Estátua da Liberdade.
Ultima atualização: 7 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

2Produtos analisados

20Horas investidas

10Estudos avaliados

225Comentários coletados

Se você planeja viajar para os Estados Unidos já deve saber que o seu primeiro passo deve ser providenciar o visto americano. Mas você sabe como requisitar esse tipo de visto? Pode até parecer simples, mas o fato é que se trata de um processo bem burocrático.

Mas não se preocupe. Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! No artigo de hoje nós vamos guiá-lo em um passo a passo sobre como tirar o visto americano online, seja para passar férias, viajar a trabalho ou até mesmo para fazer escala nos Estados Unidos.




Primeiro, o mais importante

  • O visto americano é obrigatório para viajantes brasileiros que pretendem passar alguns dias de férias ou a trabalho, e até mesmo para quem está apenas de passagem pelo país.
  • Existem diversos tipos de vistos para entrar nos EUA e cada um pode custar um preço diferente.
  • É possível pedir o visto americano online, seja por meio da Embaixada dos Estados Unidos seja por meio de agências que realizam esse processo para você.

Você também pode gostar:

Visto Americano Online: Saiba qual o ideal para você

O visto certo para viagem de turismo

Se você pretende visitar amigos ou familiares, planeja passar alguns dias de férias ou precisa viajar para realizar algum tratamento médico nos Estados Unidos, você necessariamente deve requerer o visto americano de turismo, identificado como sendo o visto B2.

O visto americano para viagens a negócios

Já se você precisa viajar aos Estados Unidos para participar de uma conferência, de uma reunião de trabalho ou de um curso de curta duração, você deve requisitar o visto americano B1, que é o visto de negócios.

Guia do Visitante: Tudo o que você precisa saber sobre o visto americano

Ainda que o turismo seja a principal razão para que uma pessoa planeje uma viagem aos Estados Unidos, o fato é que existem diversos outros motivos para que você tenha que ir a alguma cidade americana.

Você pode, por exemplo, organizar uma viagem aos EUA para estudar, fazer negócios ou até mesmo para realizar um tratamento médico. Justamente por isso, o governo dos Estados Unidos criou diversos tipos de visto americano.

E cada um deles, além de ter um propósito diferente, pode ter regras e preços variados. Por isso, além de ter um planejamento antecipado, é preciso que você entenda como funcionam os trâmites para conseguir o visto americano. E é sobre isso que vamos tratar a seguir.

Pessoas andando na rua, em Nova York.

Para viajar para os EUA, você precisa de um visto que corresponda ao objetivo da sua viagem. (Fonte: Vlad Alexandru Popa/ Pexels.com)

Quem precisa de visto para entrar nos EUA?

O visto americano, necessário para entrar nos Estados Unidos da América (EUA), é obrigatório para todo cidadão brasileiro, inclusive crianças.

E isso vale para todos os objetivos de viagem, seja de férias, seja a trabalho, para estudar ou para passar por um tratamento médico.

Você só não vai precisar do visto americano se você possui dupla nacionalidade, tendo um passaporte válido e que obedeça os critérios dos países participantes do Programa de Isenção de Visto.

O programa de Isenção de Visto do governo estadunidense permite que cidadãos de 36 países, entre eles vários países europeus, possam ingressar nos Estados Unidos sem um visto, para viagens a turismo ou negócios de até 90 dias.

Ou seja, se você é brasileiro mas também possui um passaporte europeu, é possível que você se enquadre nesse programa. Caso contrário, você necessariamente precisa de um visto americano para entrar nos EUA.

Preciso de visto para entrar nos EUA se estiver indo para outro país?

Sim. Todos os passageiros em trânsito, ou seja, que estejam apenas fazendo escala nos Estados Unidos com destino a outro país, necessitam de um visto americano.

No entanto, em casos como esse, existe um visto americano específico para esse fim, e é conhecido como o visto de trânsito.

Ainda que o visto de trânsito seja diferente do visto americano convencional, ele também é obrigatório.

Passaporte, passagens e avião em miniatura.

Existe um visto específico para quem vai apenas passar pelos EUA com destino a outro país. (Fonte: belchonock/ 123rf.com)

Além disso, é preciso ficar atento a outras condições se você vai apenas passar pelos Estados Unidos.

Se você tiver como destino final os Estados Unidos, não precisará apresentar comprovante de vacinação contra Febre Amarela.

Mas se o país de destino tiver como regra de entrada a apresentação do comprovante da Febre Amarela é possível que você seja requisitado a fazê-lo ainda em solo americano.

Quais são os tipos de visto americano?

De acordo com a Embaixada do Estados Unidos no Brasil, o propósito da sua viagem determinará o tipo de visto americano que você deve requisitar.

Os vistos mais comuns servem para viagem a negócios e turismo.

Os vistos mais comuns servem para viagem a negócios e turismo, sendo especificados pela seguinte nomenclatura: B-1 e B-2, respectivamente.

Mas, além desses dois tipos de vistos para entrar nos Estados Unidos, também existem vistos específicos que variam de acordo com o seu objetivo.

Alguns exemplos são os vistos para estudantes que pretendem fazer intercâmbio (J-1), para atletas (P-1) e até para finalidades jornalísticas (I) ou religiosas sem fins lucrativos (R).

Você pode consultar a lista de vistos americanos no site da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Mas a seguir você confere os principais vistos americanos de acordo com o motivo da sua viagem. Veja:

Propósito da viagem Categoria de visto
Artistas e atletas se apresentando nos EUA P
Atletas amadores ou profissionais competindo por prêmio em dinheiro B-1
Au-Pairs (intercambistas) J-1
Investidores e Comerciantes E-1/E-2
Estágio H-3
Intercâmbio/ Estágio J-1
Estudantes acadêmicos e vocacionais F / M
Férias, turismo ou tratamento médico B-2
Trânsito pelos Estados Unidos C-1

Qual o passo a passo para tirar o visto americano?

O processo de requerimento do visto americano é o mesmo para todos os brasileiros e para qualquer tipo de visto.

De acordo com a Embaixada dos Estados Unidos, todos os solicitantes, incluindo crianças e bebês, deverão seguir o seguinte passo a passo para obter o visto americano:

1º passo: Formulário online DS-160

O primeiro passo é preencher todos os campos do formulário online DS-160. Esse formulário está localizado no site oficial da Embaixada dos Estados Unidos e deve ser preenchido em inglês.

Para quem não domina o idioma, o site tem um mecanismo que traduz as perguntas do formulário para o Português, o que pode facilitar o preenchimento.

A principal dica aqui é que, quando você estiver preenchendo o formulário DS-160 você deve salvá-lo ao fim de cada pagina e guardar o número do "Application ID". Ao terminar o preenchimento, você precisa imprimir a página de confirmação.

2º passo: Pagar a taxa

Em seguida, é preciso que você realize o pagamento da taxa que é cobrada pela solicitação do visto americano.

Vale ressaltar que o preço do visto americano pode variar de acordo com o propósito. Falaremos em detalhes sobre isso logo mais nesse artigo.

A taxa do visto americano pode ser paga com cartão de crédito, pela internet ou por telefone. Mas também é possível pagar pelo visto americano por meio de boleto bancário.

Importante: Se a taxa do visto americano for paga por boleto bancário, é necessário aguardar a confirmação do pagamento antes de realizar o agendamento da entrevista.

3º passo: Agendar a entrevista

Depois de preencher o formulário DS-160 e pagar a taxa de solicitação de visto americano, você deverá, então, agendar a entrevista.

E, aqui, você deve fazer dois agendamentos: um no Centro de Atendimento ao Solicitante de Vistos (CASV) e outro no Consulado ou Embaixada dos EUA.

No CASV, a visita deve ocorrer antes e serve para a coleta dos seus dados, como foto e impressões digitais. Já na Embaixada ou no Consulado é onde ocorrerá de fato a entrevista para o visto americano.

Você somente deve comprar as passagens para os Estados Unidos quando tiver o passaporte com o visto americano emitido.

Para realizar o agendamento em ambos os locais, você deve acessar o site de agendamento ou ligar para o Call Center usando um dos números locais que você encontra no site da embaixada.

Além disso, para realizar o agendamento você vai precisar do número da página de confirmação do seu DS-160 e do número do seu passaporte.

Onde posso aplicar para solicitar o visto americano?

Como vimos, a primeira parte do processo de requerimento do visto americano é toda feito online, na página oficial da Embaixada norte americana.

No entanto, como você pode perceber, trata-se de um processo trabalhoso e, para quem não domina o Inglês, pode ser bem mais complicado.

E o fato é que, qualquer erro ou deslize nesse processo pode impedir ou dificultar a sua obtenção do visto americano.

Passaporte.

Você pode contar com a ajuda de um empresa para requisitar o visto americano. (Fonte: cytis/ Pixabay.com)

https://pixabay.com/pt/photos/passaporte-pavilh%C3%A3o-viagens-visto-2642171/
Alt Text: Passaporte.
Legenda: Você pode contar com a ajuda de um empresa para requisitar o visto americano. (Fonte: cytis / Pixabay.com)

Para evitar isso e facilitar todo o processo do visto americano, você pode contar com a assessoria de agências especializadas como, por exemplo, a iVisa.

Empresas como a iVisa realizam todo o processo de obtenção do visto para entrar nos Estados Unidos por você, desde o preenchimento do formulário, a coleta de documentos até a submissão à Embaixada.

Ou seja, você fica tranquilo e economiza tempo para planejar a sua viagem, já que toda a parte burocrática será feita pela empresa.

Como se preparar para a entrevista do visto americano?

Em todo o processo para a solicitação do visto para os Estados Unidos, a entrevista é o passo mais temido. Mas o mais importante é manter a calma e responder de forma clara e honesta a todas as perguntas.

Na entrevista do visto americano, de modo geral, você precisará confirmar os dados que apresentou no formulário de solicitação.

A duração depende muito, mas se você estiver preparado e munido de todos os documentos pode durar até 5 minutos.

Duas mulheres conversando em mesa de trabalho.

Você pode e deve se preparar para a entrevista do visto americano. (Fonte: Christina Morillo/ Pexels.com)

Por isso, assim que for marcada a data da entrevista, você já deve preparar a documentação necessária.

Dentre a papelada, deve constar seus documentos pessoais, documentos que indiquem vínculos com o Brasil e comprovantes financeiros.

Mas logo mais neste artigo vamos falar em detalhes sobre os documentos necessários para tirar o visto americano.

Quem não precisa agendar entrevista para o visto?

Pessoas com mais de 66 anos ou com até 15 anos de idade estão isentos da coleta de impressões digitais.

Nesses casos, os solicitantes do visto americano ou seus representantes devem entregar a fotografia e a página da confirmação do formulário DS-160 no centro de atendimento.

Menores de 14 anos ou com mais de 79 anos também podem ser dispensados da entrevista.

Já os solicitantes do visto americano do tipo turismo ou negócios e que são menores de 14 anos ou com mais de 79 anos também podem ser dispensados da entrevista.

Porém, ainda assim, eles podem ser convocados para a entrevista. Essa decisão, na verdade, fica a cargo da embaixada ou do consulado.

Além disso, em geral, também estão dispensados da entrevista do visto americano pessoas que estejam apenas renovando o visto.

O visto americano garante a entrada nos EUA?

Segundo a Embaixada dos EUA o visto não garante a entrada nos país. Ou seja, ainda que o visto americano seja um documento obrigatório para quem deseja viajar ou mesmo passar pelo país, a sua entrada nos Estados Unidos pode ser negada.

Isso porque, ao chegar nos EUA, você deverá passar pela alfândega e será avaliado pelos agentes da imigração que irão checar os seus documentos. Nesse momento, os agente podem, inclusive, abrir sua mala para averiguação.

Caso exista alguma irregularidade, com você, seus documentos ou sua bagagem, mesmo que você tenha um visto americano, a sua entrada pode ser negada.

Tirando o visto americano: Detalhes para levar em conta

Pronto, agora que você já tem um panorama geral sobre como ocorre o requerimento do visto americano, é hora de partir para a parte a ação.

Mas antes de iniciar o processo, sugerimos que leve em conta os seguintes detalhes na hora de tirar o visto para os EUA.

Abaixo vamos explicar cada um desses fatores.

CASV e Embaixada

Como vimos, você precisará ir a dois locais para obter o visto americano. Primeiro no CASV e depois na Embaixada ou no Consulado.

E como os dois órgãos são localizados apenas em algumas capitais do Brasil, você precisa se planejar para ter tempo de ir em ambos. Vale pontuar que, em geral, não é possível agendar para ir aos dois locais no mesmo dia.

Existem unidades do CASV para quem vai tirar o visto americano nas seguintes cidades:

  • Belo Horizonte (MG)
  • Brasília (DF)
  • Recife (PE)
  • Porto Alegre (RS)
  • Rio de Janeiro (RJ)
  • São Paulo (SP)

Já a entrevista para tirar o visto americano ocorre na Embaixada em Brasília, ou nos consulados em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife

Documentos exigidos

Para solicitar o visto americano, você também vai precisar de alguns documentos e de uma foto.

Você deverá providenciar os originais e cópias de todos os documentos requisitados para todos os viajantes e que deverão ser apresentados no dia da entrevista. Veja quais são os documentos indispensáveis:

  • Recibo da taxa de solicitação do visto;
  • Passaporte válido por pelo menos 8 meses:
  • Página de confirmação do formulário eletrônico DS-160;
  • Foto de acordo com as especiações do governo americano.

Mas, além desses documentos, existem outras exigências e demandas que você precisa cumprir caso deseje obter o visto americano. E a maioria dessas demandas devem ser comprovada por meios de documentos oficiais.

Por isso, fique atento a todos os documentos que você deve apresentar no dia da entrevista do visto americano. Você deve conferir a lista completa no site da Embaixada dos EUA ou com seu despachante.

Mas, para você ter uma visão geral, nós reunimos os principais documentos que você deve levar na entrevista do visto americano:

  • Recursos suficientes: Você precisa comprovar por meio de documento que você tem recursos financeiros suficientes para cobrir as despesas relativas a viagem e a estadia nos Estados Unidos.
  • Prova de residência no Brasil: Você também precisa comprovar que tem residência fixa no seu país, para onde pretende retornar após a temporada nos Estados Unidos. Essa prova normalmente é estabelecida através de contatos de família, vínculo de trabalho e propriedades em seu nome.
  • Certidão de nascimento e casamento: É preciso apresentar tanto o original ou cópia autenticada da certidão de nascimento e de casamento, caso você seja casado.
  • Término de casamentos anteriores: Para tirar o visto americano, você também precisa mostrar a averbação final de divórcio, certidão de óbito ou anulação se esse for o seu caso.
  • Certificado militar: Se você fez parte das Forças Armadas Militares de qualquer país é preciso que também apresente uma cópia do seu Certificado Militar no dia da entrevista do visto para os EUA.
  • Certificados de polícia no Brasil: Todo solicitante maior de 18 anos deverá apresentar dois atestados de bons antecedentes: um da Secretaria de Segurança Pública e outro da Polícia Federal.

Além desses documentos é preciso ficar atento caso você tenha sido condenado ou absolvido por algum delito, ou mesmo já tenha sido deportado ou tenha tido algum problema com o Departamento de Segurança interna dos EUA.

Em casos como os citados acima, não quer dizer que o seu visto será negado. Mas você precisa levar documentos e/ou relatórios oficiais que constatem sua situação para o dia da sua entrevista.

foco

Você sabia que vistos para os Estados Unidos perdidos, roubados ou danificados não podem ser substituídos?

Caso você perca o seu passaporte, seja roubado ou mesmo tenha a página com o visto danificada, você terá que solicitar um novo visto americano em um Consulado ou Embaixada dos EUA.

Quanto Custa

A taxa de solicitação de vistos para entrar nos Estados Unidos pode variar de acordo com o tipo de visto que você solicitar.

São basicamente quatro preços diferentes. Confira a seguir o preço do visto americano para cada categoria:

Categorias Propósito
160 dólares B1, B2, C, D, F, J, I, M Negócios, turismo, trânsito, tripulantes, estudante acadêmico, intercâmbio, representantes de meios de comunicação, estudante vocacional
190 dólares H, L, O, P, Q, R Trainees e trabalhos temporários, Transferências de uma mesma empresa, Cidadãos estrangeiros com habilidades extraordinárias, Atletas, artistas e outros profissionais do entretenimento, Programas internacionais de intercâmbio cultural e Profissionais religiosos
205 dólares E Investidor e Comerciante
240 dólares K Noivo/noiva de cidadãos norte-americanos

Lembrando que existem ainda outras categorias de vistos. E que para cada um, podem ou não ser aplicadas taxas extras que variam entre $ 40 e $ 500.

Tempo para aprovação

A maioria dos solicitantes que tenha o pedido aprovado receberá o visto americano em até 10 dias úteis. Entretanto, algumas solicitações podem demandar um tempo maior de avaliação.

Por isso, é fundamental que você se planeje e faça o requerimento do visto americano com antecedência.

Para checar o status da sua solicitação você pode acessar a página de status de visto do Departamento de Estado Americano.

Local de entrega

Você poderá receber o passaporte com o visto americano em sua casa ou no CASV que você escolher. A opção de local de entrega deve ser determinada no momento em que você for realizar o agendamento da entrevista.

Com isso, você será notificado por e-mail quando os documentos do visto americano estiverem prontos para serem retirados em um CASV.

Validade

Via de regra, o visto americano de turista possui validade de 10 anos. Mas isso não significa que você possa entrar nos Estados Unidos e permanecer no país por 10 anos.

A validade do visto americano significa, na verdade, que você possui  a documentação necessária para entrar várias vezes nos EUA durante o período de 10 anos.

Mulher mostrando folhas carimbadas do passaporte.

O visto americano de turismo pode ter validade de 10 anos. (Fonte: Charly_7777/ Pixabay.com )

Ainda assim, da mesma forma que o visto não garante a entrada no país, o período de permanência nos Estados Unidos também é definido pelo agente de imigração.

Por isso também é importante levar documentos que comprovem sua estadia, seus recursos financeiros, seus vínculos com o Brasil e a passagem de volta.

Renovação

Outro detalhe que você deve levar em conta é a renovação do visto americano. É possível renovar ou estender o visto, mas existe critério dependendo do tipo de visto e da sua situação.

Por exemplo, quem se você tiver os vistos B1, B2, C1, D, F, J ou M para renovar sem entrevista é preciso que o visto ainda esteja válido ou tenha expirado em até 12 meses.

Resumo

O visto americano é, de fato, um dos mais burocráticos para conseguir. Por isso, é preciso planejamento e antecedência.

Para tirar o visto americano é preciso que você reúna vários documentos e realize o processo todo online, em inglês, pelo site da Embaixada dos Estados Unidos.

Mas se você quiser mais facilidade e agilidade e, principalmente ,se você não tiver o domínio sobre a língua inglesa, você pode contar com a ajuda de uma assessoria que vai realizar todo o processo do visto americano para.

(Fonte da imagem destacada: Pixabay/ Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.