Vestido midi.
Ultima atualização: 30 de outubro de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

71Comentários coletados

Bem-vinda ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre o vestido midi, uma peça elegante, com comprimento médio e modelagem estruturada que valoriza a silhueta da mulher.

Por causa do comprimento, o uso da peça é apropriado em contextos formais e informais. Você encontra grande variedade de modelos em diferentes tecidos, modelagens e acabamentos. Quer saber tudo sobre o vestido queridinho entre fashionistas e celebridades? Continue lendo este artigo.




Primeiro, o mais importante

  • O vestido midi é democrático, pode ser usado por mulheres com diferentes biotipos, estaturas, estilos e faixas etárias – você encontra o vestido midi para meninas.
  • Você encontra o vestido midi em diferentes modelagens: Lápis, Evasê, Godê, Trapézio e Plissado. A peça pode ter corte reto ou arredondado e diferentes estilos de decote.
  • O vestido midi é versátil. Pode ser usado em momentos de lazer, para trabalhar ou até ir em eventos formais diurnos ou noturnos como festas de formatura, casamento e batizados.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de vestido midi: Os favoritos da redação

Você está pensando em comprar um vestido midi? Então veio ao lugar certo. Selecionamos algumas sugestões de compra abaixo. Esses modelos carregam as principais tendências do mundo da moda e podem ser usados em diferentes ocasiões.

O modelo ideal para dias quentes

O vestido midi da Autentique é ideal para o verão. Confeccionado em linho, possui modelagem soltinha, elástico nas costas, alças finas em formato de X nas costas e pingente na ponta. Esse modelo possui decote reto, ideal para mulheres discretas. Disponível nas cores mostarda, coral e areia.

A melhor opção para mulheres elegantes

O vestido midi da Rubinella é uma peça confeccionada em linho na cor areia. A modelagem em estilo regata com alças largas é equilibrada pela fenda da saia. O vestido ainda é decorado com pequenos botões e uma faixa de tecido delicada.

O modelo ideal para adolescentes

No products found.

Esse vestido midi da TNG é perfeito para jovens. Confeccionado em malha canelada, o vestido possui modelagem justa ao corpo, mangas longas, gola arredondada e padronagem listrada em tons de laranja e branco. Este modelo é ideal para compor looks despojados e casuais.

Uma opção que exala sensualidade

No products found.

O vestido midi da Racy é ideal para quem gosta de montar looks elegantes com um toque de sensualidade. Em estilo tubinho, o vestido possui decote profundo e mangas compridas. A peça veste bem mulheres de diferentes biotipos e modela as curvas. Esse modelo é perfeito para ocasiões formais noturnas.

Pretinho nada básico

No products found.

O vestido midi da TNG é o modelo ideal para quem deseja montar um look empoderado. A peça possui modelagem solta, decote em V com aplicação de babados e recortes que marcam a cintura. O vestido é confeccionado em viscose na cor preta.

Guia de Compra

O vestido midi é um modelo infinitamente elegante e feminino. A peça marca presença nas passarelas, editoriais de moda e redes sociais de celebridades e influenciadoras digitais, que utilizam o vestido em diferentes ocasiões, sejam formais ou descontraídas.

Como o vestido midi é fresquinho, a peça é ideal para dias quentes, mas nada impede combiná-lo com uma bota e um sobretudo e arrasar no inverno. Saiba mais sobre o must have da estação neste Guia de Compra.

Imagem de uma mulher usando um vestido midi.

O vestido midi valoriza todos os biotipos. (Fonte: Godisable Jacob / Pexels)

O que é vestido Midi?

Nem curto, nem longo, o vestido midi possui comprimento médio – abaixo do joelho até a altura do tornozelo. Essa peça fashionista equilibra feminilidade, elegância, conforto e uma pegada vintage.

Por causa do comprimento, o vestido midi pode ser usado em todas as estações.

Versátil, o vestido midi é uma peça prática que pode ser usada em contextos formais e informais. Por causa do comprimento médio, o vestido midi pode ser usado em diferentes estações do ano, da primavera ao inverno.

Para arrasar com o vestido midi você só precisa aprender a escolher o modelo ideal para cada ocasião e combiná-lo com o sapato correto. Dica de ouro: Utilizar o vestido midi com sapato nude ajuda a alongar a silhueta.

Antes de conferir um guia completo de como usar o vestido midi, conheça algumas vantagens e desvantagens da peça na tabela abaixo:

Vantagens
  • O vestido valoriza todos os biotipos
  • A peça pode ser usada com sandálias baixas ou altas, sapatilha, bota e tênis casual
  • Você encontra opções em diferentes modelagens
  • A peça pode ser lisa ou estampada
Desvantagens
  • Mulheres baixas devem combinar o vestido midi com sapato alto, senão a silhueta fica achatada

Qual é a história do vestido Midi?

O vestido midi é importante na história da moda, pois acompanhou a revolução do papel da mulher na sociedade entre a Primeira Guerra Mundial e a Segunda.

Com os homens em guerra, as mulheres tornaram-se fundamentais no desempenho das tarefas domésticas e igualmente importantes em postos de trabalho. Nessa época, o vestido longo foi deixado de lado, pois atrapalhava os movimentos e a agilidade durante a execução do trabalho.

A busca pelo conforto e praticidade se tornou unânime entre as mulheres da época. Por essa razão, a indústria da moda teve que se adaptar às novas necessidades femininas e desenvolveu diferentes padrões de vestido midi.

Hoje em dia, a peça é um must have entre mulheres modernas e clássicas. Além de conquistar as passarelas internacionais, aparecer em editoriais de moda e marcar presença nas vitrines das lojas, o vestido midi também vai encontrar espaço em seu guarda-roupas.

Como usar o vestido midi para trabalhar?

Você pode usar o vestido midi em uma combinação sofisticada, elegante e moderna para ir ao trabalho. Nesse ambiente, aposte nos modelos monocromáticos ou com estampas discretas. Evite decotes, fendas e transparência.

Você pode combinar o vestido com um sapato de salto, que pode ser um scarpin preto ou nude com bico pontudo. Em dias quentes, você pode usar uma sandália com salto grosso ou fino. Em dias frios, combine com botas.

Imagem de uma mulher usando um vestido midi.

O vestido midi também pode ser usado no trabalho. (Fonte: Marina Goncharova / 123RF)

Como usar o vestido midi em festas?

O vestido midi também pode ser usado ocasiões formais como festas de casamento, batizado ou formatura. Nesse caso, aposte em um modelo monocromático e minimalista e combine com um sapato de salto alto.

Para cerimônias durante o dia, aposte em cores claras. Se o casamento for em meio à natureza, os vestidos floridos são a escolha certa. Para a noite, você pode apostar em um vestido com tom vibrante.

O vestido midi justo pode compor um look mais sensual por marcar o corpo, mas se você apostar em um vestido com babados na bainha, você consegue quebrar o corte reto da peça e ainda tornar o look mais elegante. O vestido midi arredondado ressalta o romantismo e feminilidade da peça.

Mulher com vestido midi cinza.

Vestidos monocromáticos ou minimalistas com salta alto combinam muito com ambientes formais. (Fonte: Yevgeniya Bondarenko / 13RF)

Como usar o vestido midi em momentos casuais?

Em contextos informais, os modelos de vestido midi justo ou rodado são ideais. Combine o vestido com sapatilha, tênis casual ou até mesmo sandálias rasteiras. Evite sapatos formais.

Uma sugestão para mulheres jovens e fashionistas é combinar o vestido midi com camisa aberta por cima ou t-shirt por baixo, ambas as peças podem ser lisas ou estampadas.

Para quem não quer evidenciar as curvas, a sugestão é amarrar uma camisa social com mangas compridas ou uma jaqueta jeans, de couro ou bomber jacket na cintura. E se a temperatura cair é só vestir a peça.

Também dá para usar acessórios como lenço ou bandana amarrado no pescoço, pulso ou alça da bolsa. Use sua criatividade.

Veja mais algumas dicas de como usar o vestido midi em diferentes ocasiões do cotidiano com a consultora de moda Guid Meinelecki, em um vídeo em seu canal no Youtube:

O vestido midi combina com quais sapatos?

Você quer usar um vestido midi mas não sabe com qual sapato combinar? Não se preocupe, preparamos essa seção para dar algumas dicas de como usar o vestido midi com diferentes estilos de sapatos, com ou sem salto:

  • Scarpin: Garante um ar clássico e vintage ao visual, por isso combina perfeitamente com vestido midi com corte arredondado. É ideal para ocasiões formais como eventos ou trabalho.
  • Sandália de duas tiras: Combina com diferentes modelos de vestido midi. É ideal para quem quer criar um visual longilíneo e dar a sensação de que as pernas são mais longas.
  • Slingback: Garante um ar fashionista ao look, pois o calçado é, ao mesmo tempo, despojado e elegante. O bico fino alonga a silhueta e o laço no calcanhar garante mais charme.
  • Espadrilha: Esse calçado com aparência rústica e artesanal dá um ar descontraído ao look e é ideal para usar no campo ou praia. Combina com vestidos midi estampados.
  • Bota de cano alto: Essa combinação é reservada a mulheres que não têm medo de ousar. Independentemente do tamanho do cano da bota, combine com um vestido midi com fenda.
  • Coturno: Dá peso à produção, por isso é ideal para quem gosta do estilo rocker. Combina com vestidos fluídos, pois cria um contraste interessante.

Além das opções com salto, você também pode apostar em um calçado baixo: Rasteirinha é ideal para looks informais e diurnos. Sandália com tiras lace up dão um ar arrumadinho a um look descontraído.

A mule também combina com vestido midi, principalmente modelos formais. Você também pode combinar o vestido midi com um tênis casual.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de vestido midi

Não poderíamos finalizar este Guia de Compra sem trazer algumas dicas de como escolher o melhor modelo de vestido midi para você. No momento da compra avalie e compare as características listadas abaixo:

  • Modelagem
  • Corte
  • Estilo de decote
  • Comprimento do vestido
  • Com ou sem mangas?
  • Cores e estampas

Vamos detalhar cada um desses critérios ao longo da seção.

Modelagem

Você encontra o vestido midi em diferentes modelagens: Lápis, Godê, Evasê, Trapézio e Plissada.

O vestido midi em modelagem Lápis ou tubinho é bem justo, por isso exala sensualidade. Se montar um look sexy é sua intenção, aposte em um modelo com decote e combine com uma sandália de salto.

Você também pode apostar em modelos com fenda e transparência. Se preferir um look mais discreto, fuja do decote e combine com uma flat mule.

Os modelos com modelagem Evasê, Trapézio e Plissada são fluídos por isso transmitem delicadeza e leveza. O vestido midi Evasê se destaca pela saia em formato de letra A, que concentra a atenção em sua cintura. Combina com mulheres de todos os biotipos.

Os modelos com modelagem Godê são rodados, charmosos e muito femininos. Funciona com todos os biotipos, especialmente para quem quer diminuir a atenção aos ombros largos ou dar a impressão que o quadril é mais largo. Para deixar o visual ainda mais feminino, aposte em uma faixa ao redor da cintura.

Mulher com vestido midi listrado e tênis.

Há modelos de vestido para todos os tipos de corpo. (Fonte: Nugroho Wahyu / Pexels)

Corte

Em relação ao corte do vestido midi, você encontra duas opções: Corte reto ou arredondado. O vestido midi com corte reto é ideal para mulheres com estilo clássico. Também é a melhor opção para alongar a silhueta.

O vestido midi rodado é muito charmoso e funciona com todos os formatos de corpo. Por conta da versatilidade, toda mulher precisa ter um vestido como esse no guarda-roupas.

Imagem de uma mulher usando um vestido em comprimento midi.

O vestido midi rodado é um modelo clássico. (Fonte: Tamara Bellis / Unsplash)

Estilo de decote

O vestido midi pode vir com diferentes estilos de decote, o melhor é o decote ombro a ombro pode ser usado em combinações formais e informais, depende do modelo e do sapato utilizado.

Você também encontra modelos com decote na região dos seios: Decote coração, canoa, tomara que caia, gola alta, assimétrico, quadrado, redondo, em V ou com alcinhas em diferentes espessuras.

Lili FuzikavaConsultora de moda e estilo

"O decote ombro a ombro é ótimo para quem tem quadril largo, pois equilibra a proporção ombros e quadril. Quem tem ombros largos, porém, deve tomar cuidado, pois esse tipo de decote tende a aumentá-los ainda mais."

Comprimento do vestido

É essencial avaliar o comprimento do vestido midi e escolher um modelo que valorize a sua estatura.

Use vestido midi com sapato nude para alongar a silhueta.

Para mulheres baixas, o melhor comprimento é até três dedos abaixo do joelho, dessa forma, o vestido não “encurta” as pernas. Já mulheres altas podem usar vestidos com comprimento até o meio da canela.

Dica: Para alongar a silhueta, você deve apostar em um vestido midi com sapato de salto, principalmente se for da cor da pele. Sapato nude é excelente para alongar as pernas, principalmente com esse modelo de vestido.

Com ou sem mangas?

O vestido midi pode vir com mangas curtas ou compridas. O modelo com mangas compridas é uma excelente opção para eventos noturnos. Também pode ser usado no inverno. Você pode combiná-lo com meia-calça, casaco e bota.

Cores e estampas

Você encontra opções de vestido midi em diferentes tonalidades e estampas. Se preferir um modelo liso, um vestido na cor preta é versátil e combina com diferentes ocasiões.

Se você prefere uma peça clara, mas com a mesma elegância, pode apostar em um vestido branco. Prefere um toque de cor? Você encontra opções em diferentes tonalidades.

Quem prefere um modelo estampado, pode investir em uma peça com estampa floral para usar durante o dia, principalmente na primavera e verão. A estampa de poá é ideal para quem quer uma peça clássica e charmosa.

Quem prefere uma peça mais sensual, pode apostar em um vestido midi com estampa animal print, a padronagem pode aparecer apenas em alguns detalhes ou em todo o vestido. Já a estampa xadrez é perfeita para dias mais frios, no outono e inverno.

Você também encontra modelos com renda ou tule. O modelo de tule é ideal para usar a noite, seja para jantar ou ir à balada. Já o modelo de renda é delicado e ideal para usar durante o dia.

(Fonte da imagem destacada: Marina Goncharova / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.