Uma pessoa segurando uma vela de ignição que está brilhando na ponta em frente a uma caixa de ferramentas.
Ultima atualização: 20 de maio de 2020

Como escolhemos

10Produtos analisados

15Horas investidas

4Estudos avaliados

41Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil, o seu guia online completo para comprar peças automotivas. A faísca está fraca ao ligar a ignição e há problemas na partida no carro? Talvez você precise de uma nova vela de ignição.

Só que você não pode levar qualquer vela de ignição apenas porque o preço está barato. Além das questões sobre compatibilidade, existem alguns detalhes importantes a se considerar na hora de procurar pelas melhores ofertas do mercado.

Verdade seja dita: Quem não conhece muito de mecânica pode encontrar algumas dificuldades ao sair na busca das melhores ofertas. Por este motivo a leitura do artigo é indispensável para você se sobressair ao comprar o produto.




Primeiro, o mais importante

  • Bosch e NGK são as melhores marcas de vela de ignição.
  • Não confunda as velas de ignição para motores de motosserras com os modelos de motorização automotiva.
  • Velas de platina e irídio duram mais quilômetros e conduzem melhor a energia.

Você também pode gostar:

Melhores velas de ignição: Nossas recomendações

Veja de ignição Bosch para Parati, Passat e outros

Velas de ignição Bosch são as melhores do mundo, principalmente na durabilidade. O produto em oferta é aos carros a gasolina e vem com 4 unidades no pacote.

Edição compatível com os modelos de Van, Saveiro, Parati, Passat, Santana, Polo Classic, Kombi, Troller, Audi, Seat, entre outros.

Vela de ignição NGK para Corsa, Celta e outros

Edição com preços competitivos produzida a base de modernos processos produtivos. Esta edição apresenta tratamentos de níquel e se destaca pela poderosa faísca que não deixa morrer o motor. Prisma, Onix, Celta, Corsa e outros automóveis são compatíveis com a vela de ignição NGK em oferta.

Guia de compra

O motor desligou logo após você acionar a ignição? Calma, às vezes a manutenção do problema custa preços baixos, principalmente quando é preciso apenas trocar a vela de ignição. Leia dados importantes que te preparam melhor para a compra.

Uma mão com luva segura uma vela de ignição.

Trocar a vela de ignição com luvas é mais seguro e higiênico (Fonte: parilovv/ 123rf.com).

O que é e para que serve uma vela de ignição?

A vela de ignição é uma peça indispensável para o funcionamentos dos motores de carros, motos, motosserras, entre outros itens motorizados. Ela fornece a faísca (ou, centelha elétrica) para a partida, considerando os motores a combustão.

Quando não estão em condições perfeitas ao uso as velas de ignição fazem o veículo consumir mais gasolina ou álcool. Também podem existir problemas nos motores, inclusive na hora de dar a partida no veículo.

Consulte sempre o manual do proprietário, o manual de serviço ou até mesmo o site do fabricante da vela de ignição para identificar, por exemplo, qual é o modelo adequado para o veículo que está sendo reparado”. Antonio Eduardo Rosendo dos Santos, brasileiro, professor de mecânica no Senai-SP.

As velas de ignição foram inventadas pela Bosch em 1902.

Quanto tempo dura uma vela de ignição?

A vida útil de uma vela de ignição pode durar de 40 mil quilômetros a até 100 mil quilômetros, aproximadamente. Esta variação acontece conforme o tipo, a dirigibilidade, a marca e as características do motor.

Há perda de potência no carro? O motor está morrendo? Estes podem ser sinais sobre a necessidade de substituir a vela de ignição.

3 velas de ignição usadas em cima de um chão de cimento.

Às vezes o escapamento emite poluentes em excesso por problemas na vela de ignição (Fonte: drazen_bajer/ Pixabay.com)

Quais as vantagens de uma vela de ignição?

Existem velas de ignição de diferentes preços. Nas lojas especialistas em peças automotivas você acha pacotes com 4 ou mais unidades.

A vela é um pequeno detalhe que faz uma grande diferença na qualidade dos roncos do motor tunado. Você precisa recorrer ao serviço especializado para instalar, a não ser que tenha conhecimentos técnicos. Confira mais vantagens e desvantagens na tabela:

Vantagens
  • Diferentes tipos
  • Fácil de comprar
  • Ajuda a manter a potência do motor
  • Diminui as chances de falhas na partida
  • Pequeno e leve
  • Menos emissão de poluentes no escapamento
Desvantagens
  • Requer serviço técnico para instalar
  • Há produtos com menos durabilidade
  • Necessidade de manutenção preventiva da vela de ignição

Não confunda: Vela de ignição para veículos ou motosserras?

Embora sejam produtos para diferentes funcionamentos, os tipos de vela de ignição possuem uma aparência semelhante. Você precisa conhecer em detalhes cada opção para evitar as confusões ao comprar:

  • Vela de ignição para veículos: Ela possui um comprimento médio de 12 centímetros, com a variação de um ou outro centímetro conforme a marca fabricante. Produto disponível em kits de diversas unidades que tem mais dependência com a compatibilidade do tipo de combustível que alimenta o motor.
  • Vela de ignição para motosserras: Na maioria das vezes é uma produção vendida por unidades, embora existam alguns kits. Ela pesa de 300 a até 600 gramas, conforme a escolha de marca, com comprimento de 16 centímetros, aproximadamente.

Absorva melhor na mente as diferenças dos dois produtos:

Vela de ignição para veículos Vela de ignição para motosserras
Tamanho Menor Maior
Peso Menos Mais
Kits Sim Não
Compatibilidade com sistema de combustível Mais Menos

Quanto custa uma vela de ignição?

Uma vela de ignição pode custar de R$ 3 a até R$ 20 por unidade. Quem precisa de diversas opções deve optar pelas compras dos kits de até 50 edições a preços mais baixos. Os tipos de produções influenciam na precificação.

O nome da marca também é algo que encarece a produção, principalmente de selos famosos que têm um método de produção diferenciado. Certas edições de fabricantes não certificados duram menos tempo do que a especificação na embalagem.

Onde comprar uma vela de ignição?

Encontre versões em certos hipermercados e determinadas lojas de departamentos com prateleiras de peças automotivas. Cuidado, há as chances de você não achar as edições compatíveis ao seu veículo. Visite Americanas, Carrefour Kalunga ou Extra.

Na internet é mais fácil encontrar o modelo ideal conforme as suas necessidades técnicas. Com simples cliques dá para comparar diversas ofertas. Compre vela de ignição em lojas virtuais como Amazon Brasil, Shoptime ou Submarino.

foco

Você sabia que para durar mais as velas e os cabos da ignição devem ter uma manutenção preventiva em qualquer oficina de motores? Isto pode ajudar a poupar dinheiro e preocupações mecânicas no longo prazo.

Critérios de compra: como comparar os modelos de vela de ignição

Não adianta você pensar em tunar o motor do seu carro ou da sua moto sem considerar também a compra de uma vela de ignição resistente e poderosa na geração das faíscas. As ideias listadas abaixo podem te orientar a encontrar uma escolha perfeita:

Não pare a leitura aqui. Continue lendo para saber mais sobre as definições dos critérios de compras:

Material

Você pode selecionar entre a opção de preços mais baixos ou os modelos com material de qualidade elevada. Desvende os mistérios de cada uma das principais versões em termos de materiais:

  • Vela de ignição de cobre: Produto flexível para usar em diversas condições diferentes, desde motores de carros populares até à motorização de veículos tunados. São edições que custam mais barato do que um cadeado para moto.
  • Vela de ignição de prata: Produção resistente, com preços médios e duradoura. Está entre as versões mais populares atualmente. Destaque para a excelente condução de energia para gerar faíscas.
  • Vela de ignição de irídio: Estas versões conduzem melhor a eletricidade, duram por tempo superior e são resistentes. Em virtude de alcançar elevada resistência no ponto máximo de fusão (2454°C) ela não exige tanta tensão para funcionar direito.

Fique de olho na tabela que mostra as diferenças entre os tipos de vela de ignição:

Vela de ignição de cobre Vela de ignição de prata Vela de ignição de irídio
Durabilidade 40.000 km 100.000 km 100.000 km
Preço Baixo Médio Alto
Ponto de fusão Menos Médio Alto
Resistência mecânica Menos Média Alta
Necessidade de tensão para a faísca Mais Médio Menos

Tipo

Basicamente você encontra os seguintes tipos de velas veiculares:

  • Veja de ignição convencional: É a produção mais básica que deve ser usada no motor dependente dos trabalhos do carburador para funcionar.
  • Vela resistiva: Este modelo é próprio ao uso em veículos que funcionam com a injeção eletrônica.
  • Vela competitiva: Possui uma engenharia para aguentar o alto desempenho de carros de corrida ou automóveis tunados que fritam pneus.

Eletrodos

Embora custe um pouco mais caro, vale a pena dar preferência para a vela de ignição que possui 4 eletrodos, conhecida por causa dos 8 pontos para ativar as chamas que alimentam a partida do motor automotivo.

Os modelos do gênero além de elevarem a qualidade no desempenho do motor também ajudam para as partidas serem rápidas.

Compatibilidade

O primeiro ponto que você deve ter cuidado é com relação à conformidade da vela de ignição com o seu modelo de carro. Realmente, ao comprar online e lendo as descrições fica mais fácil saber se as ofertas anunciadas estão compatíveis com o ano e o veículo.

Um segundo aspecto importante é entender se há compatibilidade da oferta de vela de ignição ao tipo de combustível do automotivo.

(Fonte da imagem em destaque: dezay/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

César Ferreira Formado em Engenharia Industrial
César é apaixonado por carros. Talvez tenha sido essa paixão que o levou a, desde pequeno, querer entender como as coisas funcionam. Essa curiosidade, por sua vez, lhe fez cursar Engenharia Industrial. Hoje, ele presta consultoria para pequenas e médias empresas e, nas horas vagas, deixa seu carro - e o de seus amigos - cada vez mais tecnológicos e especiais.