Ultima atualização: 14 de outubro de 2021

Como escolhemos

14Produtos analisados

27Horas investidas

6Estudos avaliados

77Comentários coletados

Bem-vindo a esta nova edição da ReviewBox! Desta vez queremos apresentar a você os melhores violões eletro-acústicos do mercado. Aqueles que nos permitem tocar melodias acústicas em um volume poderoso e envolvente.

Este tipo de violões mistura o melhor de dois mundos, fornecendo o som de um violão acústico e a potência e o volume de um violão elétrico. Eles se tornaram uma escolha favorita para os guitarristas. Entre tantos modelos, escolher pode ser uma tarefa confusa. Então, qual é o melhor violão eletroacústico?

Na ReviewBox queremos ajudar você, então mostraremos a você os violões eletroacústicos mais comercialmente disponíveis, suas características e recomendações, para que você saiba qual é perfeito para você. Nós também lhe mostraremos os fatores que você pode comparar, onde comprá-los e seu valor, então não perca!




O mais importante

  • É um instrumento musical de cordas que permite que o som seja mais alto porque pode - ou não pode - ser conectado a um amplificador. Seu sinal elétrico pode ser modificado com pedais de efeitos, dando lugar a uma gama de saturação e efeitos sonoros dinâmicos.
  • Existem diferentes tipos de violões eletro-acústicos, que podem ser classificados em tipos de corpo, quatro dos quais se destacam: Dreadnought, Jumbo, Parlor e Auditório. Cada um deles apresenta variações no som que produzem devido à sua estrutura e tamanho.
  • Fatores relevantes ao comparar e escolher um violão eletroacústico que melhor se adapta aos seus gostos e necessidades incluem: perfil do pescoço, pré-amplificador, tipos de microfone e tipo de corpo.

Violão eletroacústico: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: o que você precisa saber sobre violões eletro-acústicos

Muitos podem facilmente escolher um violão eletroacústico com base no preço ou no design, no entanto, aqueles com conhecimento musical estão cientes dos muitos fatores que levam à escolha certa. Portanto, nas seções seguintes você encontrará informações que o ajudarão a escolher a correta para você.

Potencie o som de suas melodias com um violão eletroacústico. (Foto: LaughingRaven / pixabay.com)

O que é um violão eletroacústico e quais são suas vantagens?

É um instrumento musical que, como um violão acústico, tem uma caixa oca de madeira, um furo circular no centro e um pescoço através do qual as cordas se estendem e no final do qual estão as cavilhas, mas com a diferença de que pode ser conectado a um amplificador para aumentar o volume de saída.

Esta diferença permite que o som da guitarra seja muito mais alto para uso ao vivo ou em banda. Além disso, conforme o sinal se torna elétrico, ele pode ser modificado com pedais de efeitos e outros equipamentos, dando lugar a uma gama de saturação e efeitos dinâmicos, entre outros.

Este tipo de violão - ao contrário dos violões elétricos - não precisa de um amplificador para funcionar, embora ele tenha um volume menor e nenhum controle sobre os efeitos, tornando-o uma mistura do melhor de um violão acústico clássico com um violão elétrico.

Vantagens
  • Melhora a concentração e a memória
  • Estimula as habilidades motoras
  • Gera novas conexões cerebrais
  • Uso não condicionado a um amplificador
Desvantagens
  • Requer ajuste constante das cordas
  • Requer amplificador para mais potência
  • O sintonizador deve ser comprado se não estiver integrado no pré-amplificador

Dreadnought, Jumbo, Parlor ou Auditorium Electroacoustic Guitar - O que você deve ter em mente?

Ao longo dos anos, diferentes tipos de guitarras eletro-acústicas têm surgido, com novas variações, materiais de fabricação, design e eletrônica embutida, entre outros. Entre os tipos mais populares de violões eletroacústicos, quatro se destacam: Dreadnought, Jumbo, Parlor e Auditorium.

Estes modelos variam em suas formas, produção de som e tamanho. Atributos com os quais eles entregam nuances diferentes. Estas são apenas algumas das características diferenciadoras entre estes quatro modelos de guitarra. Aqui estão mais detalhes sobre cada tipo:

Dreadnought. Esta é a forma típica de um violão eletroacústico, a mais difundida. A projeção sonora é ótima e o baixo soa muito bem. A forma do corpo é ligeiramente mais quadrada que as violões clássicas e tem um ângulo muito leve entre o topo e as costas, tornando a guitarra mais profunda no topo do que no calcanhar.

Jumbo. A forma é bastante arredondada e com um "tamanho" um pouco maior. Embora o Jumbo tenha frequentemente um tom suave e equilibrado, a forma foi realmente destinada a fornecer o volume máximo. Por esta razão, é muito popular entre os cantores de country e folk americanos.

Parlor. A forma é fina e de corpo pequeno, semelhante a um violão clássico, geralmente com um cabeçote com ranhuras, sem guarda-costas e o pescoço preso ao corpo no 12º traste. Este tipo de violão eletro-acústico, portátil, confortável de tocar e de som doce, recuperou alguma popularidade nos últimos anos.

Auditório. Este tipo de violão eletroacústico também é chamado de Orquestra. Sua forma produz um som equilibrado, boas qualidades para a técnica dos dedos, tornando-o um tipo ideal de violão para depenar e sua maior profundidade - em comparação com os outros tipos - aumenta as freqüências curtas.

Dreadnought Jumbo Parlor Auditório
Comprimento 51 cm 51 cm 46 cm, 45 cm
Profundidade 10 cm 10 cm 10 cm 20 cm
Corpo superior 29 cm 28 cm 24 cm 28 cm
Corpo inferior 39 cm 41 cm 28 cm 38 cm

Critérios de compra

Ao escolher qual produto comprar, é importante levar em conta as características e funcionalidades que se adequam aos seus gostos, e não escolher apenas pelo design e forma do violão eletroacústico. Aqui estão os principais fatores a serem considerados para fazer uma boa escolha de compra:

Perfil do pescoço

O perfil do pescoço corresponde à forma da parte de trás do pescoço. Embora seja um fator de compra desconhecido para a maioria das pessoas, a forma do pescoço pode ajudá-lo a tocar o violão mais facilmente, pois permite uma pegada mais confortável.

Existem diferentes tipos de pescoços, cada um com formas que se adaptam a diferentes tipos de usuários. Entre os mais comuns estão seis tipos: Baseball Bat ou U; Modern Flat Oval ou D; Oval ou C; Soft v; Hard V; e Asymmetrical. Aqui estão mais detalhes sobre cada um deles:

Taco de beisebol ou U. Este tipo de pescoço tem um dorso em forma de U. Tem um perfil grosso com bordas arredondadas e um dorso central plano, muito semelhante a um braço de guitarra clássico.

Oval Flat Moderno ou D. Este tipo de pescoço é similar ao em forma de U, mas com um perfil mais fino, favorecendo uma dedilhação mais rápida. Eles são geralmente acompanhados por uma prancha de dedo mais plana.

Oval ou C. Sua forma é similar em largura ao formato D, mas com uma curvatura mais arredondada e uniforme entre os dois lados da placa. Este tipo de pescoço é normalmente bastante confortável e versátil quando se joga.

Soft V. O perfil em V suave é similar ao perfil em U grosso, mas com bordas rebaixadas, adquirindo a forma de um V suave, que proporciona uma aderência com maior liberdade ao tocar acordes.

V duro. Dentro dos perfis em V, o V duro tem uma forma em V dura ou marcada, esta forma de pescoço é recomendada para jogadores mais avançados.

Assimétrico. Os perfis assimétricos são feitos sob medida pelos luthiers. Isto permite uma pegada confortável para sua mão, assegurando que as medidas não causem fadiga ou não compliquem o tocar dos acordes.

Sugerimos testar a pegada do pescoço de todos os modelos de guitarra, para que você possa ter certeza de que ela não causa fadiga em sua mão. Se você tiver mãos grandes, um perfil fino pode tornar seus movimentos mais complexos ao trocar os acordes, enquanto um perfil grosso em mãos pequenas pode tornar mais difícil segurar o instrumento.

Você pode testar o aperto do braço do violão de sua escolha em uma loja de instrumentos musicais ou verificar as medidas em lojas online. (Foto: Ahmed Rizkhaan / unsplash.com)

Preamp

O pré-amplificador é um dispositivo capaz de amplificar o som que a violão eletroacústico emite. Eles normalmente incluem um afinador e um equalizador. Em resumo, o pré-amplificador define o sinal, trata-o e pré-amplifica-o para gerar mais energia e volume. Existem dois tipos: Ativo e Passivo. Abaixo, detalhamos cada um deles.

Preamps ativos. Eles são aqueles que usam baterias, a maioria deles normalmente tem um afinador. Quando o sinal está ativo, a energia é maior e mais definida. Quando o sinal está no pré-amplificador, ele está na fase de pré-amplificação.

Pré-amplificação passiva. Este tipo de pré-amplificador não tem equalização. Eles normalmente têm ajustes de volume e tom, o que o tom faz é tocar com o brilho do violão, não funciona com baterias e está conectado diretamente ao amplificador.

Se você está procurando um violão eletroacústico que forneça um ajuste completo de tons e sons, nós recomendamos a compra de um que tenha um pré-amplificador que integre afinador e equalizador, desta forma você não terá que requerer ajustes extras no amplificador. Lembre-se que quanto mais completo o pré-amplificador, mais alto o preço da guitarra.

n guitarra que tem um pré-amplificador com afinador e EQ lhe dará uma faixa de afinação mais precisa. (Foto: CloudyPixel / Unsplash.com)

Tipos de microfones

Ao tocar qualquer tipo de instrumento, um som limpo e fácil de captar é um requisito essencial. Os microfones nas guitarras eletro-acústicas captam as ondas sonoras e as transmitem para o amplificador. Existem três tipos de microfones: piezoelétricos, captadores na mesa de som ou microfones internos.

Piezo elétrico. O piezo elétrico é um microfone na ponte da guitarra que capta a vibração das cordas, as ondas hertzianas e a harmonia que sai do centro da ponte, quando as cordas ressoam sobre ela.

Pickups. Este tipo de microfone capta as vibrações causadas pelas ondas sonoras na madeira, transmitindo-o de forma limpa e detalhada para o pré-amplificador ou amplificador externo em caso de uso.

Microfone interno. Como seu nome sugere, este tipo de microfone capta o som gerado dentro da mesa de som do violão eletro-acústico.

Quando se trata de escolher um violão eletroacústico pelo seu tipo de microfone, há muitas opiniões e preferências, portanto a escolha depende inteiramente do gosto de cada usuário. Se você está procurando um microfone de alta impedância, nós recomendamos um microfone pizoelétrico.

Se você está procurando um som que gere um som mais similar ao de um violão acústico clássico, nós sugerimos que você opte por um violão com um microfone pickup.

Embora, se você estiver procurando por um som mais neutro, o microfone interno lhe dará bons resultados sem muito esforço.

Tipo de corpo

Como vimos anteriormente na seção sobre tipos de violão eletroacústico, há diferentes tamanhos de corpo para guitarras, os mais populares no mercado são o Dreadnought, Jumbo, Parlor e Auditório.

A forma, profundidade e dimensões de cada um desses violões irá proporcionar um som diferente para cada modelo, no entanto, o tipo de corpo é um fator chave ao escolher um violão devido ao seu tamanho em relação ao usuário e ao conforto que ele proporciona ao tocar.

Recomendamos que você experimente os diferentes tamanhos de violão - sentado e de pé - com uma mão no pescoço e a outra na mesa de som, emulando o ato de tocá-lo, para que você possa verificar se a distância entre esses dois pontos permite que você o manuseie de forma otimizada, sem cansar ou cansar seus ombros e antebraços.

Tamanho do corpo Tipo de corpo recomendado
Pequeno Parlor
Médio Parlor, Auditorium
Grande Dreadnought, Jumbo

(Foto da imagem em destaque: PeterKraayvanger / pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas