Foto de duas moças de costas, caminhando em uma calçada em meio a um espaço verde que se assemelha com um parque. Ambas vestem vestidos curtos, sapatos de salto e estão de cabelos soltos.
Ultima atualização: 31 de agosto de 2019

Como escolhemos

10Produtos analisados

20Horas investidas

5Estudos avaliados

68Comentários coletados

Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! O assunto de hoje vai agradar nosso público interessado em moda, pois vamos conversar sobre o vestido curto.

Famoso entre as mulheres, o vestido curto é fresquinho e valoriza o corpo, sendo uma excelente opção tanto para o dia a dia, quanto para eventos sociais.

Hoje em dia, o que não falta é variedade de modelos. Os vestidos curtos podem ser neutros, estampados, justos, soltinhos, de manga comprida e tantas outras maneiras.

E é por isso que no Guia abaixo iremos abordar o tema sem deixar nenhum detalhe para trás, te apontando todas as vantagens e características desse produto.




Primeiro, o mais importante

  • O vestido curto é uma peça clássica do vestuário feminino, que pode ser usado por mulheres de todas as idades, em diferentes ocasiões.
  • O que não irá te faltar é variedade de modelos. Os vestidos curtos podem ser neutros, coloridos, estampados, brilhosos, geométricos e de muitas outras maneiras.
  • Uma das grandes vantagens do vestido curto é que ele se trata de uma peça única, que não requer outras peças para composição.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores vestidos curtos

Como dissemos, variedade é o que não falta quando o assunto é vestido curto, por isso, vamos te apresentar opções que não devem ser ignoradas na hora da sua escolha:

1º – Vestido curto floral Khelf

Este vestido da Khelf une delicadeza, elegância, leveza e estilo. Fabricado em crepe bem fluido na cor azul marinha, ele possui mangas longas e uma abertura nos ombros.

As mangas, a barra e os vazados do ombro possuem babados, e o decote frontal tem amarração.

Quanto à estampa, ela é marcada por pequenas florzinhas delicadas em off white. Este é um vestido fresquinho e confortável, ideal para meia estação. Pode ser usado de dia ou de noite.

2º – Vestido curto bandagem Trimix

Se você está em busca de um vestido para curtir a vida noturna, este pode ser uma boa opção. Sensual na medida certa, ele é justo, na altura da coxa e não possui decote marcado.

Trata-se de um vestido de bandagem preta, bastante acinturado e com zíper nas costas. Perfeito para ocasiões especiais, ele é bonito, descolado e combinado com tudo.

3º – Vestido curto Infinity Canal

O vestido Infinity, da Canal, é perfeito para o verão e dias de sol. Com corte reto, decote profundo e alcinhas, ele mistura delicadeza com praticidade.

É fabricado em vicose branca com listras pretas e ainda possui alças que cruzam nas costas, dando um charme extra ao look.

Seu shape é despojado, e ele é bastante confortável, ideal para o dia a dia ou para passeios. Fica bem com tênis, saltos ou sandálias.

4º – Vestido curto Recorte Contrastante Canal

Este vestido é super versátil e pode ser usado tanto no trabalho, quanto na balada. Com uma pegada um pouco mais formal, ele se destaca pelo aspecto sóbrio e clássico.

Fabricado em malha com elastano, ele possui recortes que contrastam as cores verde oliva e preto. Seu decote nadador garante um charme ao look, e seu comprimento não tão curto agrega elegância. Menos é mais, né?

Guia de Compra

O vestido curto é uma peça muito versátil. Você pode usá-lo para trabalhar, passear, ir a festas e eventos. O que não vai te faltar é oportunidade para usá-lo, e essa é uma das inúmeras questões que iremos discutir aqui no nosso Guia de Compra.

Foto de uma mulher de vestido branco, soltinho, de alcinha e simples, parada na entrada de uma ponte, com sorriso sutil. Ela possui longos cabelos loiros e está maquiada.

O vestido curto é um tipo de traje que pode ser usado em diferentes ocasiões. (Fonte: Katyalison / Pixabay)

O que é um vestido curto?

O vestido é a peça de roupa do vestuário feminino mais antiga. Trata-se de uma veste que cobre tanto o tronco, quanto os membros inferiores. É como uma blusa e uma saia, mas juntas, formando um traje só.

No caso dos modelos curtos, eles podem ser acima do joelho ou abaixo deles, variando de acordo com a preferência de quem o usa.

É uma peça prática, versátil e que, hoje em dia, ganhou muitas, formas, recortes, estilos e cores, podendo ser usada em diferentes situações. Variedade é o que não falta quando o assunto é o vestido curto.

Quais as vantagens do vestido curto?

O vestido com barra mais curta é uma dessas peças que não pode faltar no guarda roupa feminino, é coringa.

De maneira geral, trata-se de uma veste muito prática, e que não exige que você vista nada além dela. Uma vez que o vestido foi escolhido, o look já está montado, basta combiná-lo com sapatos e acessórios, caso ache necessário.

A grande e principal característica de um bom vestido curto é a sua versatilidade. Eles podem ser usados em diferentes situações, desde um passeio no parque, até uma festa social. Basta você escolher o modelo que melhor se encaixa na ocasião.

View this post on Instagram

Hi Babe! 🖤🔥

A post shared by Marina Ruy Barbosa (@marinaruybarbosa) on

E por falar nisso, o que não falta é variedade de modelos, afinal, a moda não para de se reinventar. Existem as opções mais soltinhas, as justas, os vestidos tomara que caia, os de manga longa, os neutros, os estampados, os geométricos e tantos outros.

É importante citar que o vestido curto não é uma peça exclusiva do verão e é totalmente possível utilizá-lo também nos dias frios, afinal, existem os modelos de tricot, moletom e até com gola alta.

Por fim, saiba que o vestido curto é uma peça clássica e para todas as idades. Ela pode ser abaixo ou acima do joelho, da forma que te promover mais conforto e bem-estar.

Quando o assunto é moda, não há regras! O importante é que você goste do que está vestido e se sinta representada pela veste.

Que vestido curto usar em cada ocasião?

Como já dissemos várias vezes, ocasião não falta para você exibir um belo vestido curto por aí. Porém, para te ajudar na hora de montar o look perfeito, iremos te dar algumas dicas de quais tipos de vestidos curtos usar em algumas situações:

Trabalho: Por se tratar de um ambiente que, normalmente, é mais sério e formal, o ideal seria usar um vestido mais clássico no trabalho. Opte por opções não tão curtas, com decote que não mostre tanto e poucos recortes.

O vestido para ir trabalhar pode ser regata, manga curta ou comprida. Caso prefira o modelo de alcinha, uma jaqueta ou um blazer pode ser uma composição interessante.

Quanto às cores, irá depender do seu ambiente de trabalho. Escritórios mais sérios pedem tons neutros e poucas estampas. Porém, em locais mais descolados e com poucas restrições, é perfeitamente possível usar estampas e florais.

Passeios diurnos: Em passeios diurnos, como shoppings, parques, locais turísticos e até na rua mesmo, o ideal é que você priorize o conforto, por isso, os modelos soltinhos e mais leves são super indicados.

Nesses casos também não há razões para não abusar dos tons vivos, das estampas e dos recortes. Aqui, a liberdade de escolha é bem maior.

Jantar: Um jantar especial merece um look especial, né? Por isso, escolha bem. Sugerimos vestidos curtos acima ou abaixo do joelho, com menos estampas e um ar mais elegante.

Prefira modelos fabricados em tecidos mais sofisticados, e dê uma chance aos decotes não tão profundos. Tons escuros são bem-vindos, assim como os modelos mais acinturados.

Balada: Na balada vale apostar em um vestido que chame mais atenção. Se for do seu gosto, pode escolher opções com brilho, recortes diferentes e decotes. Tudo, claro, tomando o devido cuidado para não beirar o exagero.

Em ambientes como casas noturnas não recomendamos vestidos muito leves, pois eles podem subir com facilidade ao dançar, nem os estampados e coloridos demais, pois fogem um pouco da proposta do ambiente.

Os modelos mais glamourosos e bem trabalhados tendem a ser as melhores escolhas nessas ocasiões.

Trabalho Passeios diurnos Jantar Balada
Estrutura Soltinhos ou acinturados Soltinhos ou leves Soltinhos, acinturados ou justos Acinturados ou justos
Tecido Mais formais Fluidos Mais elegantes e trabalhados Mais glamourosos
Cor e estampa Tons neutros, evitar estampas coloridas Tons vivos, claros ou estampados Indiferente, porém, tons escuros são bem-vindos Cores escuras, com brilho, metalizados e detalhes
Altura da barra Abaixo do joelho ou no máximo três dedos acima do joelho De acordo com a sua preferência De acordo com a sua preferência Indiferente, mas as opções no meio da coxa são uma boa escolha
Decote Sutil De acordo com a sua preferência De acordo com a sua preferência De acordo com a sua preferência

Quanto custa?

Como todo artigo de vestuário, o preço do vestido curto está totalmente atrelado à qualidade do tecido e, principalmente, à marca.

Hoje em dia encontra-se uma grande variedade de valores, pois existem milhares de marcas no mercado, o que torna muito difícil fazermos uma média. De maneira geral, saiba que os modelos com melhor qualidade custam ao menos R$ 180, e podem chegar até R$ 700 ou mais.

Quando o assunto é roupa, é importante frisarmos que as marcas elegem um público para trabalho, e por isso a variação é tão grande. O que importa é que existe opção para todo bolso, viu?

Onde comprar?

Comprar vestido curto é tarefa fácil, né? Dificilmente você irá encontrar uma loja de roupas que não o venda.

Caso você queira ir em uma loja de vestuário comum, as opções são inúmeras e basta você escolher a marca de sua preferência, como Colcci, Canal, Shoulder, Hering, Amaro, entre tantas outras

Se você prefere as lojas de departamento, não tem problema: Renner, C&A, Marisa, Zara, Forever 21 e Riachuelo são só algumas das opções disponíveis no mercado.

No entanto, se você ama comprar online te recomendamos o e-commerce das próprias marcas, ou grandes sites de vendas online como a Amazon, a Dafiti e o Mercado Livre.

Foto de uma mulher de costas, olhando um rio, vestindo um vestido curto azul e branco, com decote nas costas e manga curta. Ela possui cabelo curto e está com uma das mão nos óculos, posicionados na cabeça.

Existe uma enorme variedade de modelos diferentes de vestidos curtos no mercado. (Fonte: Crina Doltu / Pexels)

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de vestido curto

Na hora de comprar roupa a gente costuma ser bem criterioso, e com o vestido curto não é diferente. Por isso, listamos alguns pontos que você deve observar antes de comprar a sua.

  • Composição
  • Caimento
  • Acabamento
  • Cor

Abaixo, vamos te explicar melhor cada um desses fatores.

Composição

Toda peça possui uma etiqueta com a composição do produto, e é interessante que você dê uma olhadinha nela ante de comprar o seu vestido dos sonhos.

Nessa etiqueta você vai encontrar os materiais usados na sua fabricação, e poderá saber quanto de algodão, por exemplo, ela tem.

Evite aquelas que possuam altas quantidades de sintéticos e dê preferência para os tecidos mais naturais, pois eles possuem alta qualidade.

Caimento

Bom caimento é imprescindível em um vestido curto. É super importante que ele fique bem e valorize seu corpo.

Foto de uma mulher de costas, vestindo um vestido de renda branco curto, olhando o mar.

Escolha um vestido que dê excelente caimento. (Fonte: adamkontor / Pixabay)

Por isso, caso você compre em uma loja física, não deixe de experimentar. Mas, se você preferir a compra online, opte por modelos não muito ousados, com maiores chances de um bom resultado.

Acabamento

O acabamento faz toda diferença em uma roupa. É importante reparar nos detalhes: na costura, nos botões, na barra e até no zíper.

Esses são detalhes que se não estiverem impecáveis podem te acarretar problemas futuros. A durabilidade da peça depende muito de um bom acabamento.

Cor

Existe vestido curto de tudo quanto é cor e estampa que você imaginar, e cabe somente a você fazer a escolha que mais te agrada.

Foto de duas mulheres jovens de costas em um campo com o sol se pondo.

O vestido pode ser liso, colorido e ter lindas estampas. (Fonte: StockSnap / Pixabay)

Lembre-se que alguns tons são mais fáceis de combinar com acessórios e casacos, e outros podem não ser uma boa pedida em todo tipo de situação. Fora isso, variedade de escolha não irá te faltar.

(Fonte da imagem destacada: Crina Doltu / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Anna Liz Melo Personal Stylist
Formada em moda e prestes a concluir o curso de cosmetologia e estética, Anna Liz tem no currículo experiência suficiente para aconselhar qualquer pessoa sobre o look certo para qualquer ocasião. A experiência de dois anos em Paris ajudou muito, mas seu feeling é o que faz dela a pessoa certa para te ajudar a escolher a roupa, o perfume e os acessórios certos para cada compromisso.