Na foto um ventilador em cima de uma superfície de madeira em frente a uma parede azul.
Ultima atualização: 12 de abril de 2020

Como escolhemos

11Produtos analisados

18Horas investidas

5Estudos avaliados

71Comentários coletados

Basta o verão se aproximar para começar a busca por formas de se refrescar nas altas temperaturas. Para isso o ventilador Arno é uma ótima opção e é sobre ele que falaremos hoje aqui no ReviewBox Brasil, seja bem-vindo!

Podendo ser colocado na mesa, no chão e até mesmo instalado na parede, esse produto consegue se adaptar a todas as necessidades. Ele tem como diferencial uma alta potência e com isso gera ventos mais fortes, deixando todo o espaço mais fresco.

E se você está em busca de um ventilador Arno, saiba que nesse texto te apresentamos os principais modelos, seus diferenciais e muito mais. Para saber tudo basta ler até o final.




Primeiro, o mais importante

  • O ventilador Arno gera um baixo gasto de energia e está entre os mais potentes do Brasil.
  • Existem opções de todos os tamanhos e modelos, sendo que há versões de mesa, parede, teto e coluna.
  • O ventilador Arno é muito moderno e há opções com acionamento por controle remoto e outros que dispersam repelente enquanto funcionam.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de ventilador Arno: Nossas escolhas

A Arno possui uma ampla gama de ventiladores e dentre tantas opções algumas são as mais bem avaliadas. Para te mostrar quais são elas, criamos esse ranking, confira e escolha o seu.

Uma opção forte e potente

Esse modelo de ventilador Arno se destaca graças a sua exclusiva power zone, uma área onde ocorre máxima concentração de vento, o tornando forte e potente. O produto possui ainda um design exclusivo, que tem o desenho da sua grade inspirado em uma turbina de avião, e está disponível na cor preto com detalhes em prata.

Ele conta com seis pás para máxima força do vento e funciona em três velocidades,0 que são o turbo silêncio, eco fresh e silêncio/dormir. Além disso, o ventilador tem quatro formas de inclinação vertical e conta com oscilação horizontal.

Uma opção para espantar os insetos

Essa opção de ventilador Arno possui um compartimento exclusivo para depósito de repelente líquido e dispersa o produto enquanto funciona, gerando uma proteção contra mosquitos e insetos. Ele conta ainda com uma power zone, que é uma área onde há maior concentração do vento, proporcionando maior refrescância.

O ventilador possui seis pás para máxima força do vento e funciona em três velocidades. Outro diferencial é que ele pode ser ajustado em quatro inclinações verticais e tem ainda oscilação horizontal.

Um ventilador Arno para teto

Ideal para quem quer um ventilador Arno que não ocupe espaço, esse modelo de teto é 35% mais econômico graças ao seu motor eletrônico. Além disso, ele possui acionamento por um controle remoto ultrafino e tem sistema de back up, podendo ser ligado também pelo interruptor de parede.

O ventilador possui fácil instalação, funciona em seis velocidades e conta com função timer, no qual se programa o tempo que ficará funcionando. Outro diferencial é a função dormir, que o torna mais fraco e silencioso.

Guia de Compra

O ventilador é um produto indispensável nos dias quentes e os modelos da Arno unem economia de energia com alta eficiência. Justamente por isso eles estão presentes na casa de tantos brasileiros.

E para falar mais sobre eles e ainda te ajudar a escolher o ideal para a sua necessidade criamos esse guia de compra. Nele mostraremos seus diferenciais, valores, tipos e muito mais.

Na foto uma mulher em frente a um ventilador sorrindo.

A Arno tem uma linha completa de ventiladores que ajudam a refrescar nos dias quentes. (Fonte: Rommel Canlas / 123rf)

O que o ventilador Arno tem de diferente?

O ventilador Arno alia uma série de diferenciais e graças a isso é muito vantajoso e se destaca no mercado nacional. Um exemplo disso é a sua baixa emissão de ruído. Os produtos da marca são silenciosos e com isso não incomodam no dia a dia e no horário de dormir.

A potência do ventilador Arno é mais uma de suas vantagens. A maioria dos modelos possui seis pás e muitos contam com a power zone, que é uma área onde há maior concentração do vento. Graças a isso, o ambiente fica mais fresco, mesmo nos dias mais quentes.

Um outro grande diferencial da marca é o seu ventilador com repelente. Com ele é possível se refrescar e proteger dos insetos. E esse modelo é compatível com todos os repelentes líquidos vendidos no país.

Há ainda opções para uso em mesa, parede, coluna e teto. Isso faz com que o ventilador Arno consiga se adaptar a todas as necessidades e espaços também.

Não se pode deixar de destacar que a Arno desenvolveu modelos de teto e de mesa que possuem acionamento por controle remoto. Esse é um diferencial que torna o manuseio do ventilador fácil e prático, sem falar que muitos contam com painel touchscreen.

O único ponto negativo é que algumas opções possuem um fio de energia curto, o que torna a sua utilização mais limitada ao espaço da tomada.

Vantagens
  • É silencioso
  • Possui alta potência
  • Alguns tem painel touchscreen e acionamento por controle remoto
  • Existe um modelo com dispersor de repelente
  • Há versões de mesa, teto, chão e parede
Desvantagens
  • Alguns possuem fio de energia curto

Onde são fabricados os ventiladores Arno?

A Arno é uma empresa brasileira que em 1997 foi adquirida pelo Grupo SEB, uma organização francesa que possui liderança mundial na fabricação de eletroportáteis.

Mesmo após essa compra, a marca manteve suas sedes no país e o ventilador Arno é fabricado nas unidades que estão localizadas na cidade de São Paulo e em Recife.

Quais linhas de ventilador Arno existem?

No quesito ventilador a Arno é muito completa e possui uma vasta variação de produtos. Cada um deles pertence a uma linha específica e abaixo você conhece um pouco mais sobre elas.

  • Arno Silence Force: Essa é a linha mais completa e possui ventiladores de mesa, parede e coluna da Arno. Eles têm um design diferenciado com desenho de grade inspirado em uma turbina de avião e aliam baixa emissão de ruído com potência, contando com diferentes velocidades.
  • Arno Super Force: O ventilador que pertence a essa linha é o mais forte da categoria de ventiladores de mesa. Ele possui também um motor EcoPower, que consegue ser até 20% mais econômico.
  • Arno Turbo Silêncio: Nessa linha existe uma versão de ventilador de mesa e uma de coluna. Ambos contam com a função repelente e garantem mais força do vento, sendo até 2x mais silenciosos.
  • Arno Ultimate: Nessa linha se encontra apenas o ventilador de teto da marca e ele tem como diferencial ser 35% mais econômico, graças ao seu exclusivo motor eletrônico. Além disso, ele possui acionamento por controle remoto.
  • Arno Alívio: Também contendo ventilador de teto, a linha Arno Alívio traz um modelo com baixo consumo de energia e que possui globo para duas lâmpadas.
Tipo de ventilador Principais diferenciais
Arno Silence Force Mesa, parede e coluna Design, baixa emissão de ruído e alta potência
Arno Super Force Mesa Economia e alta potência
Arno Turbo Silêncio Mesa e coluna Função repelente e baixa emissão de ruídos
Arno Ultimate Teto Economia e acionamento por controle remoto
Arno Alívio Teto Economia

Qual é a garantia do ventilador Arno?

Todos os ventiladores Arno possuem garantia de 12 meses. Porém, é importante saber que essa garantia é válida apenas para uso doméstico do produto. Logo, a marca não cobre danos caso seu uso seja profissional ou comercial.

Na foto um ventilador prata.

Todos os ventiladores Arno possuem garantia de um ano e caso apresentem problemas nesse período poderão ser consertados ou trocados pela fabricante. (Fonte: anikasalsera / 123rf)

Como limpar facilmente um ventilador Arno?

Se manter refrescado nos dias quentes é fundamental, mas para ter o ventilador Arno funcionando perfeitamente é essencial mantê-lo limpo. Com relação a isso, a marca indica que a higienização deve ser realizada no mínimo a cada 15 dias. Assim o ambiente se mantém livre de ácaros e doenças respiratórias.

Além disso, quando o ventilador está com excesso de poeira ele pode consumir até o dobro de energia, já que é necessário um esforço maior para funcionar. Portanto, para deixar o produto limpo pode-se seguir o passo a passo abaixo.

  1. Desligue o aparelho e retire o plugue da tomada.
  2. Erga as presilhas para cima para soltar a grade frontal e a puxe na sua direção.
  3. Depois de desencaixar a grade utilize um pano macio umedecido com água ou água e sabão neutro para limpar a hélice.
  4. Lave a grade frontal com água, sabão e uma esponja e a seque com um pano.
  5. Encaixe a grade novamente no corpo do ventilador tomando cuidado com as presilhas até ouvir um clic.
  6. Para limpar o motor e a base utilize apenas um pano macio umedecido com água ou água e sabão neutro.

Lembre-se que nunca se deve limpar o bloco do motor e nem a base do ventilador. Caso isso seja feito podem ocorrer problemas elétricos no interruptor e no cordão com plugue.

Quanto custa o ventilador Arno?

O ventilador Arno não possui valor muito alto e mesmo os modelos mais modernos e avançados contam com um preço acessível. Com isso, é possível encontrar opções custando a partir de R$ 110 até cerca de R$ 800.

Os modelos mais caros são os que possuem acionamento por controle remoto, enquanto que os mais baratos são os de mesa.

foco

A Arno foi criada em 1940 por João Arnstein Arno. Na época a empresa se chamava Construções Eletromecânicas Brasileiras LTDA. e fabricava motores elétricos.

Somente em 1947 que a Arno começou a produzir eletrodomésticos. E os primeiros produtos desse segmento confeccionados pela marca Arno foram enceradeiras, aspiradores de pó, panelas de pressão e liquidificadores.

Onde comprar o ventilador Arno?

Encontrar um ventilador Arno para comprar é uma tarefa simples e fácil, já que os produtos da marca são muito vendidos no país. Portanto, se você deseja adquirir um desses em uma loja física algumas opções são Ponto Frio, Magazine Luiza e Casas Bahia.

Online também é possível comprar um ventilador Arno e alguns sites que comercializam esse item são: Amazon, Americanas, Submarino ou Extra.

View this post on Instagram

A expectativa X realidade de Maísa. 😂. Tô aqui nessa Domingão quente pra caramba, só tendo a plenitude salva pelo santo ventilador haha. 🙏🏼 #vidareal #quecalor ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Mostrei nos stories um pouco das funcionalidades do ventilador da linha Silence force da #Arno, 🌬 que além de ser super potente é beeem silencioso. 🤫 Então é super prático pra usar na hora de dormir, 😴 porque não atrapalha em nada o sono e te mantém refrescada durante as noites de calor. Mas também é ótimo pra situações do dia a dia, como na hora de fazer almoço e estiver batendo sol na cozinha, ou simplesmente enquanto leio meu livro… ☀️ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Pra saber mais, coloquei nos stories um link com mais informações, e eu garanto: vale a pena ter em casa, ele salva! 💜 #silenceforce #ventilador #calor #diaadia #brasilia #ventiladorarno #publi

A post shared by Maísa Halbe Torres Ikawa (@maisahalbe) on

Critérios de Compra: Fatores para comparar os tipos de ventilador Arno

Agora que você já entendeu tudo sobre o ventilador Arno chegou o momento de te ajudarmos a escolher o modelo ideal. Para isso você deve levar em consideração os seguintes fatores:

  • Tipo de ventilador
  • Força do vento
  • Consumo de energia
  • Quantidade de ruído

Abaixo detalharemos cada um deles para que você não erre na compra.

Tipo de ventilador

O primeiro ponto a ser analisado antes de comprar um ventilador Arno é o seu tipo e sobre isso existem opções de mesa, teto, coluna e parede.

Os modelos de mesa são versáteis e tem a facilidade de poderem ser levados para todos os lugares. Além disso, eles estão entre os mais potentes da marca e quando não estão sendo utilizados podem ser guardados até dentro de armários.

Para quem quer praticidade existem os ventiladores de teto e de parede. Esses são instalados com facilidade e não atrapalham no dia a dia, conseguindo refrescar uma área grande.

Já os ventiladores de coluna ocupam mais espaço, porém são muito eficientes. Eles são encontrados em diversas alturas e em algumas opções de cores.

Na foto um ventilador de mesa branco.

O ventilador Arno de mesa é pequeno e portátil, podendo ser colocado em todos os lugares. (Fonte: StockSnap / Pixabay)

Força do vento

Outro ponto fundamental a respeito de um ventilador e a sua potência, ou seja, a força com que o vento é emanado pelo produto. Essa potência é determinada em watts e quanto maior ela for, mais intenso será o vento produzido.

foco

Ainda com relação a isso, vale lembrar que alguns modelos de ventilador Arno possuem a power zone, que é uma área onde há máxima concentração de vento. Esses costumam ser mais fortes e assim conseguem refrescar mais.

Consumo de energia

Nos dias mais quentes aumenta o número de banhos e também o uso dos ventiladores. No final do mês isso pode representar um gasto considerável de energia, portanto, optar por um modelo que seja econômico pode ser uma boa opção.

No geral os ventiladores Arno possuem baixo consumo de energia. Para saber se o que está pensando em comprar é positivo nesse sentido leia nas especificações do fabricante.

O consumo de energia é determinado em kWs/hora/mês e quanto menor for esse número, mais econômico é o ventilador.

Quantidade de ruído

O ruído dos ventiladores é algo que incomoda bastante alguns consumidores, principalmente na hora de dormir. Sabendo disso, a Arno investiu em modelos que são muito silenciosos.

Alguns ventiladores Arno possuem o modo dormir.

Eles pertencem as linhas Arno Silence Force e Arno Turbo Silêncio, logo se isso é um fator importante para você opte por um ventilador que pertença a uma delas.

Outro diferencial do ventilador Arno com relação a barulho é que alguns contam com o modo dormir. Esse recurso possui uma velocidade de ventilação diferenciada e emite menos ruídos para não atrapalhar o sono.

Tipo de acionamento

A modernidade também chegou no universo dos ventiladores e atualmente é possível escolher produtos que possuem diferentes formas de acionamento. Na Arno existem opções que são acionadas por botões e por controle remoto.

Dentre os que possuem botões, há modelos mais simples e outros que possuem painel touchscreen. Já para quem quer mais praticidade, as versões com controle remoto são muito bem-vindas.

(Fonte da imagem destacada: Somchai Rakin / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.