Ultima atualização: 10 de agosto de 2021

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Bem-vindo à ReviewBox! A vitamina B, ou B-Complex, tem enormes benefícios à saúde, e é por isso que ela é consumida regularmente através de alimentos e suplementos dietéticos. Também é usado para queimaduras e lesões na pele através de medicamentos tópicos, como cremes, pomadas e loções.

Você pode estar se perguntando: "Qual de todos os produtos e marcas é melhor? Nós lhe daremos todas as informações que você precisa sobre a vitamina B abaixo, para que ao final deste artigo você possa esclarecer qualquer dúvida que você possa ter agora mesmo. Não perca!




O mais importante

  • Vitamina B ou complexo B é parte de um grupo de 8 vitaminas solúveis em água. As 8 vitaminas que compõem o complexo B são B1, B2, B3, B5, B6, B8, B9, B11 e B12 e, entre seus principais benefícios, elas fornecem energia, reparam tecidos danificados e melhoram a memória.
  • Existem dois tipos de suplementos de vitamina B12: cianocobalamina e metilcobalamina. Os suplementos B12 são recomendados principalmente para vegetarianos ou veganos, já que esta vitamina só é encontrada em alimentos de origem animal.
  • Antes de comprar suplementos ou gotas de B12, é importante considerar certos fatores de referência (que não substituem a opinião médica), tais como doses recomendadas, formas de dosagem e possíveis efeitos colaterais.

Vitamina B: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra

O principal objetivo deste artigo é fornecer informações úteis para que você possa saber mais sobre o produto que você está pensando em comprar. Portanto, queremos lhe dizer os aspectos mais importantes sobre a vitamina B e o que você deve levar em consideração ao comprá-la.

A vitamina B, ou complexo B, faz parte de um grupo de 8 vitaminas solúveis em água.
(Foto: Jakub Gojda/ 123rf.com)

O que é vitamina B e quais são seus benefícios?

O grupo de vitaminas B, ou complexo B, é composto por 8 vitaminas (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12) que desempenham um papel muito importante no funcionamento ideal do organismo. Essas vitaminas são encontradas em vegetais de folhas verdes, grãos inteiros, produtos lácteos e carnes.

As vitaminas B são solúveis em água, ou seja, dissolvem-se na água; portanto, em caso de excesso, elas são facilmente excretadas na urina. Por esta razão, altas doses de suplementos de vitamina B12 não são tóxicas e são uma excelente opção complementar.

A vitamina B12 (ou cobalamina) é a única vitamina do grupo que só é encontrada em alimentos de origem animal, razão pela qual suplementos enriquecidos com esta vitamina são uma boa alternativa para vegetarianos ou veganos, já que a deficiência de vitamina B12 causa fadiga e fraqueza.

Vantagens
  • Fornece energia
  • Traz benefícios cardíacos
  • Equilibra o hormônio Aids
  • Fortalece o sistema nervoso
  • Repara tecidos danificados
  • Melhora a memória e a concentração
Desvantagens
  • O uso de compostos de vitamina B pode aumentar o risco de câncer de próstata
  • Doses altas de comprimidos de vitamina B podem causar sonolência, fadiga, tonturas, vômitos e enxaquecas
  • o consumo excessivo de cápsulas de vitamina B também pode causar dermatite, gastrite, dor muscular e desequilíbrio hormonal

Quais são as principais funções da vitamina B?

Entre suas principais funções, a vitamina B está envolvida no metabolismo de energia, permitindo que a energia seja obtida a partir de alimentos.

Ela também ajuda a manter o cabelo, a pele e as unhas saudáveis, previne problemas de memória, contribui para o desenvolvimento cognitivo e saúde cardiovascular.

Vitamina b12 como cianocobalamina ou metilcobalamina - o que você deve procurar?

Os suplementos de B12 (ou cobalamina) são especialmente recomendados para vegetarianos, pois os únicos alimentos que contêm esta vitamina são os de origem animal. Existem dois tipos de suplementos de vitamina B12: cianocobalamina e metilcobalamina.

B12 cianocobalamina: Os suplementos nesta categoria são a forma mais comumente usada de vitamina B12. Eles são exclusivamente de origem animal, e sua popularidade deve-se ao fato de serem excelentes para melhorar o sistema nervoso e prover o corpo com muita energia. Este tipo de B12 pode ser armazenado por muito tempo sem o risco de ser tóxico.

metilcobalamina B12: Este tipo de B12 é metabolizado mais efetivamente no corpo e sua gama de benefícios é maior: ajuda a melhorar a visão, a aguçar as funções cognitivas do cérebro, a otimizar o sistema circulatório e a melhorar as funções renais. Entretanto, ele deve ser consumido sob supervisão médica.

Cyanocobalamin Methylcobalamin
Cyanocobalamin é a forma de vitamina B12 encontrada apenas em alimentos de origem animal Methylcobalamin é a única forma de vitamina B12 com atividade no cérebro
Promove a cação de energia É melhor absorvida e retida nos tecidos que a cianocobalamina
É a forma mais comum de vitamina B12 É metabolizada pelo fígado mais eficientemente que a cianocobalamina
Os suplementos de cianocobalamina são os mais eficazes e econômicos Ajuda a melhorar a visão
Nenhum dose tóxico Melhora o sistema circulatório
Pode ser armazenado por um longo período de time Ajuda a desenvolver as funções cognitivas do cérebro
Melhora a do sistema nervoso Recomendado para vegetarianos com doença renal
Também recomendado para fumantes

De que outra forma posso consumir vitamina B?

Como mencionado acima, a vitamina B também pode ser consumida através de suplementos que, embora não tenham as mesmas propriedades nutricionais dos alimentos, podem servir como um suplemento dietético.

Mas também há uma abundância de alimentos onde você pode obtê-la. Alguns dos alimentos com maior porcentagem de vitamina B são sardinhas, salmão, leguminosas (lentilhas, grão-de-bico, feijão, ervilhas, soja, favas), gema de ovo, fígado, nozes (amêndoas, avelãs, nozes, amendoins) e sementes (linho, girassol, abóbora, etc.).)

A vitamina B também pode ser administrada através de cremes tópicos, pomadas e loções para tratar vários problemas de pele e regenerar tecidos. As mais comuns são os cremes hidratantes e curativos com vitamina B combinada.

Várias frutas são ricas em vitamina B, tais como pêssegos, kiwi e bagas. Portanto, eles trazem grandes benefícios para o coração, pele, articulações e tecidos. (Foto: silviarita / pixabay.com)

Quanto custam os suplementos de vitamina B?

O mercado oferece uma grande variedade de preços para produtos de vitamina B, que variam de acordo com suas características. Aqui estão os preços gerais, para que você possa avaliá-los de acordo com seu orçamento.

Critérios de compra: fatores que permitem comparar e classificar os diferentes tipos de vitamina B

Como há uma gama tão ampla deste produto no mercado, às vezes pode ser difícil decidir qual é o melhor para comprar. Portanto, é importante considerar certos fatores ao comprar vitaminas B. Nesta lista você encontrará os principais fatores a considerar:

Gotas ou comprimidos

Os suplementos de vitamina B podem vir em gotas ou cápsulas. As gotas são usadas para suplementar pequenas ou normais doses diárias desta vitamina, e geralmente são para bebês e crianças vegetarianas. Os comprimidos são mais baratos e geralmente usados por adultos.

As gotas são mais convenientes para dar às crianças, que requerem doses menores do que os adultos, embora um inconveniente seja seu custo, que geralmente é maior do que o dos comprimidos.

As gotas são mais recomendadas quando tomadas em baixas doses, pois são mais convenientes, especialmente para crianças pequenas. Os comprimidos podem ser melhores para adultos, além de mais baratos.

Doses recomendadas

Doses de 2,5 mcg (microgramas), 100 mcg, 400 mcg e até 1000 mcg estão disponíveis. Em crianças, as doses mais baixas são usadas diariamente; em adultos, as doses mais altas são normalmente usadas uma ou duas vezes por semana.

Para adultos saudáveis, algumas opções de suplementação são: 2,5 mcg de vitamina B12 nas refeições principais (2 ou 3 vezes por dia), 100 mcg uma vez por dia, ou 1000 mcg duas vezes por semana, embora as quantidades variem de caso para caso.

Doses muito altas, tais como suplementos de 1000 mcg, não são recomendadas para mulheres grávidas, pois podem interferir com a vitamina B9 (ácido fólico). Abaixo mostraremos a quantidade diária recomendada em mcg para cada faixa etária, para que você tenha uma referência

  • Menos de 6 meses: a dose recomendada é de 0,3 mcg.
  • De 6 meses a 1 ano: a dose recomendada é de 0,5 mcg.
  • 1 a 3 anos: a dose recomendada é de 0,7 mcg.
  • 4 a 6 anos: a dose recomendada é de 1 mcg.
  • 7 a 10 anos: a dose recomendada é de 1,4 mcg.
  • Mais de 10 anos: a dose recomendada é de 2 mcg.
  • Mulheres grávidas: a dose recomendada é de 2,2 mcg.
  • Mulheres amamentando : a dose recomendada é de 2,6 mcg.

Toxicidade

Sendo uma vitamina solúvel em água, ela não se acumula e pode ser eliminada através da urina. Portanto, nas doses prescritas, ele é um suplemento seguro e não tóxico. Também previne problemas de saúde evitáveis, especialmente em vegetarianos.

No caso da vitamina B6, o uso prolongado em doses acima de 500 mcg por dia pode causar náuseas e problemas neurológicos, por exemplo, dormência nos braços e pernas, que normalmente desaparecem quando o suplemento é interrompido.

Validade

Há frequentemente mitos sobre a data de validade dos medicamentos. Obviamente você deve verificar a data de validade ao comprar vitaminas, que normalmente expiram vários meses, ou mesmo anos, após terem sido fabricadas. Muitos especialistas dizem que os medicamentos não expiram na data exata na embalagem, mas muito tempo depois.

A data de fabricação e validade estão mais associadas a uma margem de referência de tempo de prescrição, ao invés de um fato literal e irrevogável. Há até mesmo vitaminas, ou qualquer outro tipo de medicamento, que podem expirar antes da data de validade se não forem mantidas em um local fresco e seco.

Portanto, o mais importante é preservar suplementos, gotas e cremes do calor excessivo e da umidade. Também não há risco em consumir vitaminas vencidas, pois, na pior das hipóteses, elas não funcionarão. No caso dos cremes, se não forem abertos, ainda funcionarão perfeitamente bem, mesmo que tenham expirado há algum tempo.

(Foto em destaque: peogeo/ 123rf.com)

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