também existam versões quadradas que são maiores, mais confortáveis e combinam melhor na decoração do banheiro.

 Um vaso sanitário em um banheiro de luxo com janela, área de chuveiro e pia

Vasos sanitários mais quadrados oferecem um conforto superior (Fonte: midascode/ Pixabay)

Normalmente, quando se trata dos vasos sanitários domésticos, daqueles que a gente usa em casas antigas, há certa quantia de água retida.

Atrás do vaso existe uma espécie de cano direcionado para cima e para baixo que ativa os movimentos da água na forma de sifão. A partir do momento que você aciona a descarga a água segue direto para a rede de esgoto via encanamento.

Durante o acionamento da descarga uma parte da água fica e a outra parte segue ao esgoto. Nas versões mais simples, a privada precisa de 6 a 8 litros para cada uma das descargas. Já os modelos avançados com 0,5 litros oferecem descargas efetivas.

Quanto um vaso sanitário gasta de água a cada descarga?

A quantia de água que um vaso sanitário precisa para funcionar é um dos aspectos mais importantes. Em épocas antigas era preciso usar até 16 litros por descarga. Isto encarecia as contas de água nas empresas e nos condomínios.

Um vaso sanitário quadrado em um banheiro

Ao longo dos anos foram lançadas melhorias para economia de água. (Fonte: Divulgação/ Amazon)

Nas épocas mais recentes foram lançadas no mercado mundial as versões de privadas com caixa de água acoplada. Tais modelos ficaram popular rapidamente, em principal por não gastarem mais de 6 litros por descarga.

O sucesso do vaso sanitário com caixa acoplada fez a indústria melhorar ainda mais a efetividade das versões atuais.Existem produções com descarga dupla, nas quais se pode escolher entre usar 6 litros (dejetos sólidos) ou 3 litros (dejetos líquidos). Também há os vasos sanitários de descarga que funcionam a vácuo e exigem de 0,5 litro a até 1,5 litro por descarga!

Quando surgiram os vasos sanitários?

Não é à toa que a peça de cerâmica comum nos banheiros possui tanta popularidade atualmente.

Os humanos usam o vaso sanitário desde a Roma antiga.

Na antiguidade os banheiros públicos tinham diversos bancos individuais ligados ao córrego de água.

Só que a forma popular da peça como conhecemos apenas surgiu no início do século XX, com a criação dos vasos sanitários de sifão. Até hoje o ser humano não encontrou uma melhor solução para a simples e rápida eliminação de dejetos.}

Quais as vantagens dos vasos sanitários?

Até na compra de vasos sanitários existem vantagens e desvantagens. Em termos positivos podemos dizer que o mercado está sempre evoluído ao ponto de lançar diversas novidades, seja nas versões fixas ou móveis.

Também não é complicado ou caro comprar diversos vasos sanitários aos banheiros químicos instalados em eventos.

Inclusive quem busca uma versão fixa com preços populares não tem dificuldades em encontrar as ofertas.
Quanto aos modelos móveis quase não existem problemas para realizar a instalação sem precisar de encanador.

As versões mais atuais também são conhecidas por gerar baixo consumo de água em cada descarga. Por este motivo muitos restaurantes, supermercados e escritórios estão renovando o banheiro ao instalar os vasos econômicos.

Porém, em geral, quando o vaso sanitário usa menos água para funcionar os preços são superiores pelo produto no varejo, de modo que pode ser inviável de forma econômica instalar uma versão muito avançada nos banheiros residenciais.

Não podemos esquecer também que as versões fixas são difíceis de instalar. Para realizar a instalação os vasos sanitários devem se conectar ao encanamento interno.

Veja mais sobre as vantagens e desvantagens do vaso sanitário ao conhecer o conteúdo da tabela a seguir:

Vantagens
  • Diferentes versões para diversos tipos de uso
  • Versões móveis são simples de instalar
  • Há produções móveis de preços superiores que não geram odores desagradáveis
  • É possível escolher opções que ajudam você a economizar na conta de água
Desvantagens
  • Exige muitos litros de água para funcionar
  • É difícil instalar versões fixas
  • Algumas versões móveis baratas geram odores desagradáveis
  • Produções que usam menos água custam mais caro

Quais os diferentes tipos de vaso sanitário?

Uma das piores experiências de compras é adquirir um produto errado de acordo com as verdadeiras necessidades da empresa ou de sua casa. Enganos acontecem, em principal no mercado de vaso sanitário repleto de modelos diferentes.

Para evitar enganações é importante conhecer as características gerais dos 4 principais tipos de vaso sanitário: simples, móvel, monobloco e com caixa acoplada. Veja a seguir como funciona cada uma das versões de vaso sanitário.

Vaso sanitário simples

Nas velhas construções de condomínios é comum existir o sanitário simples cuja válvula precisa ser instalada através da parede do banheiro.

Os vasos comuns são caros em mão de obra e têm um processo de instalação bastante complicado, que exige inclusive a demolição de parte da parede no banheiro. Só que eles custam os preços mais baixos do mercado.

Normalmente este vaso sanitário gasta de 4 litros a até 6 litros de água em cada descarga, sendo que existe apenas uma opção de regulagem.

Vaso sanitário móvel

Esta versão tem um uso frequente nos banheiros químicos, em principal pelos preços baixos. Existem outros modelos com valores superiores que têm uma engenharia melhor acabada e podem reter os dejetos sem gerar odores.

As produções móveis não possuem descargas, normalmente. Além de existirem ofertas com preços baixos, o produto é fácil de instalar e possui uma manutenção simples de ser realizada.

Vaso sanitário monobloco

Esta é a melhor versão de vaso sanitário nos dias atuais, seja por causa da economia de água, pela facilidade de instalação ou manutenção ou pelo oferecimento de conforto.

O produto possui duas regulagens de descargas, uma serve aos dejetos líquidos e a outra para dejetos sólidos.

Esta versão é conhecida por unir o vaso e a caixa de água sem nenhuma espécie de emenda, justificando o nome “monobloco”.

Os designers das principais fabricantes usam e abusam da criatividade para criar diversos formatos com estética diferente. Este modelo também é mais fácil de limpar uma vez que não acumula sujeira fácil pela ausência de frestas e emendas.

Vaso sanitário com caixa acoplada

Eis a escolha para quem quer menos custos e mais benefícios. Com preços em nível médio, o produto tem duas opções de descargas que podem oferecer uma economia de 40% no uso de água ao comparar com os vasos sanitários comuns.

No modelo a caixa está acoplada ao vaso sanitário. Isto é favorável para realizar manutenção já que o sistema interno da descarga possui um acesso simples e rápido, sem necessidade de quebrar paredes.

Absorva melhor as diferenças dos vasos sanitários ao ler o conteúdo da tabela mais para frente:

Vaso sanitário simples Vaso sanitário móvel Vaso sanitário monobloco Vaso sanitário com caixa acoplada
Uso Casas ou prédios antigos Eventos, veículos e ambientes externos Casas, prédios, escritórios e empresas de médio a grande porte Casas, prédios, escritórios e empresas de médio a grande porte
Instalação Difícil Fácil Fácil Fácil
Preços Barato Barato Caro Médio
Formato Redondo Redondo, quadrado ou retângulo Redondo ou quadrado Redondo ou quadrado
Material Porcelana Plástico Porcelana Porcelana
Tamanho Pequeno Pode ir de pequeno a grande Pode ir de pequeno a médio Pode ir de pequeno a médio
Descarga 1 opção Não há 2 opções 2 opções
Manutenção Difícil Simples Médio Médio
Consumo de água Muito Pouco Médio Pouco

Quanto custa um vaso sanitário?

Um vaso sanitário pode custar de R$ 50 a até R$ 1.000 ou mais. Tudo depende da marca e do tipo de produto. As versões de monobloco são valiosas. Os modelos acoplados oferecem bastante benefícios e custam preço médio.

Já os vasos sanitários móveis ou simples possuem preços mais baixos, só que exigem muitos custos de manutenção, o que no longo prazo acaba saindo muito caro.

Onde comprar um vaso sanitário?

Não é difícil encontrar diversas ofertas em lojas tradicionais no varejo nacional. Para comprar vaso sanitário você pode visitar pontos de vendas como Leroy Merlin, C&C e Telha Norte.

No caso de comprar online você economiza dinheiro e tem a vantagem de não precisar levar o produto da loja para a sua casa ou ao seu escritório. Muitos modelos podem ser encontrados em sites como a Amazon ou o Mercado Livre.

Critérios de Compra: Como comparar os modelos de vaso sanitário

Quer saber como escolher o modelo ideal considerando a melhor oferta? Estas e outras vantagens você desenvolverá após aprender os 5 melhores critérios de compras de um vaso sanitário:

Vamos à explicação de cada um dos critérios de comparação de compras.

Litros

Para você não ter uma surpresa negativa na conta de água vale a pena ficar de olho nas quantidades de litros que a peça precisa para funcionar com perfeição.

As versões mais caras como monobloco ou acoplada gastam menos litros na descarga.

A média do gasto dos modelos acoplados ou monoblocos pode ir de 0,5 litro a até 6 litros, aproximadamente.

Produções que possuem a opção de 0,5 litro no gasto de água têm descarga que funciona com um sistema de ar a vácuo. Elas são populares em aviões.

Um vaso sanitário monobloco redondo com tampa aberta e com fundo branco.

O vaso quadrado é econômico, fácil de limpar e tem ótimo design. (Fonte: Sergey Rasulov/ 123rf)

Vasos sanitários chiques também vêm com assento que em geral possui um acabamento macio e confortável aos usuários. Algumas versões apresentam o sistema de aquecimento muito utilizado nas épocas de inverno.

Não se esqueça de que para ter o benefício de um assento especial é preciso comprar o vaso sanitário térmico, ou, adquirir o assento térmico separadamente.

Garantia

Até as melhores marcas de vasos sanitários podem apresentar problemas inesperados, inclusive na conexão perfeita com a descarga.

A lei obriga que qualquer fabricante ofereça uma garantia de 3 meses contra problemas de fábrica. Só que às vezes as lojas virtuais ofertam um prazo garantido mais estendido sem cobrar preços adicionais.

Instalação

Não é comum, só que algumas lojas também oferecem os serviços de instalação dos vasos sanitários fixos. Isto pode até soar como vantagem já que o vaso acaba sendo instalado por especialistas e não pelos pedreiros da obra.

Só que você precisa saber se o preço não está muito alto por causa da instalação. Se não existirem muitas diferenças de preços com a comparação de outras ofertas pode valer a pena comprar do lojista que também instala o produto.

Veja como funciona a instalação de um vaso sanitário acoplado:

Formato

Por questões de decoração e também para sair um pouco do convencional, diversas empresas investem nos vasos sanitários com formatos quadrados, que custam mais caro na grande parte dos casos.

Também existem versões mais simples no formato quadrado para instalar em encanamento interno. Elas têm o diferencial só em design já que exigem mais água por descarga do que os modelos com preços superiores no formato acoplado ou monobloco.

O vaso sanitário quadrado e acoplado além de confortável também facilita a limpeza, ajudando até a embelezar a decoração do banheiro ao servir como apoio de plantas.

(Fonte da imagem destacada: leemelina08/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Raíssa Alvarez Personal Organizer
Entre as amigas, Raíssa sempre teve fama de organizada. Mesmo na fase adolescente, mais rebelde, seu quarto sempre foi um primor de organização. E não seria para menos. Ao descobrir o surgimento de uma demanda, denominada "personal organizer", ela mergulhou nesse universo. Hoje, ganha a vida ajudando as pessoas a organizarem suas casas e a escolherem os produtos para seus lares.