Na foto uma menina de vestido branco sentada em uma cama com luzinhas em formato de estrela ao redor dela.
Ultima atualização: 10 de agosto de 2019

Como escolhemos

13Produtos analisados

18Horas investidas

5Estudos avaliados

66Comentários coletados

Sendo uma peça sinônimo do vestuário feminino, o vestido é atemporal, confortável e pode ser usado em todas as ocasiões. Graças a isso, mulheres de todas as idades apostam nesse item do vestuário. Até mesmo para as pequenas existe o vestido infantil, produto que falaremos hoje aqui no ReviewBox Brasil, seja bem-vindo!

Existindo em modelos mais simples e em outros que transformam meninas em verdadeiras princesas, o vestido infantil é uma peça ideal para dias quentes e confere beleza, frescor e graciosidade às meninas.

E se você está pensando em adquirir um desses para a sua filha, neta ou sobrinha veio ao lugar certo. Nesse texto falaremos tudo sobre esse produto e ao final da leitura você saberá exatamente qual modelo escolher, então continue conosco e vamos lá!




Primeiro, o mais importante

  • O vestido infantil é confeccionado em diferentes materiais, porém a malha e o algodão estão entre os mais confortáveis e recomendados para as pequenas.
  • Existem opções para o dia a dia e para ocasiões especiais de diversos tamanhos e comprimentos, conseguindo se adaptar a todos os gostos e ambientes.
  • O vestido infantil acompanha meninas há milhares de anos e atualmente é possível adquirir um desses por um valor inicial de R$ 7.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores modelos de vestido infantil

Muito mais do que beleza, o vestido infantil deve ser confortável, já que assim consegue garantir que a criança se sinta bem com ele. Pensando nisso, fomos em busca dos modelos mais bem avaliados para que você possa escolher sem dúvidas, confira:

1º - Vestido Infantil de Luxo Branco Floral com Pérolas e Tiara

Voltados para ocasiões especiais onde as meninas devem estar mais arrumadas como casamentos e festas, esse modelo de vestido infantil é confeccionado em algodão e poliéster, o que confere maior durabilidade a peça e conforto para a criança.

Ele possui busto na cor branca com detalhes de bolinhas que lembram pérolas e um cinto com as mesmas aplicações. A sua saia é rodada com estampa floral em rosa, possuindo como forro um tule para deixá-la mais armada. Além disso, o vestido acompanha uma tiara com laço e strass.

2º - Vestido Infantil Bege com Estampa de Rosas e Tiara

Muito delicado e voltado para eventos mais especiais, essa outra opção de vestido possui a cor branca com detalhes em flores rosas e é confeccionada em algodão e poliéster, o que garante mais conforto e mobilidade para as pequenas.

No busto do vestido há a aplicação de pérolas artificiais e strass, suas mangas são no estilo princesa e há um laço nas costas. Além disso, sua saia possui duas camadas, sendo uma em tule, para deixá-lo mais volumoso, e a outra em material liso estampado. O vestido acompanha ainda uma tiara com laço e strass na cor branca.

3º - Vestido Infantil de Festa Floral Luxo com Sapatilha

Outra opção para festas é esse vestido floral com babados disponível no tamanho PP, que veste meninas de 3 a 4 anos de idade. O modelo é confeccionado em algodão e poliéster e acompanha uma tiara com laço e strass e uma sapatilha branca.

O vestido conta com busto na cor branca com babado de tule e bolinhas que lembram pérolas. Possui uma faixa também com pérolas e laço na parte de trás e sua saia é no floral rosa em duas camadas, além de receber forro em tule para deixá-la mais volumosa.

4º - Vestido Infantil TMX Listrado Goiaba

Simples, mas muito confortável e ótimo para o dia a dia, essa outra opção de vestido infantil é produzida em algodão e elastano. Na cor goiaba, com detalhes de listras, está disponível em tamanhos para crianças de 4, 6 e 8 anos.

O vestido possui manga curta, gola redonda e na sua cintura conta com um elástico interno e um cordão para laço com ponta dourada que dão um toque despojado a peça. Além disso, ele é curto e possui uma modelagem um pouco mais larga que dá liberdade para a pequena.

Guia de Compra

O vestido infantil é uma peça presente no guarda-roupa de meninas de todas as idades. Até mesmo bebês usam diversos modelos dessa peça de roupa feminina, delicada e também muito confortável, que pode ser encontrada em diversos tipos de tecidos.

Porém, sempre que se procura por uma roupa para uma criança a preocupação maior é em fazê-la se sentir bem, por isso o vestido ganha tantos pontos. Mas não é só isso, nesse Guia de Compra você descobrirá tudo sobre esse produto e ao final da leitura estará craque nele e saberá como escolher os melhores modelos.

Na foto uma menina de vestido colorido pulando em cima de uma cama ao lado de uma janela.

A maioria dos vestidos infantis deixam a criança muito livre e confortável, sendo ótimos principalmente para épocas mais quentes. (Fonte: famveldman / 123rf)

O que é um vestido infantil?

Os vestidos talvez sejam um dos tipos de roupas que as meninas mais ganham de presente. Isso porque tradicionalmente essa peça é sinônimo de feminilidade e não tem uma só bebê ou criança que não fique bem vestida com ela.

O vestido infantil é a versão mini do vestido adulto e graças a isso é encontrado em diversos modelos, estampas, cores, tipos de tecido e muito mais. Tradicionalmente os vestidos mais armados e rodados estão entre os mais escolhidos, porém quem quer algo menos festivo também consegue encontrar uma boa opção.

A história dos vestidos acompanha a humanidade, mas somente por volta de 1.800 eles começaram a aparecer com mais força, sendo uma peça exclusiva do vestuário feminino. Nessa época e nos anos que se seguiram, meninas e mulheres usavam apenas essa peça de roupa.

Quais as vantagens e desvantagens dos vestidos infantis?

O vestido infantil pode ser relacionado a frescor e conforto, o que é muito positivo para crianças de todas as idades, visto que nessa fase é essencial que se sintam bem e sem nada para atrapalhar suas brincadeiras.

Justamente por isso essa é uma excelente peça para o verão brasileiro, que facilmente atinge temperaturas que passam dos 35ºC. Porém, a versatilidade permite que o vestido infantil seja usado também no inverno, visto que existem modelos de manga comprida e feitos com tecidos mais grossos.

Outro ponto positivo é que essa peça é facilmente encontrada em qualquer loja que venda roupas infantis e não possui um valor elevado, sendo possível adquiri-la sem dificuldade.

Além disso, não se pode deixar de destacar que há ainda opções para festas e para o dia a dia, o que garante que o vestido infantil possa ser usado em todas as ocasiões.

O único ponto negativo, está relacionado aos modelos mais festivos. Esses devem ser escolhidos com cautela, visto que as vezes possuem armações e muitos detalhes que podem deixar a criança desconfortável.

Vantagens
  • É facilmente encontrado para comprar
  • Existe em diversos modelos e tamanhos
  • É confortável
  • Pode ser usado no frio e no calor
  • É muito versátil
  • Há opções para todas as ocasiões
Desvantagens
  • Modelos mais festivos podem ser desconfortáveis

Quais os melhores tipos de tecido para a confecção de um vestido infantil?

Independentemente da idade da criança, é essencial escolher peças de roupa que antes de qualquer coisa sejam confortáveis. Para isso, mais importante do que a modelagem é o tecido, visto que ele ficará em contato direto com ela.

Com o vestido infantil isso não é diferente. Por isso, na hora de escolher um modelo deve-se prezar por tecidos que sejam leves, macios e deem conforto a criança em todas as ocasiões.

Dessa forma, saiba que o material mais indicado para a confecção de roupas infantis é o algodão, visto que ele é leve e permite que a pele respire, além de absorver bem o suor.

Outras opções são o poliéster, que muitas vezes é misturado com o algodão, a malha, viscolycra e o suedine, já que todos também garantem boa movimentação da criança e não são quentes.

Deve-se tomar cuidado com vestidos que sejam de brim, sendo que os únicos aceitáveis são mais macios. Também cuide com a lã ou outro material que pode soltar alguns pelinhos. Já o linho e a cashmere não costumam ser os mais recomendados.

Na foto uma bebê sentada em um gramado de vestido rosa florido ao lado de um urso de pelúcia.

O algodão é o tecido mais recomendado para a confecção de roupas para bebês e crianças já que não causa alergias ou desconfortos na criança. (Fonte: Singkham / Pexels)

Qual o tamanho correto de vestido infantil para as idades da criança?

Existem modelos de vestido infantil para bebês e meninas de diversas idades. Porém, quem não entende muito de roupa de criança pode se encontrar confuso, visto que são usados números e letras para demonstrar o tamanho das peças. Assim, não se sabe ao certo a relação com a idade dos pequenos.

Mas isso é bem menos complicado do que parece e aqui no Brasil se segue as diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para numeração das roupas infantis. Portanto, você confere a associação entre tamanho da roupa e idade da criança na tabela abaixo:

Tamanho do vestido Idade da criança
PP Recém-nascido
P Até 3 meses
M De 3 a 6 meses
G De 6 a 9 meses
GG De 9 a 12 meses
1 De 12 a 18 meses
2 De 18 meses a 2 anos
3 3 anos
4 4 anos
6 De 5 a 6 anos
8 De 7 a 8 anos
10 De 9 a 10 anos

Vale saber que após os 10 anos de idade a menina passa a utilizar roupas de tamanho infanto-juvenil e não mais infantil.

Vestido infantil simples ou detalhado: Qual escolher?

Muitas mães têm o sonho de vestir suas meninas como verdadeiras princesas, porém nem sempre os vestidos bufantes, cheios de renda, detalhes e tule são os mais indicados.

Por mais que a aparência faça brilhar os olhos, é de extrema importância pensar na ocasião onde esses vestidos serão usados. Também considere o quanto a criança se sente bem com eles.

Com relação a isso, vale saber que normalmente as opções mais simples são as mais confortáveis e também as mais usáveis no dia a dia, sem falar que custam mais barato. Por isso, antes de comprar um vestido infantil mais detalhado, pense se ele é adequado para o dia a dia criança.

Caso não seja, deixe-o reservado para ocasiões especiais como sessões de fotos, aniversários e afins.

Quanto custa?

Por existirem muitas opções no mercado, o valor do vestido infantil varia bastante e isso se altera a partir do tamanho, modelo, material, estilo e muitos outros fatores. Dessa forma, vale saber que os modelos mais luxuosos, para ocasiões especiais e de marcas famosas são mais caros do que os simples de algodão ou malha, por exemplo.

Com isso, se você deseja adquirir um vestido infantil saiba que é possível encontrar opções por um preço inicial médio de R$ 7, até cerca de R$ 250. Porém, saiba que nessa faixa de valor se encontram opções mais comuns e que os de luxo podem passar dos R$ 6 mil.

Na foto uma menina de vestido quadriculado preto e branco com uma boina sentada em um balanço com uma cesta de flores ao lado no meio de uma floresta.

O valor dos vestidos infantis varia muito e quanto mais detalhes o produto possui mais caro ele é. (Fonte: Kha Ruxury / Pexels)

Onde comprar?

Se tem uma coisa muito positiva sobre o vestido infantil é que ele é encontrado em todas as lojas que vendem peças para esse público, logo não existe dificuldade alguma em achá-los.

Algumas lojas onde você pode facilmente comprar um desses são PB Kids, Riachuelo, Lilica Repilica e Alô Bebê.

Para quem é fã de compras online, saiba que são incontáveis os sites que vendem esse tipo de peça, existindo inclusive alguns que comercializam vestidos mais especiais e customizados. Logo, algumas lojas online onde é possível adquirir um vestido infantil são:

  • Amazon
  • Mercado Livre
  • Tricae
  • Dafiti

Critérios de Compra: Fatores para comparar os modelos de vestido infantil

Agora que você já está entendendo tudo sobre o universo dos vestidos infantis chegou o momento de te ajudarmos a escolher o melhor modelo para a sua menina. Para isso você deve levar em consideração os seguintes fatores:

  • Ocasião
  • Cor
  • Temperatura
  • Comprimento
  • Gosto da criança

Abaixo detalhamos cada um deles para que você consiga fazer a escolha ideal.

Ocasião

Antes de mais nada é importante definir em que ocasião o vestido será utilizado. Isso é essencial porque existem modelos que não combinam para determinadas situações e assim a chance de errar é muito pequena.

Dessa forma, se o vestido for para uma festa ou data especial vale muito a pena investir em uma peça mais marcante, detalhada e especial. Exemplos são aniversários, batizados, casamentos e afins.

Já para o dia a dia não existe a necessidade de escolher um vestido muito diferenciado, visto que os modelos mais simples são ideais para que a criança brinque, se divirta e se sinta bem. Com isso, as opções de malha, sem tule, aplicações e outros itens desse tipo acabam sendo uma escolha mais certeira.

Na foto uma menina no meio de uma plantação com vestido preto estampado com flores brancas e chapéu segurando um bouquet de flores brancas e amarelas.

Dependendo da ocasião pode-se escolher um modelo de vestido infantil mais simples ou mais trabalhado, visto que existem muitas opções. (Fonte: thinhvuongvn8088 / Pixabay)

Cor

Outro ponto importante está relacionado a cor do vestido. Existem opções de vestidos infantis em todas as tonalidades imagináveis, inclusive há muitas variações de estampas também.

Aqui, além do gosto, deve-se considerar que opções mais claras como branco, bege e tons pastéis mostram muito mais qualquer tipo de sujeira. Dessa forma, quando a necessidade é que a criança fique arrumada por mais tempo as opções mais escuras acabam sendo melhores.

Porém, lembre-se que o preto e até mesmo o cinza e o azul marinho acabam retendo mais calor. Em dias muitos quentes eles podem não ser bons aliados, visto que deixarão a criança mais incomodada e desconfortável.

Tirando isso, todas as cores de vestido infantil são permitidas e o gosto pessoal é o que irá determinar a escolhida da vez.

Quem gosta de criar looks todo combinados deve analisar também a cor da sapatilha ou do calçado que a menina irá usar com o vestido e assim optar por um modelo que tenha uma tonalidade parecida.

Temperatura

Além da questão de que cores claras são melhores para dias quentes e as escuras para dias frios, deve-se levar em consideração a temperatura para optar pelo modelo do vestido.

Existem opções tanto para o calor quanto para o frio. Isso é uma grande facilidade. Portanto, se o vestido for utilizado em épocas mais quentes opte sempre pelas mangas curtas e até mesmo as alcinhas. Já para o frio, os de manga ¾ e comprida são melhores.

Aqui a escolha do tecido também é importante. Os mais leves acabam esquentando menos, portanto não devem ser escolhidos para estações mais geladas.

Na foto uma mulher com uma menina no colo de vestido de alças xadrez olhando uma para a outra sorrindo.

Dias quentes pedem vestidos leves, sendo que os de manga curta e com alças podem deixar a criança mais confortável e fresca. (Fonte: Mark Bowden / 123rf)

Comprimento

Mesmo que sejam menos comuns, existem vestidos longos infantis e não são todas as crianças que se adaptam a eles. Logo, o ideal é experimentar e perguntar como ela se sente, além de claro visualizar se consegue andar e se movimentar com tranquilidade.

Na dúvida, as opções na altura do joelho ou até mesmo midi, que fica na região da canela, podem ser a melhor escolha, visto que são mais comuns e não causam nenhum tipo de incômodo nas meninas.

Gosto da criança

Sim, uma boa forma de escolher um vestido infantil é levando em consideração o gosto da criança. Isso é importante porque ela pode gostar mais de uma cor do que de outra, uma estampa chamar mais a sua atenção e assim por diante.

Na foto uma menina de vestido pink em frente a um espelho estilo camarim com luzes usando um sapato de salto.

É essencial que a criança se sinta bem e goste do vestido, assim ela o usará mais feliz. (Fonte: choreograph / 123rf)

Além disso, muitas meninas gostam de se vestir “sozinhas” e ao deixá-las optar por um novo vestido a possibilidade de quererem usá-lo é maior. Caso não seja o seu desejo colocá-la frente a muitas opções, você pode fazer uma seleção de dois modelos e permitir que ela opte por um deles.

(Fonte da imagem destacada: famveldman / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.