Olá, seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil, o site que te ajuda a fazer a melhor compra. Hoje falaremos sobre a vela de LED, itens essenciais para que a iluminação e a decoração fiquem perfeitas e ganhem um charme extra.

Elegantes, modernas e práticas as velas de LED são uma aposta perfeita para decorar e iluminar ambientes, seja no lar ou em eventos, deixando-os com um clima de aconchego e sofisticação.

Esse produto imita perfeitamente as chamas da vela tradicional, porém são mais seguras e não fazem sujeira. Se você tem interesse em adquirir um exemplar, não deixe de conferir nossas dicas a seguir!

Primeiro, o mais importante

  • Existem diferentes formatos de vela de LED, escolha com base na decoração que deseja fazer.
  • As velas de parafina com LED escondido dentro são as que mais se parecem com as velas tradicionais.
  • As velas pequenas são ideias para fazer decoração flutuante.

Você também pode gostar:

As melhores velas de LED: As favoritas da nossa equipe

Existem vários modelos de vela LED, cada um com uma característica específica. Para te ajudar a escolher aquela mais indicada para o seu caso, mostraremos a seguir alguns dos melhores modelos. Confira!

A vela de LED que imita o fogo perfeitamente

Se você busca uma vela que traga a sensação de conforto e calor da vela tradicional, esse é o modelo ideal. Feita em polipropileno, um material bem resistente, essa vela conta com um LED que imita perfeitamente a oscilação das chamas do fogo. Para fazê-la funcionar, basta colocar três pilhas AAA. Possui 15 cm de altura e 7,5 de diâmetro.

O modelo ideal para jantares românticos em casa

Se você pretende fazer um jantar romântico para a pessoa amada ou decorar ambientes, esse kit com 12 velas é o mais indicado. Em formato de cilindro, ela possui um visual charmoso e elegante que garante um charme a mais para a ocasião. Essas velas possuem 3,7 mm diâmetro e 3,8 mm altura. Elas são de cor branca, mas produzem uma luz amarela, que imita com perfeição as chamas reais.

A vela de LED mais indicada para fazer decoração flutuante

Seja no natal, no jantar com os amigos ou em um aniversário mais intimista, uma decoração com velas flutuantes é sinal de bom gosto e sofisticação. Se você pretende fazer um evento que passe essa impressão aos seus convidados, aposte nessas velas. Você poderá deixá-las flutuando tanto na piscina como em recipientes elegantes de vidro. Esse kit contém 8 unidades. Um charme só!

Guia de Compra

Para fazer uma boa compra é importante entender mais sobre o produto no qual você está interessado. Só assim você saberá qual modelo possui as características que mais se adequa a sua necessidade.

Com as velas de LED não é diferente, é muito importante que você compreenda suas principais características e vantagens, bem como quando e como usá-las. Pensando nisso, criamos um Guia de Compra bem completo. Dessa forma, você consegue tirar todas as suas dúvidas a respeito do produto. Veja a seguir!

Imagem de mulher segurando uma luminária com vela dentro.

Para fazer uma boa compra é importante entender mais sobre as velas de LED. (Fonte: Anna Om / 123rf)

O que é vela de LED?

As velas de LED são itens desenvolvidos para imitar uma vela tradicional. Porém, diferente da vela com fogo, sua iluminação vem do LED acoplado a ela.

É importante lembrar, porém, que as velas de LED precisam de pilhas ou bateria para funcionar. Logo é importante ter esses acessórios à mão sempre for for usar esse tipo de vela.

Mas, resumindo, a vela de LED tem a mesma função da vela tradicional, porém ela não se utiliza do fogo para iluminar ou decorar ambientes.

foco

Até chegar às opções que temos hoje, as velas tiveram diferentes formatos ao longo do tempo. Os egípcios, por exemplo, usavam pequenos pavios de tecido mergulhados em óleos.

Na França do século 13, as velas eram feitas de gordura de baleia, por artesãos viajantes que passavam de casa em casa. Já em Roma a matéria prima usada era a cera de abelha. A vela de parafina, tão comum nos dias de hoje, só apareceu em 1854.

Quais as vantagens da vela de LED?

A vela de LED, por não funcionar a base de fogo, possui diversas vantagens em relação ao modelo tradicional. Para começar podemos destacar a segurança que esta oferece, afinal, como não tem fogo, não há riscos da vela cair e queimar algo.

Além disso, sabemos que a vela tradicional acaba fazendo um pouco de sujeira, isso porque o fogo derrete a cera (material do qual a vela é feita) e suja o local onde ela está. Por fim, as velas de LED, obviamente, também não fazem fumaça, o que é excelente, pois a fumaça das velas pode ter efeitos tóxicos.

Além dessas, existem diversas vantagens em usar a vela de LED. Por isso, criamos uma tabela com as vantagens e desvantagens deste item. Confira!

Vantagens
  • Segura
  • Não faz sujeira
  • Não faz fumaça
  • Mais opções de decoração
  • Não apaga, a não ser que você queira
Desvantagens

Não esquenta o ambiente

Como funciona a vela de LED?

As velas de LED funcionam com bateria ou pilhas, justamente por isso não possuem fios. Basta colocar uma das duas e ligar um interruptor que, geralmente, fica na parte debaixo da vela.

A iluminação das velas de LED que são alimentadas com pilhas palito dura cerca de 200 horas. Já as pilhas maiores e as baterias têm uma duração maior, mais ou menos 300 horas.

Imagem de uma vela de LED com chama amarela.

A vela de LED pode durar de 200 a 300 horas. (Fonte: blueaperture15 / 123rf)

Quais são os tipos de vela de LED?

O modelo mais tradicional de vela de LED é em forma de cilindro. A versão pequena, que tem em média 5 cm de altura, é ideal para ser colocada em piscinas ou taças com água.

Assim você consegue fazer com que elas fiquem flutuando. Isso garante sofisticação, pois a iluminação da vela associada a água trazem muita elegância ao ambiente.

As velas médias podem ser feitas de plástico, polipropileno ou parafina. Algumas possuem uma iluminação mais forte e alaranjada, a ideal para um ambiente mais rústico e aconchegante. Outras contam com uma luz mais amarelada que deixa o local sofisticado e confortável.

As velas de LED grandes, em geral, são feitas com parafina, assim ficam ainda mais parecidas com as velas tradicionais.

Já as velas de LED grandes, em geral, são feitas com parafina, assim ficam ainda mais parecidas com as velas tradicionais. Nesse modelo, o LED em forma de lâmpada fica escondido dentro do cilindro. Esse LED possui uma luz que pode ser fixa para manter o ambiente claro ou oscilar caso você queira imitar a vela tradicional.

Por fim, tem também os modelos coloridos, como rosa e azul. Lembrando que algumas velas LED grande em forma de cilindro funcionam com controle remoto. Além disso, em alguns modelos você consegue controlar a forma e a intensidade da luz.

Para entender melhor, confira a tabela comparativa abaixo:

Vela de LED pequena Vela de LED média Vela de LED grande
Forma Cilindro ou redonda Cilindro Cilindro e cilindro com lâmpada escondida
Decoração flutuante Sim Não Não
Imita perfeitamente a vela tradicional Não Às vezes Sim
Material usado Plástico ou polipropileno Plástico, polipropileno ou parafina Polipropileno e, na maioria das vezes, parafina
Várias cores Não Não Sim

Como usar a vela de LED?

As velas LED podem ser usadas sozinhas ou dentro de luminárias, esta última, inclusive, é a forma mais tradicional. Isso porque, as luminárias são a cereja do bolo de uma decoração com velas LED. São elas que dão “ a cara” da decoração.

Por exemplo, ao colocar a vela de LED dentro de uma luminária redonda com corpo branco e fosco o ambiente ficará bem elegante e moderno. Mas se a luminária for marrom o local ficará mais intimista e aconchegante.

Também é possível colocar as velas de LED dentro de luminárias tipo lamparina, caso você queira deixar o ambiente mais rústico. Esse modelo de luminária também serve para decorar jardins.

Em quais ocasiões devo usar a vela de LED?

As velas LED podem ser usadas em qualquer ocasião que você queira deixa o ambiente mais sofisticado ou intimista. Pode ser em casa, para servir um jantar para amigos ou namorado. Inclusive, também é indicada para jantares de natal.

Em festas as velas LED também caem muito bem, seja de aniversário ou de casamento o evento ficará bem mais bonito com a presença desses itens. Mas você também pode usá-la no momento de relaxar em casa, na hora do banho ou quando estiver escutando uma música.

Em qual situação a vela de LED não substitui a vela tradicional?

Algumas velas tradicionais são confeccionadas com com óleos essenciais, são as chamadas velas aromáticas. Essas velas possuem a proposta de ajudar você a relaxar ou a melhorar a qualidade do sono. Cada aroma tem uma função.

Também já é possível encontrar velas LED com aromas, contudo esse aroma é artificial, enquanto o aroma das velas aromáticas tradicionais é natural, já que elas são feitas com óleos essenciais.

Portanto, se você deseja obter os benefícios da aromaterapia por meio das velas, a melhor opção será a tradicional.

Imagem com várias velas coloridas e com etiquetas informando o aroma de algumas.

Algumas velas tradicionais possuem aromas de óleos essenciais. (Fonte: Paco / Pixabay)

Onde comprar e quanto custa uma vela de LED?

Lojas que vendem itens de decoração são os lugares mais indicados para você encontrar as velas de LED. Lojas que vendem materiais para construção e lojas de departamento também vendem esse produto.

Outra maneira simples de encontrar velas LED são as lojas online, como a Amazon. No site deles você encontra muitas opções e ainda consegue participar de boas promoções.

O valor do produto varia, principalmente, de acordo com o tamanho. O melhor custo-benefício está nos kits, que custam entre R$ 70 e R$ 200.

Critérios de Compra: O que considerar antes de comprar vela de LED

Agora que você já entender tudo sobre as velas de LED, chegou o momento de entender o que deve ser considerado no momento da compra. Isso porque, existem alguns critérios básicos que podem te ajudar a fazer uma escolha mais adequada.

Cada ponto que explicaremos a seguir, tem a ver com questões pessoas que só você pode responder. Portanto, preste bastante atenção e veja descubra qual é o modelo ideal.

  • Tamanho
  • Cor
  • Forma de recarregar
  • Aroma

Percebe como cada um dos itens citados acima tem a ver com gostos e preferências pessoais? Agora que você já sabe quais critérios devem ser analisados antes da compra, explicaremos melhor cada um deles abaixo!

Tamanho

O tamanho da vela tem relação direta com o tipo de decoração que você deseja fazer. Para decorações em que as velas devem ficar flutuando na água, o melhor modelo é aquele pequeno. Tem também os redondos, que vão muito bem nesse caso.

Os modelos médios são ideias para decorar e iluminar o ambiente interno da casa, caso você queira usar mais de uma vela. Mas se você pretende usar apenas uma vela no ambiente interno ou, ainda, usar esse item no jardim, indicamos que você use o modelo maior.

O mesmo serve para festas, caso você não vá usar as velas flutuantes, prefira as que tem formato de cilindro e são maiores.

Cor

A cor é um item muito importante, pois será ela quem dará “ritmo” à ocasião. Os tons alaranjados deixam o ambiente aconchegante e mais rústico, porém não são indicados se você quer passar sofisticação.

Para deixar o lugar mais sofisticado prefira aqueles com luz mais fria, mas se você quer aliar elegância e aconchego, opte pelas luzes amarelas.

Tem também as luzes coloridas que podem ser usadas em festas de halloween ou festas infantis, por exemplo. Que tal iluminar a abóbora com uma vela de luz laranja no halloween?

Forma de recarregar

As velas de LED podem ser carregadas de duas maneiras, com pilha ou com bateria. A vantagem das baterias é que elas duram mais tempo. Porém, as pilhas são encontradas e podem ser trocadas com mais facilidade. Por isso, analise qual é o melhor para você antes de comprar a sua vela de LED.

Aroma

Algumas velas de LED possuem aromas artificiais. A ideia aqui é deixar o ambiente ainda mais aconchegante e agradável. Sendo assim, procure analisar esse ponto antes da compra.

O aroma de baunilha, por exemplo, deixa o ambiente mais leve e confortável. Mas, se você não gosta de cheiros doces, prefira algo mais cítrico.

(Fonte da imagem destacada: Wanda Barry / 123rf)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
34 Voto(s), Média: 4,03 de 5
Loading...