Vinagre de maçã e maçãs ao redor.
Ultima atualização: 23 de março de 2020

Como escolhemos

13Produtos analisados

19Horas investidas

8Estudos avaliados

67Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um produto tão versátil que pode ser usado desde no preparo de receitas até em produtos de beleza: o vinagre de maçã.

Conhecido por suas propriedades nutricionais, o vinagre de maçã é o mais novo coringa de produtos como shampoo, condicionador e outros que ajudam no tratamento dos cabelos. Nesse artigo, você vai entender tudo sobre o vinagre de maçã e descobrir como escolher o melhor para você.



Primeiro, o mais importante

  • O vinagre de maçã há tempos deixou de ser usado apenas para temperar as receitas do dia a dia.
  • Hoje ele é usado no tratamento e prevenção de problemas de saúde, de pele e, é claro, dos cabelos.
  • Vamos mostrar nesse artigo quais os fatores devem ser levados em conta para que você compre o vinagre de maçã ideal.

Você também pode gostar:

Os melhores produtos de cabelo com vinagre de maçã: Nossas dicas

Cabelo cacheado, liso, crespo. Cada tipo de cabelo precisa de um cuidado especial. Por isso, os fabricantes investiram em opções com vinagre de maçã em sua composição, sem deixar de lado as particularidades de cada pessoa. Sendo assim, selecionamos para você os produtos de cabelo com vinagre de maçã mais populares disponíveis no mercado. Veja:

Ótima opção para deixar os cabelos luminosos e macios

Essa loção capilar da Lonuy é enriquecida com extrato de vinagre de maçã e é recomendado para quem quer ter cabelos luminosos e macios. Para tanto, você deve lavar, limpar e eliminar o excesso de umidade dos cabelos antes de iniciar a aplicação. Na sequência, basta borrifar a loção em todo couro cabeludo e comprimento e massagear. O enxágue é opcional.

Ideal para cabelos cacheados

O kit da Salon Line #Todecacho vem com um ativador de cachos, um creme de pentear e uma geleia, cada um com 300ml. Todos os produtos possuem vinagre de maçã, pantenol e balck berry em sua composição. Além disso, esses produtos com vinagre de maçã contam com proteção UV, controle de frizz, são 100% veganos e cada um rende até 15 aplicações.

Nossa dica para cabelos mistos

O shampoo da Lokenzzi é feito com uma mistura de vinagre de maçã e chá verde. Recomendado para cabelos mistos, esse produto é vegano e é ideal para deixar os cabelos livres da oleosidade, sem tirar o brilho e a maciez. Com 320 ml, esse shampoo de vinagre de maçã não possui sal, petrolatos nem silicone em sua composição, o que ajuda na reparação dos fios e das pontas.

Melhor opção para hidratar e nutrir seu cabelo

A geleia capilar da Salon Line é o tratamento ideal para hidratar e nutrir o seu cabelo. Feito com vinagre de maçã, esse produto vem em embalagem de 300 gramas. Além disso, a geleia capilar não precisa de enxague, é um produto vegano, rende até 15 aplicações e é recomendada para cabelos cacheados, crespos, crespíssimos ou em transição.

Guia de Compra

Antes de iniciar qualquer tratamento nos seus cabelos é importante entender sobre a composição e os efeitos dos produtos, além de conhecer os seus próprios fios.

Por isso, nós criamos esse Guia de Compra. Aqui você vai encontrar todas as informações necessárias para entender os benefícios do vinagre de maçã e tirar todas as suas dúvidas.

Mulher lavando o cabelo.

Produtos enriquecidos com vinagre de maçã são eficiente para a saúde dos fios. (Fonte: sonjachnyj / 123rf.com)

O que é vinagre de maçã?

O vinagre de maçã é um alimento produzido por meio de um processo de fermentação da fruta, no qual a maçã é enriquecida com micro-organismos vivos e outras substâncias.

O resultado é que, de forma geral, o vinagre de maçã possui em sua composição cerca de 5% de ácido acético e 95 % de água, além de alguns minerais, vitaminas e fitoquímicos.

E é justamente por conta de sua composição, em especial o ácido acético, que o consumo do vinagre de maçã extrapolou o tempero das refeições.

Isso porque, descobriu-se que o vinagre de maçã é capaz de purificar e regular o PH sanguíneo, de reduzir o colesterol, auxiliar no controle do diabetes e da digestão, além de atuar na aceleração do metabolismo, na diminuição da pressão arterial e na queima de calorias.

Três frascos de vidro com vinagre de maçã e maçãs ao lado.

O vinagre de maçã é um produto natural benefício para a saúde do nosso organismo. (Fonte: rawpixel.com / Pexels.com)

E, além de todos esses benefícios para a saúde do organismo, o fato é que o vinagre é tão versátil que tem atuação, inclusive, na saúde dos cabelos e da pele.

Além de natural e eficaz, o vinagre de maçã é mais econômico.

Tanto que hoje em dia esse é um dos produtos mais buscados para tratar cabelos danificados, secos ou até oleosos. Isso porque, além de ser natural e eficaz, o vinagre de maçã também é mais econômico.

E se antes receitas caseiras eram utilizadas no cabelo, com o produto in natura, hoje em dia, você vai encontrar produtos específicos, como shampoos e condicionadores, considerando as particularidades de cada fio, já enriquecidos com vinagre de maçã.

Como o vinagre de maçã age no cabelo?

Como hoje em dia os produtos para tratamento capilar costumam conter muitas substâncias químicas em sua composição, vem aumentando o número de pessoas que buscam alternativas naturais para deixar os cabelos bonitos e saudáveis.

Para você ter uma ideia, o pH é a medida que define o nível de saúde do cabelo que pode ser ácido, neutro ou alcalino. Em geral, um cabelo natural deve ter pH ácido.

O cabelo com pH alcalino é geralmente aquele que recebe coloração, descoloração ou alisamento. Assim, as escamas dos fios se abrem e o cabelo se torna áspero, poroso e sem brilho.

Nesses casos, o tratamento do cabelo deve ser feito de maneira a neutralizar o pH e, para tanto, é indicado o uso de produtos ácidos. É o caso do vinagre de maçã, que tem pH ácido.

Três mulheres negras com cabelos cacheados.

O vinagre de maçã cuida dos fios, deixando os cabelos fortes e saudáveis. (Fonte: trevoykellyphotography/ PIxabay.com)

O vinagre de maçã vai, portanto, realizar o fechamento das cutículas abertas. E, com isso, os cabelos perdem o frizz e adquirem brilho. Ou seja, o vinagre de maçã ajuda a selar produtos de tratamento no cabelo.

O vinagre de maçã tem ação antifúngica e de limpeza.

Dessa forma, o vinagre de maçã é indicado como uma alternativa natural para tratar cabelos quebradiços, porosos ou oleosos. Além disso, o vinagre de maçã tem ação antifúngica e de limpeza, proporcionando inclusive uma melhora da caspa.

Mas as vantagens para os fios não param por aí. Veja a seguir os principais benefícios do vinagre de maçã para o cabelo:

  • Limpeza: O uso de tantos produtos diários no nosso cabelo como gel, sprays, pomadas e cremes pode gerar um acúmulo de substâncias químicas nos fios e no couro cabeludo deixando-os opacos e sem vida.O vinagre de maçã, portanto, realiza uma limpeza profunda e melhora o aspecto e a saúde dos fios, além de ajudar no controle da oleosidade.
  • Definição de cachos: O vinagre de maçã também é um ótimo tratamento para quem tem cabelos cacheados ou crespos. Isso porque, ele melhora a elasticidade dos fios sem deixá-los pesados.
  • Redução de frizz: O frizz é justamente causado pelas cutículas abertas do cabelo, que ficam arrepiadas. Mas o vinagre de maçã, como vimos, consegue selar as cutículas eliminando esse desconforto.
  • Redução da porosidade: A porosidade do cabelo tem a ver com a penetração de umidade nos fios. Assim, cabelos saudáveis permitem que a quantidade ideal de umidade seja absorvida pela cutícula. Já os cabelos mais porosos, apesar de absorverem o líquido em maior quantidade e de maneira mais rápida, eles também perdem a umidade mais rapidamente.O resultado é que uma porosidade alta pode deixar os seus cabelos ainda mais secos, fracos e sem vida. Os causadores da porosidade são, em geral, os tratamentos químicos e a exposição excessiva ao secador de cabelo. Para amenizar esse problema, o vinagre de maçã também é uma boa opção já que o produto atua suavizando a cutícula e minimizando os danos.
  • Estimula o crescimento: O vinagre de maçã também é capaz de atuar na circulação sanguínea dos folículos pilosos, o que é vital para estimular o crescimento do cabelo e prevenir a quebra dos fios.
  • Evita pontas duplas: Como vimos, o uso regular do vinagre de maçã nos cabelos ajuda a remover os emaranhados do cabelo, a fechar as cutículas, além de melhorar a porosidade e deixar os fios mais fortes. Como consequência desse processo, você vai notar uma redução significativa na quantidade de pontas duplas e na quebra dos fios.

Quais os outros benefícios do vinagre de maçã para o organismo?

O vinagre de maçã possui uma série de benefícios para a saúde em geral. Esse produto pode até contribuir para o emagrecimento.

Além disso, o vinagre de maçã conta com ação antioxidante, protege o fígado, previne o diabetes, as câimbras, tem ação diurética e melhora as articulações e a digestão.

Outro benefício do vinagre de maçã é que esse alimento atua também na saúde da pele. O produto pode ser usado tanto no tratamento de acnes quanto no combate à oleosidade.

foco

O vinagre de maçã é um produto versátil que pode ser usado tanto para melhorar a saúde quanto para prevenir doenças e deixar a sua pele mais saudável.

Para a maioria dos casos, o consumo do vinagre de maçã é feito como tempero das refeições ou mesmo diluído em porções de água.

De qualquer forma, é preciso atenção quanto ao consumo em excesso que pode ser prejudicial à sua saúde. Por isso, recomendamos que você tenha o acompanhamento de um médico.

Quais as vantagens do vinagre de maçã no cabelo?

São várias as vantagens do vinagre de maçã. A primeira é que esse produto pode ser utilizado em todos os tipos de cabelos.

Além disso, o vinagre de maçã é capaz de limpar, regular o ph, combater o frizz, estimular o crescimento, evitar pontas duplas e definir os cachos.

Outra vantagem é que hoje existem uma grande variedade de produtos específicos para cada tipo de cabelo com vinagre de maçã em suas composições.

Mulher penteando cabelo com creme.

Existem produtos específicos para tratamento de cabelos com vinagre de maçã. (Fonte: puhhha / 123rf.com)

Por outro lado, como desvantagem está o fato de o vinagre de maçã ser bastante ácido, o que pode causar dermatite de contato se usado de forma pura e em excesso.

Por isso, o mais seguro é utilizar produtos fabricados com vinagre de maçã especificamente para o tratamento de cabelos.

A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens do vinagre de maçã no cabelo:

Vantagens
  • Estimula crescimento
  • Controla a oleosidade, reduzi a caspa, o frizz
  • Define cachos
  • Variedade de produtos de tratamento
  • Preço acessível
Desvantagens
  • Utilizado puro pode causar dermatite de contato

Quanto custam os produtos de cabelo com vinagre de maçã?

Itens como marca, tamanho e composição podem influenciar no preço dos produtos de cabelo com vinagre de maçã.

Assim, você vai encontrar preços que variam entre R$ 12 a R$ 400. Os mais caros são os kits que vem com muitos produtos.

Onde comprar os produtos de cabelo com vinagre de maçã?

Você pode comprar os produtos com vinagre de maçã em farmácias, lojas especializadas, de departamento e em hipermercados como Lojas Americanas e Extras.

Mas se você quer praticidade e preços promocionais o ideal é comprar em sites como a Amazon Brasil. Além disso, você ainda adquire o vinagre de maçã do conforto de casa.

Critérios de Compra: Como escolher os produtos de vinagre de maçã para cabelo

Como vimos, os benefícios do vinagre de maçã para os fios e o couro cabeludo são inúmeros.

Mas agora é hora de descobrir como escolher os melhores produtos com vinagre de maçã.

Para ajudar você, listamos abaixo os principais itens que você deve considerar durante a sua compra:

  • Pronto ou in natura
  • Tipo de cabelo
  • Tipo de produto
  • Kit ou avulso

A seguir, nós vamos explicar esses fatores para que você não tenha nenhuma dúvida.

Pronto ou in natura

O primeiro fator que você deve considerar é se você prefere adquirir um produto pronto para o uso ou o vinagre de maçã in natura.

Se optar pelos produtos prontos, você terá várias opções para tratar diferentes problemas e ainda de acordo com o seu tipo de cabelo. Falaremos logo mais sobre isso.

Além disso, ao comprar produtos específicos para o tratamento dos fios você pode optar pelos que vêm enriquecidos com outras vitaminas e nutrientes.

Mas se você preferir comprar o vinagre de maçã in natura, recomendamos que você opte pelo produto orgânico e em embalagem de vidro, já que o frasco de plástico pode liberar substâncias tóxicas.

Também é preciso mais cuidado para não usar o produto em excesso, já que, como vimos, isso pode causar danos ao couro cabeludo.

Tipo de cabelo

É importante saber qual o seu tipo de cabelo para usar os produtos mais adequados e cuidar dos fios corretamente.

Observe que os produtos com vinagre de maçã vêm com recomendações para cada tipo: normal, seco, oleoso, cacheado ou crespo.

Confira a seguir os tipos de produtos com vinagre de maçã e a indicação de acordo com o seu tipo de cabelo:

Produtos com vinagre de maçã Indicado para quem tem fios
Para cabelo normal Com oleosidade na medida certa, fáceis de desembaraçar e muito brilho
Para cabelo oleoso Gordurosos e com muito brilho
Para cabelo seco Ásperos, opacos, difíceis de pentear e quebradiços
Para cabelos cacheados ou crespos Com frizz, quebradiços, pontas muito ressecadas e embaraçado

Tipo de produtos

Definido o seu tipo de cabelo, analise quais produtos com vinagre de maçã serão úteis para você. Aqui a variedade é grande e alguns são quase que obrigatórios para todas as pessoas.

O shampoo é um deles, já que esse produto limpa e retira a oleosidade produzida pelo cabelo.

Além dele, você poderá optar pelo condicionador enriquecido com vinagre de maçã, que vai ajudar a devolver o óleo natural dos fios, criando uma camada protetora.

Você também poderá optar por outros produtos como creme para pentear, que é ideal para modelar e desembaraçar os fios; o ativador de cachos e até a geleia, que ajuda na modelagem.

Kit ou avulso

Por fim, leve em conta o que é melhor para você: comprar produtos com vinagre de maçã avulsos ou em um kit.

O kit tem a vantagem de ser mais prático já que você adquire de uma vez produtos como shampoo, condicionador e creme para pentear, por exemplo. Além disso, essa opção pode acabar saindo mais barata.

Mas se você não usa ou não precisa de todos esses produtos, o ideal é comprar de forma avulsa.

(Fonte da imagem destacada: yelenayemchuk / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.