Olá! Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Quando se pensa em limpar uma casa, uma das primeiras coisas que passa pela cabeça é varrer o chão. No artigo de hoje falaremos sobre a vassoura, item indispensável em qualquer lar.

É com a vassoura que se remove a sujeira no chão após as refeições, o insistente pó que fica no cantinho da sala e nos quartos, que se faz a limpeza do banheiro e que se tira aquelas folhas caídas no quintal e na varanda.

Para garantir a limpeza, o ideal é sempre ter mais de uma. Dos modelos mais simples, como as vassouras de cerdas, aos mais sofisticados, como as elétricas, existem opções para todos os gostos e pisos. Conheça um pouco mais sobre cada uma para saber qual é a ideal para você.

Primeiro, o mais importante

  • Como limpar a casa é uma tarefa praticamente diária, as vassouras, além de eficientes, precisam proporcionar conforto para quem as usa. O ideal é que seu uso não ocasione nenhuma dor na coluna ou em outros membros do corpo.
  • Escolher o modelo adequado para a sua casa, além de varrer com mais eficiência as superfícies, ajuda também a otimizar o tempo de limpeza. O ideal é sempre ter uma opção para a área interna da residência e outra para a externa.
  • Antes de investir em uma vassoura, vale levar em conta a durabilidade dela. Uma boa manutenção ajuda a preservá-la para que dure por muito mais tempo.

Ranking: As 4 melhores vassouras

Todo lar tem uma vassoura, assim como toda empresa também precisa de uma. Não importa o local, a vassoura é um item indispensável. Confira abaixo os melhores modelos de vassoura que selecionamos para você:

1º – Esfregão vassoura MOP PRO

Este modelo é composto por um esfregão de microfibra, um esfregão de limpeza a pó, uma escova de limpeza pesada, um balde e um cabo mop. A vassoura Mop é conhecida pelo esfregão que absorve as impurezas, evitando seu contato direto com a sujeira e produtos químicos.

Basta molhar o esfregão no balde, centrifugá-lo e passar no chão. O cabo ergonômico de 1,60 metros é perfeito para aqueles cantinhos mais altos da parede, além de ajudar a manter a sua postura certa no momento da limpeza. Feito de inox, o cesto é bastante resistente, o que garante a sua durabilidade.

As cerdas de microfibra são capazes de remover qualquer tipo de sujeira, sem riscar pisos e porcelanatos. Este modelo de vassoura é ideal também para limpar janelas e carros.

2º – Vassoura mágica esfregão Mop Spray

A limpeza fica ainda mais fácil e rápida com essa vassoura, já que não há a necessidade de um balde cheio de água, otimizando bastante o trabalho em casa. O sistema do gatilho de pulverização spray é prático e de fácil manuseio.

O reservatório possui tampa para uso de diferentes soluções de limpeza. Quando se puxa o gancho da haste, ele é aplicado no chão de forma econômica e controlada, por meio de uma névoa bem fina, promovendo uma rápida higienização.

A vassoura foi especialmente desenvolvida para limpeza de pisos em geral, inclusive os de madeira. Seu refil de microfibra tem um diferencial. Além de limpar, ele faz um micropolimento nas superfícies, deixando tudo limpinho e brilhando.

3º – Vassoura mágica com dispenser aspirador manual

Sabe aquele tapete e carpete que juntam poeira e são difíceis de limpar? Essa vassoura faz mágica. Ela não utiliza eletricidade, nem bateria. Seu uso é manual e bastante eficiente também para cerâmicas e pisos laminados.

Praticidade é um de seus diferenciais. Seu cabo alcança aqueles cantinhos mais difíceis embaixo dos móveis. Ele é desmontável com sistema de rosqueamento, fácil de limpar e de guardar.

Para esvaziar seu compartimento após a limpeza é muito simples. Basta segurar a parte plástica com uma mão e o cabo da vassoura com a outra e empurrar para baixo. Desta forma, a tampa se abre, permitindo que ele seja limpo.

4º – Vassoura mágica feiticeira

Esta vassoura é indicada para tapetes, carpetes, pisos de madeira e cerâmica. Seu cabo com borracha antiderrapante dá mais firmeza na hora da limpeza e a regulagem de altura promove um maior conforto.

As vassouras feiticeiras costumam ser bastante práticas e facilitam muito o dia a dia em casa. O modelo possui 3 escovas, o que facilita a remoção daquelas sujeirinhas menores, como pelos e farelos de comida, por exemplo. Tudo isso vai para o seu compartimento interno.

Assim que terminar a faxina, o ideal é sempre esvaziar este compartimento. Sua limpeza é rápida e fácil.

Guia de Compra

Quando pensamos em vassoura, logo surge na nossa mente aquela velha e tradicional. Hoje em dia, fazer a limpeza em casa está cada vez mais fácil. E as vassouras também evoluíram para facilitar esse trabalho, como vimos no ranking acima.

Continue lendo esse artigo até o fim para saber qual vassoura melhor se encaixa para o seu dia a dia.

Imagem mostra mulher varrendo chão de cozinha.

Até mesmo a boa e velha vassoura evoluiu e deu espaço a outros tipos que podem nos auxiliar na limpeza no dia-a-dia. (Fonte: andreypopov / 123RF)

Quais são as vantagens e desvantagens da vassoura?

A vassoura é um item indispensável e essencial. O indicado é que, em cada casa, tenha no mínimo duas vassouras guardadas na lavanderia. Apesar de sua principal função ser a limpeza, cada modelo é específico para determinada área ou tipo de piso.

Antes de investir em uma vassoura, o ideal é refletir sobre o que você espera dela. Conforto e praticidade são importantes diferenciais dos modelos elétricos, por exemplo. Já as vassouras com sistema mop são ótimas quando se pensa em higienização do ambiente.

Todas cumprem muito bem o papel de limpar os cômodos da casa. Desde as mais simples até as mais sofisticadas. Os gastos variam de acordo com a sua função. As mais simples custam a partir de oito reais. Já as que possuem mais funções vão até 200 reais.

No entanto, o custo benefício sempre compensa. A vantagem dos modelos mais caros é que, normalmente, a limpeza é mais rápida, exige menos esforço e o resultado final é bem satisfatório.

Já as mais populares, como a de piaçava e cerdas, por exemplo, costumam levantar um pouco de poeira no momento que são usadas, além de exigir um pouco mais de esforço físico.

Todas as vassouras, no entanto, precisam de manutenção para garantir sua durabilidade. Limpar corretamente e guardar em um local adequado e coberto contribui para a sua eficiência na hora da limpeza e aumenta seu tempo de vida, fazendo valer o investimento.

Benefícios
  • Praticidade
  • Otimiza o tempo de limpeza
  • Durabiliade
  • Alguns modelos trazem bastante conforto durante a limpeza
  • Modelos com sistema MOP garantem boa higienização.
Desvantagens
  • Necessidade de limpeza após o uso
  • Precisa ser guardada em local adequado
  • Alguns modelos, como o de piaçava, costumam levantar um pouco de poeira
  • Cada piso e área da casa exige uma vassoura específica

No que prestar atenção antes de escolher uma vassoura?

Como limpar a casa é uma tarefa praticamente diária, as vassouras, além de serem eficientes, precisam proporcionar conforto para quem as usa. O ideal é que seu uso não ocasione nenhuma dor na coluna ou em outros membros do corpo.

Para isso, é importante levar em conta o tamanho do cabo e a anatomia da sua haste. Alguns modelos de vassoura mop são bem anatômicos e se ajustam perfeitamente à altura de quem as usa.

Além disso, vale levar em conta também a durabilidade do item. Uma boa manutenção ajuda a preservar sua vassoura para que ela dure por mais tempo.

No caso dos modelos com reservatório, como, por exemplo, as vassouras elétricas e também as mágicas, é importante realizar a limpeza após o uso. Normalmente o compartimento é de fácil retirada e sem segredos.

Já os modelos com esfregão de microfibra ou aqueles com almofada (pad) precisam ser lavados de acordo com as instruções de cada fabricante.

Zoom em vassoura mop com um pano.

A limpeza da sua vassoura é importante para garantir uma vida mais longa. (Fonte: jackmac34 / Pixabay)

Quanto custa?

Os preços variam bastante de acordo com os modelos e o que eles costumam oferecer. As vassouras mais populares, como a de fibra de piaçava ou de cerdas podem custar a partir de R$ 8.

Já os modelos elétricos, as vassouras mágicas, aquelas com mop ou com sistema de sucção, por exemplo, exigem um investimento maior. O valor vai até cerca de R$ 200.

Escolhendo o modelo adequado para a sua casa, além de varrer com mais eficiência as superfícies, facilitando a faxina, ajuda a otimizar o tempo de limpeza. O ideal é sempre ter uma opção para a área interna da residência e outra para a externa.

Onde comprar?

Vassouras são sempre fáceis de se encontrar. Se você optar por um modelo mais simples, como as de cerdas, pode achar até no mercadinho perto da sua casa.

Nas grandes redes de supermercados, como as lojas físicas do Extra e Carrefour, entre outras, existe uma maior variedade de modelos. Você tem ainda a opção de comprar a sua vassoura em lojas de materiais de construção, como a Leroy Merlin ou Conibra.

Comprar online nos sites da Amazon, Magazine Luiza, das Lojas Americanas, do Ponto Frio e das Casas Bahia, por exemplo, é uma opção bem prática. A Amazon disponibiliza diferentes modelos, que você pode escolher de acordo com a sua preferência.

Critérios de compra: Principais fatores para avaliar uma vassoura

Quer sua casa bem limpinha? Então saiba escolher a vassoura ideal para a limpeza de cada área. Investir no melhor modelo vai otimizar bastante o seu dia a dia e a faxina será mais rápida e eficiente, com um resultado que você espera. Essas são algumas características que devem ser levadas em consideração antes da compra:

  • Tipo de vassoura
  • Áreas de utilização
  • Ergonomia
  • Durabilidade

Abaixo, vamos entender a importância de cada um desses pontos.

Tipo de vassoura

Existe uma variedade de modelos no mercado específicos para determinados tipos de piso. Também é bom pensar em qual espaço da casa ela será utilizada. Já que a vassoura que varre a área interna da casa, nunca deverá ser a mesma utilizada na área externa.

Zoom nas cerdas de diversas vassouras coloridas.

Escolha o tipo certo de vassoura para cada área e piso! (Fonte: Shirley810 / Pixabay)

Atualmente os principais e mais comuns tipos de vassouras no mercado são vassoura de piaçava, com espuma, de pelo sintético, elétrica, aspirador e mop. Vamos conferir suas características abaixo:

Vassoura de piaçava

Muito comum nas casas e fácil de encontrar nos mercados. Este modelo é bastante resistente e normalmente usado para varrer áreas externas de forma geral, desde o quintal até a calçada da sua residência.

Suas cerdas são de fibras vegetais e ela pode ser usada para esfregar o chão e remover mais sujeiras grossas.

Vassoura com espuma

Ideal para limpar aquela poeira que a vassoura comum deixa para trás. Elas são modernas e parecidas com um rodo. São boas para usar na lavagem dos pisos. A limpeza de sua espuma é fácil e rápida. Basta colocá-la embaixo da torneira do tanque e deixar cair a água corrente. A sujeira vai embora rapidinho.

Vassoura de pelo sintético

Suas cerdas curtas e macias funcionam muito bem nos pisos de madeiras, porcelanatos e revestimentos laminados. A escova inclinada de alguns modelos é muito boa para garantir a limpeza daqueles cantinhos mais difíceis de limpar.

Vassoura elétrica

A vassoura elétrica traz mais praticidade para a nossa vida e otimiza a limpeza de casa. Ela é ideal para todos os pisos da área interna da residência.

Da madeira ao porcelanato, passando pelos carpetes e também tapetes. A vassoura elétrica funciona com uma bateria recarregável. Não há necessidade de ficar ligada na tomada.

Além de ganhar em praticidade, o modelo também é ótimo para quem sente aquelas dores incômodas na coluna e tem restrições de movimento. Não há necessidade de muito esforço. A vassoura é da mesma altura de uma comum, facilitando uma postura mais reta.

View this post on Instagram

Segunda dia internacional de show da Poderosa! Dia de começar a dieta e volta para academia ! #vamosquevamos que parece que tem 500 anos que não limpo essa casa 😩😩😩 Comigo para dar show estão meus melhores amigos #rodomop #vassouraelétrica e meus velhos e bons #produtosdelimpeza BOM DIA amores , uma semana abençoada para nós ♥️🌞😎😍 #vamosquevamos #xopreguiça #donasdecasareunidas #instablog #donadecasagrata #donadecasafeliz #donadecasasou #donadecasareal #donadecasaDiva #donadecasajovem #donadecasaporamor #donadecasanoinsta #donadecasacomorgulho #centraldonasdecasa #follow #instadaily #l4l #blogdolar #blogueirasbrasil #instablog #instablogdedonadecasa #igersbrasil #segundafeira #diadefaxina #faxinao #bomdia? #goodmorning #bomdia

A post shared by Por Ellen Evila (@donadecasa_diva) on

Vassoura aspirador

Ideal para os pisos de madeira, cerâmica e carpete. Seu sistema de sucção leve, que fica acoplado à vassoura, aspira toda sujeira do chão. Seu reservatório deve ser esvaziado sempre após a faxina. Ela é bem prática. Funciona sem fio e é recarregável.

Vassoura mop

É bastante eficaz e muito prática para o dia a dia. Ela alia a vassoura com o rodo. Você consegue desengordurar o chão e remover marcas de sujeira. Ela é ótima também para absorver líquidos e limpar resíduos de comida e pelos.

No dia a dia, a vassoura substitui muito bem o aspirador de pó e ela é ótima para quem tem alergia, já que não levanta poeira ao limpar. A grande vantagem deste sistema é que não há necessidade de ficar passando pano e torcendo ele.

Área de utilização

Alguns modelos de vassouras são indicados tanto para área interna quanto externa. Outros, limpam melhor se forem utilizados em um ou outro. O ideal é adquirir um modelo diferente para cada área de utilização, garantindo, assim, a melhor limpeza possível.

Para a área externa é comum o uso da vassoura de piaçava, que remove as sujeiras grossas com mais facilidade. A vassoura elétrica, que pode ser utilizada em diversos tipos de piso, também é utilizada na área externa.

As áreas internas precisam de um pouco mais de cuidado e maciez, especialmente pisos de madeira, que riscam com facilidade.

Cada tipo de piso pode ser limpado com um tipo diferente de vassoura. As mais utilizadas para áreas internas são as vassouras de pelo sintético e a vassoura aspirador (especialmente útil em carpetes).

Antes de adquirir sua vassoura, leve sempre em consideração se ela será utilizada em área interna ou externa e também o tipo de piso, pois há modelos de vassouras ideais para pisos diferentes.

Vassouras com cerdas macias e cabo de madeira.

Cada vassoura é ideal para uma área da casa. (Fonte: MikesPhotos / Pixabay)

Ergonomia

Muitas pessoas se queixam de dores nas costas e outras articulações após varrer a casa. O tipo de vassoura que você adquirir vai influenciar diretamente nas suas dores durante a faxina.

Evite modelos de vassoura mais simples que possuem cabos curtos. Para utilizá-los, será necessário curvar-se, o que pode gerar dores durante a limpeza do seu lar.

Se você possui problemas ortopédicos, é possível minimizá-los através do tipo certo de vassoura. Alguns modelos são mais indicados para quem possui dores. Escolha sempre modelos que possuam cabos ajustáveis e alcançam lugares difíceis com mais facilidade.

Durabilidade

Você viu acima que o preço da vassoura pode variar de R$ 8 a R$ 200, isso depende do tipo de vassoura que você for escolher. Consequentemente, a durabilidade delas também pode variar de acordo com o tipo escolhido.

Uma vassoura de piaçava não durará tanto tempo quanto um mop, ou vassoura elétrica. Alguns modelos precisam ser trocados quando as cerdas são danificadas. Já os modelos sem cerdas, e mais modernos, custam mais caro, mas oferecem longa vida útil ao produto.

Vale ressaltar também que alguns modelos, como mop, exigem troca da base depois de um certo tempo. Mas o investimento é bem menor que o inicial, já que precisa trocar apenas uma parte do produto.

(Fonte da imagem destacada: orzalaga / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
26 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...
REVIEWBOX

Postado por REVIEWBOX