Imagem de uma pessoa ligando um ventilador
Ultima atualização: 15 de abril de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

23Horas investidas

7Estudos avaliados

65Comentários coletados

No momento do estudo, trabalho ou descanso você precisa de silêncio e concentração, mas também precisa estar em um ambiente ventilado...como conciliar essas duas necessidades? Você precisa de um ventilador silencioso!

Ao contrário do modelo convencional, o ventilador silencioso emite um nível de ruído (medido em decibéis) muito menor e que não incomoda. Continue a leitura para conhecer todas as vantagens de um ventilador silencioso e dicas de como escolher o seu.




Primeiro, o mais importante

  • O ventilador silencioso produz um nível de ruído máximo de 55 decibéis, um som praticamente imperceptível durante o dia e que pouco incomoda durante a noite.
  • Você encontra modelos de ventilador silencioso em diferentes formatos como ventilador de mesa, coluna, teto, parede e torre de ventilação.
  • Além do ruído emitido pelo ventilador, outras características devem ser avaliadas no momento da compra, como formato do ventilador, potência do motor, consumo de energia, controle de velocidade e funcionalidades adicionais.
  • Algumas marcas oferecem modelos de ventiladores silenciosos, sendo a principal a Arno com os modelos Silence Force, Ultra Silence Force e Ultra Silence Force Repelente. A Ventisol também oferece produtos interessantes com essa característica.

Melhores ventiladores silenciosos: nossas recomendações

Enquanto a maioria das marcas prometem um “ventilador silencioso”, encontrar um modelo que cumpra com a promessa é um desafio. Pensando nisso, preparamos uma lista com os melhores modelos de ventiladores silenciosos do momento.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o ventilador silencioso

O ventilador silencioso é um equipamento indispensável para o brasileiro, principalmente durante o verão, em que as temperaturas batem recordes. Com um equipamento desses, você pode desfrutar de um ambiente fresco, ventilado e silencioso. Continue a leitura e saiba tudo sobre o equipamento.

Imagem de uma mulher segurando um ventilador.

Um ventilador silencioso garante o máximo de conforto no verão. (Fonte: murat esibatir/ Pexels.com)

O que diferencia um ventilador silencioso de um modelo convencional?

Existem algumas diferenças entre um ventilador silencioso e um modelo convencional, sendo a mais importante o ruído produzido por esses equipamentos. Enquanto um ventilador silencioso não ultrapassa 55 decibéis, um ventilador comum pode chegar a 70 decibéis.

O ruído reduzido é promovido pelas hélices não metálicas e em formato arredondado, que proporcionam maior aerodinâmica. O design inteligente das hélices compensa o motor menos potente do ventilador silencioso, que também é mais econômico.

No entanto, um ventilador silencioso possui um preço mais elevado em comparação com o modelo convencional, mas infinitamente mais barato do que um ar condicionado. Esse valor compensa, pois além de silencioso, esse modelo é moderno e econômico.

Consigo dormir com um ventilador silencioso ligado?

Embora exista a questão da sensibilidade auditiva de cada pessoa, é perfeitamente possível dormir com um ventilador silencioso ligado, pois o ruído produzido por esse modelo não ultrapassa os 55 decibéis.

Lembre-se que a qualidade do sono é fundamental para o descanso, concentração e aumento de produtividade durante suas atividades diárias, e pode ajudar a prevenir problemas emocionais como ansiedade e depressão.

Quais são os diferentes modelos de ventilador silencioso?

Existem diferentes modelos de ventiladores silenciosos. Entre os modelos portáteis, o ventilador de mesa é o mais versátil, pois pode ser colocado sobre qualquer superfície plana e facilmente transportado de um ambiente para o outro, devido ao tamanho compacto. É ideal para ambientes menores.

O ventilador de coluna também pode ser transportado de um ambiente para o outro, pois embora seja grande, não é tão pesado. Esse modelo refresca o ambiente, pois possui cabeça giratória que ventila em diferentes direções, inclusive para cima e para baixo.

Outro modelo interessante é a torre de ventilação, que além de produzir um ruído quase imperceptível, possui um design muito moderno. Outra vantagem desse modelo é a mobilidade, você pode levá-lo para onde desejar, pois esse modelo possui rodas.

Você encontra dois modelos de ventiladores silenciosos fixos: o modelo de parede e o modelo de teto. Inclusive, o ventilador de teto é a escolha perfeita para quem deseja deixar um ambiente grande, ventilado e silencioso.

Imagem de um ventilador de teto.

O ventilador silencioso de teto é ideal para ambientes grandes. (Fonte: HausPhotoMedia/ Unsplash.com)

Por que escolher um ventilador silencioso ao invés de um ar condicionado?

A resposta óbvia para essa pergunta é o preço, infinitamente menor de um ventilador silencioso em comparação a um aparelho de ar condicionado. Mas existem outros motivos para a escolha do ventilador, como o consumo de energia elétrica que é naturalmente baixo em um ventilador silencioso devido a potência do motor.

E embora o ar condicionado ofereça controle de temperatura personalizável, o ventilador silencioso promove uma queda de temperatura de até 5ºC, o que pode ser suficiente para proporcionar uma sensação térmica agradável.

Outra vantagem do ventilador silencioso em relação ao ar condicionado é que esse modelo não retira a umidade do ambiente, consequentemente, não resseca os olhos, vias aéreas e a pele, um efeito comum do ar condicionado, que pode causar o desenvolvimento de doenças respiratórias.

Critérios de compra: Como encontrar o melhor ventilador silencioso?

O ventilador silencioso é a melhor opção para quem deseja refrescar a residência ou o escritório, mas deseja evitar o barulho que pode arruinar a concentração e produtividade. Para escolher o modelo ideal, você deve analisar as características listadas abaixo:

Nível de ruído

O nível de ruído é um dos critérios de compra mais relevantes quando o assunto é ventilador silencioso. Para encontrar o modelo perfeito, você deve considerar as suas necessidades. Esses modelos podem produzir ruído com 20 a 55 decibéis.

Conforme mencionamos anteriormente, se você estiver procurando um modelo que não atrapalhe na realização de atividades que exijam concentração, como estudar, trabalhar ou dormir, opte por um modelo que não ultrapasse os 55 decibéis (um ventilador pode produzir até 70 decibéis).

Modelos de uso portátil

Conforme mencionamos anteriormente, existem dois modelos de ventiladores silencioso de uso portátil: ventilador de mesa e de coluna. Para descobrir qual é o melhor para você, compare-os na tabela abaixo:

Ventilador de mesa Ventilador de coluna
Diferencial Menor e mais leve, pode ser levado de um ambiente para o outro facilmente Permite que o vento alcance lugares mais altos
Indicação de uso Ambientes menores Ambientes maiores
Dimensões 65cm de altura Altura ajustável em até 130cm de altura

Potência e consumo elétrico

Você encontra modelos de ventiladores silenciosos com motores com 50W, 80W ou 130W, quanto maior a potência do motor, mais vento será produzido pelo equipamento.

Além da potência do motor do ventilador silencioso, você deve analisar o consumo elétrico, principalmente a eficiência energética do equipamento. Quando um aparelho é eficiente, existe um menor consumo de eletricidade.

A eficiência energética é ainda mais relevante se você deseja utilizar o equipamento para dormir, pois ele permanecerá ligado por muitas horas. Para avaliar essa característica, analise a eficiência energética do modelo de acordo com o selo Procel.

Imagem de um ventilador de mesa.

A potência do motor e o consumo elétrico variam de um ventilador silencioso para o outro. (Fonte: kivitimof/ 123rf.com)

Design do ventilador

Quando falamos em design do ventilador, não nos referimos apenas ao aspecto estético, mas também ao design das hélices, que quanto mais arredondadas, mais aerodinâmicas e quanto maior a quantidade de pás, maior a distribuição de ar.

As dimensões das hélices também devem ser avaliadas. As peças medem de 30 a 50cm de diâmetro e refrescam ambientes de 10 a 20m². Analise também a armadura externa, pois um modelo que produz menos vibrações, produz menos ruído.

Funcionalidades extras

Assim como um modelo tradicional, o ventilador silencioso pode oferecer funcionalidades extras que aumentam a usabilidade e versatilidade do equipamento. Entre os principais recursos extras, citamos as seguintes:

  • Nebulização consiste na produção de uma névoa úmida que é dispersada através da rotação das hélices do ventilador. Além de aumentar a sensação de frescor, esse recurso ajuda a elevar a umidade relativa do ar.
  • Temporizador consiste em um timer que desliga o ventilador automaticamente após o período de tempo pré-determinado pelo usuário.
  • Sistema de repelente protege contra insetos causadores de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya. Além da compatibilidade com qualquer frasco de repelente do mercado, você só precisa trocar o refil após 70 noites.
  • Controle remoto é um recurso oferecido por quase todos os modelos de ventiladores silenciosos, independente do modelo.
    Essa funcionalidade é ideal para quem busca praticidade de controlar o equipamento sem precisar levantar-se da cama ou sofá. Além de desligar e ligar o equipamento, você pode alterar a velocidade, mudar a posição, ativar ou desativar o timer, entre outros recursos.

Resumo

As altas temperaturas do verão atrapalham o descanso, a concentração nos estudos e no trabalho. Mas com um ventilador silencioso, você conseguirá desempenhar todas essas atividades sem dificuldade.

Esperamos que esse artigo tenha sido relevante e o ajude a encontrar um ventilador silencioso que corresponda às suas expectativas. Caso você tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário abaixo.

(Fonte da imagem destacada: Sergiy Artsaba/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas