Na foto uma mulher loira de vestido xadrez com chapéu de palha e umas bandeirinhas penduradas ao fundo.
Ultima atualização: 28 de agosto de 2019

Como escolhemos

11Produtos analisados

22Horas investidas

4Estudos avaliados

73Comentários coletados

Basta o mês de junho se aproximar para começarem a surgir os convites para as mais diversas festas juninas. Nelas, bebês, crianças e adultos entram no clima da celebração, e é claro que as mulheres e meninas não deixam de usar um vestido de festa junina. É sobre essa peça que falaremos hoje aqui no ReviewBox Brasil: seja bem-vindo!

Tradicionalmente xadrez e cheio de detalhes, o vestido de festa junina é uma peça marcante e que existe até na versão noiva, sendo essencial para garantir uma boa quadrilha e transformar todas as convidadas em verdadeiras caipirinhas.

E se para o próximo arraiá você já está pensando no que usar, saiba que nesse texto trazemos todas as informações a respeito do vestido de festa junina. Ao final da leitura você saberá exatamente como escolher o ideal. Então continue com a gente e vamos lá!




Primeiro, o mais importante

  • Com exceção das versões para noiva, o vestido de festa junina tradicional é xadrez, mas existem opções com estampa floral que também servem para entrar no clima da festa.
  • Existem opções com manga curta e longa e graças a isso é possível escolher um modelo tanto para dias mais frios quanto quentes.
  • Há vestido de festa junina para todas as idades, sendo fácil de encontrar opções infantis e adultas.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores vestidos de festa junina

Conforto e beleza são dois quesitos essenciais para bom um vestido de festa junina. Sabendo disso fomos em busca dos modelos mais bem avaliados por quem comprou e aprovou e reunimos todos eles nesse ranking. Confira:

1º - Vestido de Festa Junina Caipirinha Adulto Rosinha com Tiara

Voltado para as mulheres que querem se transformar em caipirinhas, esse modelo de vestido de festa junina é fabricado com poliéster e polipropileno, tendo busto na cor pink e saia e mangas em estampa floral amarela e rosa.

A peça possui manga curta, detalhe com fita acetinada na cintura, renda na parte final da saia e acompanha uma tiara muito delicada. Além disso, ele está disponível em três tamanhos, o PP, que corresponde ao 36, o P, que corresponde ao 38 e 40 e o M, que corresponde ao 42 e 44.

2º - Vestido de Festa Junina Caipirinha Bebê Luxo

As bebês também têm vez e podem se tornar lindas caipirinhas graças a esse vestido muito confortável fabricado com tecido 50% em algodão e 50% em poliéster. Possuindo estampa xadrez em tons de rosa, verde claro e amarelo, esse modelo é repleto de detalhes e acompanha ainda um shorts.

O vestido possui laços espalhados no busto, saiote, shorts e nas mangas, seu fechamento é com botões na parte de trás e há ainda uma faixa na cintura para amarrar. Ele está disponível no tamanho M, que veste meninas de 2 anos, e G, que veste as pequenas de 3 anos.

3º - Vestido de Festa Junina Infantil Caipira Chic com Tiara

Possuindo uma modelagem um pouco mais moderna, esse vestido de festa junina infantil possui manga bufante, cintura com faixa e fechamento na parte de trás com zíper. Ele é confeccionado em poliéster na cor rosa claro com estampa floral em rosa e lilás.

O destaque desse modelo fica por conta de suas mangas e do saiote, que é feito em camadas com um degrade de cores. Além disso, ele acompanha uma tiara de flores e está disponível no tamanho M, que veste meninas com idade entre 5 e 8 anos.

4º - Vestido de Festa Junina Vestido com Babados Rosa

Um pouco mais simples, porém muito delicado, essa outra opção de vestido de festa junina é voltada para meninas com idade entre 5 e 8 anos e é confeccionada em rosa com detalhes em roxo.

O modelo possui mangas bufantes e saiote feitos com tecido floral e detalhes em fita acetinada, sendo que a saia é no modelo em camadas, para dar mais charme a peça. Ele possui mangas curtas e é fabricado em poliéster.

Guia de Compra

Pula a fogueira iáiá, pula fogueira ioiô... Basta o mês de junho chegar para que o clima da festa junina invada as cidades com suas músicas, bandeirinhas e comidas típicas. São escolas, clubes, parques e muitos outros espaços que realizam essa festa considerada por muitos a melhor.

E vestir-se a caráter faz parte da celebração e para isso o vestido de festa junina é fundamental. Pensando nisso, criamos esse guia de compra para falar tudo a respeito dessa peça e te ajudar a escolher o melhor.

Imagem de casal com roupas de festa junina.

Vestir-se a caráter é fator fundamental para participar de uma festa junina. (Fonte: Kleber Cordeiro Costa / 123RF)

O que é um vestido de festa junina?

Possuindo saia rodada e mangas bufantes, o vestido de festa junina é uma peça de roupa típica desse tipo de comemoração, estando presente também nas versões julinas da festa.

Esse modelo de vestido pode ser utilizado por pessoas de todas as idades e sempre é cheio de detalhes, laços e renda, sendo na maioria das vezes confeccionado com estampa xadrez ou floral, que é a mais moderna.

Quais as vantagens e desvantagens do vestido de festa junina?

A principal vantagem do vestido de festa junina é que ele transporta tanto meninas, quanto mulheres, para o clima da festa e faz com que ela fique mais divertida.

Além disso, ele é muito fácil de ser encontrado para comprar e não possui preço elevado, sendo uma ótima opção para quem quer se vestir á caráter. Outro ponto positivo é que existem diversos modelos desse produto. Assim, é possível agradar desde quem gosta de uma peça mais básica até as mais cheias de detalhes.

Não pode-se deixar de destacar também, que principalmente as pequenas ficam extremamente fofas em um desses e esse item é essencial para as tradicionais quadrilhas realizadas pelas escolas todos os anos.

O único ponto negativo do vestido de festa junina é que esse é um produto com uso um pouco limitado, visto que somente é utilizado nas épocas da festa e, no caso das crianças, podem não servir mais depois de um ano.

Vantagens
  • Ajuda a entrar no clima da festa junina
  • Existe em diversos modelos
  • Não possui preço alto
  • Pode ser usado por meninas e mulheres de todas as idades
Desvantagens
  • É utilizado somente em uma época do ano
  • Pode deixar de servir rapidamente nas crianças

O que não pode faltar em um vestido de festa junina?

O vestido de festa junina é uma peça bem pouco básica e no qual quanto mais detalhes tiver mais chamativa e bonita ficará. Logo, além das tradicionais estampas xadrez ou floral, não pode faltar nesse produto um saiote rodado, até porque durante a quadrilha ele é muito usado.

Além disso, detalhes em renda ou laços são essenciais, visto que eles dão um toque a mais na peça. Outra parte importante do vestido de festa junina são as mangas, quase sempre bufantes, independente do seu comprimento.

Na foto uma mulher com um vestido de festa junina amarelo com xadrez amarelo, vermelho e verde e uma tiara na cabeça.

Os vestidos de festa junina são repletos de detalhes, sendo que a renda e os laços estão quase sempre presentes. (Fonte: Kleber Cordeiro Costa / 123rf)

Quanto custa?

O valor do vestido de festa junina possui variação de preço e o que mais causa alterações nesse produto é o tamanho, visto que os modelos para adultos acabam sendo mais caros.

Com isso, é possível adquirir um vestido de festa junina infantil por um valor que se inicia em R$ 38, em média, até cerca de R$200, sendo esses modelos mais trabalhados ou maiores.

Onde comprar?

As lojas de fantasia e de roupa infantis são bons lugares para encontrar vestidos de festa junina e basta que o mês de junho se aproxime para que as vitrines comecem a apresentar alguns modelos. Além disso, nas de departamento como Americanas, também é possível encontrar alguns modelos.

As lojas online são outra boa opção, principalmente para quem na correria do dia a dia não tem tempo de buscar por um vestido desses em diversas lojas. E existem muitos sites que vendem esse produto o ano todo, sendo que alguns deles são: Amazon, Mercado Livre, Abrakadabra Fantasias ou Submarino.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de vestido de festa junina

Se você está disposta a usar um vestido de festa junina no próximo arraiá que for convidada saiba que agora te mostraremos quais fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher um modelo, são eles:

  • Tamanho
  • Temperatura
  • Estampa
  • Conforto
  • Detalhes adicionais

Abaixo você encontra uma descrição detalhada sobre cada um deles.

Tamanho

Por mais que pareça meio óbvio pensar que deve-se levar em consideração o tamanho na hora de comprar um vestido de festa junina vale saber que nem sempre eles são confeccionados exatamente nas medidas de um vestido comum, por exemplo.

Muitas vezes o PP equivale ao tamanho 36 e o M pode servir em pessoas que usam até o tamanho 44. Com as crianças isso não é diferente e nem sempre um modelo que serviria em uma menina de 6 anos, vai servir na sua filha dessa idade.

Portanto, se a compra for em uma loja física você deve sempre provar a peça e caso a escolha seja por uma loja online é sempre bom checar as medidas do vestido na descrição.

Estampa

Outro ponto a ser levado em consideração é o tipo de estampa a ser escolhida. Como te dissemos existem modelos de vestido de festa junina xadrez e florais e não há regras para isso.

Logo quem busca por uma opção mais tradicional deve optar pelos vestidos xadrezes, visto que não existe estampa mais típica de festa junina do que essa. Porém, os florais também se encaixam bem e existem opções que unem esses dois elementos, conseguindo agradar todos os gostos.

Temperatura

Tradicionalmente a festa junina acontece no inverno, porém no Brasil as estações do ano possuem temperaturas muito diferentes, principalmente pensando na cidade e estado onde se vive.

Logo, muito provavelmente quem for a uma festa junina no Sul do país pode fazer bom uso de um vestido que possua mangas mais compridas, visto que lá o frio é mais intenso.

Já quem vive no Nordeste e até mesmo em algumas cidades do Sudeste pode até investir em um modelo de mangas curtas e sem shorts por baixo da saia, já que as temperaturas são mais amenas.

Na foto uma roda com crianças dançando música de festa junina.

Para dias mais frios o ideal é que o vestido possua manga comprida ou que se use uma blusa por cima ou por baixo dele. (Fonte: Livoca / Pixabay)

Conforto

Por possuir muitas rendas e detalhes pode facilmente acontecer do vestido de festa junina não ser confortável e é imprescindível analisar isso principalmente pensando nas crianças.

Dessa forma, um ponto principal que deve ser levado em consideração são as mangas. Por serem bufantes, muitos modelos possuem elástico e ele pode apertar o braço e até mesmo machucar. Portanto, cheque se a criança está se sentindo bem com a peça mesmo antes de comprá-la para evitar problemas.

Detalhes adicionais

Existem modelos de vestido de festa junina que são mais simples e outros que possuem muitos detalhes, sendo que qual escolher irá depender bastante do que se deseja e esses diferenciais podem ser interessantes para compor todo o look da festa junina.

Dessa forma, há opções que vem com shorts, o que pode ser interessante em dias frios, outros que acompanham tiaras e isso já facilita o detalhe do cabelo. Caso esses fatores sejam importantes para você então vale a pena escolher um modelo que os
possua.

(Fonte da imagem destacada: Kleber Cordeiro Costa / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.