Imagem de um frasco com cápsulas de vitamina K2.
Ultima atualização: 9 de janeiro de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

25Horas investidas

9Estudos avaliados

89Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre a vitamina K2, uma das três vitaminas que compõe o complexo K, e a que possui maior eficácia, facilidade de absorção e tempo de ação no organismo.

A vitamina K2 desempenha papéis importantes: age na manutenção da saúde óssea, cardiovascular, saúde sexual de homens e mulheres, no desempenho em atividades físicas e controle da diabetes e obesidade.

Também é conhecida como pílula antienvelhecimento, pois impede a absorção de cálcio na pele, evitando as rugas. Está curioso para conhecer mais sobre a vitamina K2? Então continue lendo este artigo.




Primeiro, o mais importante

  • O suplemento de vitamina K2 pode utilizar como fonte duas das quatro variações dessa vitamina: MK4 (sintética) e MK7 (natural). A concentração varia de 65 a 120 mcg (MK7) ou de 100 a 1300 mcg (MK4).
  • A principal função da vitamina K2 é direcionar a absorção do cálcio para os ossos e dentes, evitando a calcificação em lugares inadequados como artérias, articulações e órgãos.
  • A suplementação de vitamina K2 pode ser associado a outros suplementos como cálcio, magnésio e vitamina D3.

Você também pode gostar:

Os melhores suplementos de vitamina K2

O suplemento de vitamina K2 tem excelente custo-benefício e você encontra uma grande variedade de marcas nacionais e importadas que o fabricam. Quer saber quais são as melhores opções? Confira o ranking abaixo.

Vitamina K2 Fitoactive

O suplemento de vitamina K2 da Fitoactive fornece 65 mcg de vitamina K2 do tipo MK7, essencial para fortalecer os ossos, auxiliar no metabolismo do cálcio, atuar na coagulação sanguínea e fortalecer a saúde cardiovascular.

Cada frasco vem com 60 cápsulas e a recomendação de consumo é de apenas uma cápsula ao dia, antes de uma das principais refeições.

Vitamina K2 WVegan

O suplemento vitamínico da WVegan fornece 65 mcg de vitamina K2 do tipo MK7, proveniente da extração do Natto, alimento tradicional japonês feito com soja fermentada.

Cada frasco vem com 60 cápsulas e a recomendação é consumir uma por dia, ou conforme orientação médica.

Vitamina K2 Now Foods

A vitamina K2 da Now Foods é ideal para vegetarianos e veganos, pois a extração da substância é 100% natural. Cada cápsula fornece 100 mcg de vitamina K2 do tipo MK4, vitamina C (2 mg) e pó de alfafa (300 mg).

A recomendação de uso é ingerir uma cápsula ao dia junto de alguma refeição. Cada frasco vem com 100 cápsulas.

Vitamina K2 Vital Natus

O suplemento da Vital Natus fornece 65 mcg de vitamina K2 do tipo MK7. A recomendação de uso é ingerir uma cápsula ao dia antes da primeira refeição. Cada frasco vem com 60 comprimidos.

Guia de Compra

Se existe uma vitamina que você precisa conhecer mais a respeito, ela atende pelo nome de vitamina K2. Essa substância só passou a receber a atenção merecida há alguns anos, quando os cientistas descobriram seus inúmeros benefícios.

Quer saber quais são esses benefícios? As fontes naturais dessa vitamina? A importância da suplementação e a dose diária recomendada? Então continue lendo este Guia de Compra.

 Imagem de uma mulher tomando uma cápsula

O suplemento de vitamina K2 traz inúmeros benefícios para a saúde. (Fonte: puhhha/ 123RF)

O que é vitamina K2?

Existem três tipos de vitaminas no complexo K:

  • Fitomenadiona, também chamada de K1, que pode ser encontrada em verduras de folhas verde escuras.
  • Menaquinona, conhecida como K2, que está presente em alimentos fermentados.
  • Menadiona, vitamina K3, produzida em laboratório.

Dentre os três tipos, a vitamina K2 se destaca por três motivos: é completamente absorvida pelo organismo (biodisponível), age por mais tempo no organismo (bioativa) e apresenta inúmeros benefícios.

A vitamina K2 é produzida naturalmente pelas bactérias saudáveis do intestino. Entretanto, além da baixa absorção, a produção cai ao longo dos anos, causando deficiência no organismo.

Por isso é essencial consumir alimentos fontes da vitamina (alguns tipos de queijos, carnes, ovos e alimentos fermentados) e incluir uma suplementação.

Quais são os benefícios da vitamina K2?

Essa vitamina começou a despertar a atenção dos cientistas, quando houve a descoberta de que a vitamina K2 potencializa os efeitos da vitamina D3 (quando são usadas juntas).

Entre os efeitos estão: produção de novas células ósseas, fortalecimento dos ossos, controle dos níveis de cálcio, aumento da massa e densidade óssea. Tais benefícios auxiliam na prevenção de osteoporose e fraturas ósseas.

A vitamina K2 também evita que o cálcio seja direcionado para regiões do corpo não apropriadas como artérias, articulações, rins, olhos e vesícula. Quando são absorvidas nessas regiões podem causar aterosclerose, artrose, cálculo renal, catarata e cálculo vesicular, respectivamente.

Imagem de uma mulher explicando o funcionamento da coluna vertebral para a outra.

A vitamina K2 traz muitos benefícios à saúde óssea, principalmente quando associada à vitamina D3. (Fonte: rioblanco/ 123RF)

A vitamina K2 é importante para produzir a osteocalcina (GLA) proteína que faz parte da estrutura óssea e é responsável por evitar o acúmulo de minerais nas veias e artérias.

Outra função é evitar que o cálcio mineralize nas artérias que levam ao coração, podendo causar endurecimento das válvulas cardíacas, entupimento das artérias e um possível infarto.

Mas a vitamina K2 tem outros benefícios além dos citados acimas, como auxiliar na coagulação sanguínea, ativar o sistema vascular, inibir o desenvolvimento de varizes, evitar doenças infecciosas e problemas cerebrais.

A vitamina também ajuda a afastar alguns tipos de cânceres, pois suprime os genes que podem desenvolver essas doenças e fortalece os genes que sintetizam as células saudáveis e que combatem o câncer.

Prevenção de doenças cardiovasculares

A vitamina K2 também auxilia no fortalecimento do sistema cardiovascular, inibindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diminuindo o risco de um acidente vascular cerebral (AVC) e de um infarto.

  • Promove a coagulação sanguínea
  • Fortalece as veias e artérias
  • Fortalece o músculo do coração
  • Impede a calcificação vascular

Melhora o desempenho físico

A suplementação de vitamina K2 também pode melhorar seu desempenho nos esportes, pois aumenta a capacidade do corpo de utilizar a energia produzida pelo próprio organismo para se movimentar.

Isso acontece, pois a vitamina K2 atua no pâncreas e promove a produção de insulina, que entre outros efeitos, aumenta a energia e promove a nutrição das células.

Imagem de uma mulher alongando

A vitamina K2 aumenta a sua energia e disposição para praticar exercícios físicos. (Fonte: Alexandres Mils/ Unsplash)

Prevenção de obesidade e diabetes

A vitamina K2 previne e impede o avanço da diabetes tipo 2, pois aumenta a sensibilidade à insulina, o que ajuda a estabilizar os níveis de glicose no sangue, e evita o acúmulo de gordura visceral.

Esses benefícios também impedem o desenvolvimento de um problema metabólico cada vez mais comum em nossa sociedade: a obesidade.

Melhora a saúde sexual

A vitamina K2 também ajuda a melhor a saúde sexual, pois otimiza a função da testosterona, que causa queda nos níveis de estrogênio, aumentando a fertilidade dos homens.

Outro benefício é que o suplemento aumenta a produção de espermatozoides. Nas mulheres com Síndrome dos Ovários Policísticos, a vitamina K2 ajuda a regular os níveis de testosterona.

Outro benefício é a melhora na irrigação sanguínea nos órgãos genitais dos homens e mulheres.

Imagem de um casal tomando café da manhã na cama

A vitamina K2 traz benefícios para a saúde sexual de homens e mulheres. (Fonte: Jeremy Banks/ Unsplash)

Reduz as inflamações

Quando há baixa concentração de vitamina K no organismo e alta concentração de citocinas, a probabilidade de desenvolver uma inflamação aumenta bastante. A vitamina K2 reduz as taxas de citocina no corpo.

Esse benefício faz com que o suplemento de vitamina K2 seja ideal para pessoas portadoras de doenças inflamatórias como Lúpus, Doença de Crohn, diabetes, entre outras.

Melhora a saúde dos dentes

Assim como ocorre com os ossos, a vitamina K2 ajuda a fortalecer os dentes. Isso acontece porque a vitamina facilita a absorção do cálcio pelos dentes e estimula a dentina, que ajuda a estruturar os dentes e torná-los mais saudáveis.

 Imagem de uma mulher com uma maçã nas mãos.

Outro benefício do suplemento de vitamina K2 é evitar a formação de cáries. (Fonte: PorquoiPas/ Pixabay)

Estimula a função mitocondrial

A vitamina K2 ajuda a estimular a função mitocondrial, pois auxilia no transporte de elétrons para as mitocôndrias, o que acelera a função mitocondrial, gerando mais energia.

Por causa desse benefício, já é estudada a possibilidade de usar o suplemento de vitamina K2 no tratamento de problemas no fígado e doenças degenerativas no sistema nervoso central.

Vantagens
  • O suplemento de vitamina K2 pode ser encontrado em duas variações: MK4 e MK7
  • A dosagem varia: 65, 100 ou 120 mcg por cápsula (MK7)
  • Suplemento em cápsulas oferece praticidade no dia a dia
  • É um produto acessível
Desvantagens
  • Suplementos derivados de MK4 precisam ter uma concentração muito maior para surtirem efeito
  • O suplemento está disponível apenas em cápsulas
  • Os suplementos de vitamina A e E dificultam a absorção da vitamina K2

Quem deve tomar a vitamina K2?

A suplementação de vitamina K2 é indicada para:

  • Pessoas com doenças intestinais (a vitamina K2 é produzida, sintetizada e absorvida pelo intestino).
  • Pessoas que passaram por cirurgias de redução intestinal.
  • Quem tem doenças hepáticas como a cirrose (a vitamina K2 fica depositada no fígado antes de ser utilizada pelo organismo)
  • Pessoas com diarreia crônica (o quadro altera a flora intestinal, causa menor produção de nutrientes e diminui a absorção das vitaminas).
  • Quem está fazendo tratamentos com antibióticos (o medicamento influência na flora intestinal, afetando a produção da vitamina).

Quem não deve tomar a vitamina K2?

O suplemento de vitamina K2 é contraindicado para mulheres grávidas e lactantes, quem tem coagulação acima do normal e pessoas que já passaram por problemas cardiovasculares como AVC e parada cardíaca.

foco

Você sabia que pessoas que tomam anticoagulantes podem fazer uso do suplemento de vitamina K2, mas devem passar longe da vitamina K1?

Qual é a dose diária recomendada de vitamina K2?

A dose recomendada de vitamina K2 é de 65 a 120 mcg por dia. O suplemento deve ser consumido, preferencialmente, após as refeições e pode ser ingerido com outros suplementos.

Dica: os suplementos de vitamina A e E reduzem a absorção de vitamina K2, portanto evite misturar esses suplementos.

Imagem de um casal cozinhando.

O suplemento de vitamina K2 deve ser ingerido após o almoço ou jantar. (Fonte:rawpixel.com/ Pexels)

Quais são os riscos da deficiência de vitamina K2?

A deficiência de vitamina K2 prejudica bastante o organismo, pelos seguintes motivos: você pode desenvolver problemas de coagulação sanguínea, apresentar perda de qualidade óssea e a possibilidade de estar armazenado cálcio nos lugares errados do corpo. Outros males são:

  • Oclusão das artérias coronarianas
  • Endurecimento das válvulas cardíacas
  • Problemas nas cartilagens das articulações

As pessoas que mais correm o risco de ter deficiência da vitamina K2 no organismo são aquelas que foram submetidas a cirurgias bariátricas e/ou que fazem uso de medicamentos que dificultam a absorção de gordura. Quem consome alimentos industrializados também está suscetível.

Quanto custa?

Você encontra o suplemento de vitamina K2 em embalagens com 60, 90 ou 100 cápsulas. Os preços variam de R$ 20 a R$ 80 (60 cápsulas), em torno de R$ 75 (90 cápsulas) e até R$ 190 (100 cápsulas).

Onde comprar?

Você encontra o suplemento de vitamina K2 em farmácias como Ultrafarma, lojas de suplementos e produtos naturais como Mundo Verde e em farmácias de manipulação.

Se preferir, dá para comprar o produto pela internet. Você encontra algumas opções nas lojas virtuais dos fabricantes e em lojas de departamento como Amazon e Mercado Livre.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os diferentes modelos de vitamina K2

Existem poucas diferenças entre os suplementos de vitamina K2. Mas, apesar de poucas, essas distinções podem fazer toda a diferença na eficácia e durabilidade do produto. Quando for comprar o seu, analise os seguintes critérios:

Vamos explicar cada um dos itens abaixo.

MK4 ou MK7?

Quando você estiver procurando um suplemento de vitamina K2 vai achar muitos produtos com a indicação MK7 e outros com a indicação MK4 no rótulo. Isso gera dúvidas em muitas pessoas, então vamos explicar do que se trata essa informação.

A vitamina K2 apresenta quatro variações: MK4, MK7, MK8 e MK9. A diferença entre elas é o comprimento da cadeia lateral, sendo que quanto maior, melhor é a eficiência.

As duas variações utilizadas na composição de suplementos de vitamina K2 é a MK4 e a MK7, explicamos as diferenças entre elas no quadro abaixo:

MK4 MK7
Tempo que permanece no organismo Permanece pouco tempo na corrente sanguínea Cerca de três dias
Absorção Eficaz Totalmente absorvida pelo organismo
Origem Sintética Natural
Concentração Entre 100 e 1300 mcg De 65 a 120 mcg

Concentração

Você encontra suplementos de vitamina K2 nas seguintes concentrações: 65 mcg, 100 mcg e 120 mcg (MK7), ou em doses mais altas, que chegam a 1300 mcg (MK4).

Segundo especialistas, a dose diária recomendada é de 120 mcg de vitamina K2 do tipo MK7, que é a mais eficaz, por conta da facilidade de absorção e pela biodisponibilidade (tempo que a substância permanece no organismo).

Frasco

Quando for comprar um suplemento de vitamina K2 é essencial que você analise o frasco do produto. A vitamina K2 é sensível à luz, logo, o frasco deve ser escuro ou pelo menos opaco para impedir o contato das cápsulas com a luz.

Imagem de um frasco com pílulas.

Evite comprar um suplemento de vitamina K2 em frasco transparente.(Fonte: LaChrome/Pixabay)

Quantidade de cápsulas

O suplemento de vitamina K2 é vendido em cápsulas. A dose diária recomendada é sempre de uma cápsula ao dia, logo pela manhã ou durante uma das principais refeições.

A quantidade de cápsulas por frasco varia entre 60, 90 ou 100 unidades. O suplemento de vitamina K2 pode ser comprado já pronto ou você pode mandar manipular (neste caso, procure uma farmácia de manipulação confiável).

(Fonte da imagem principal: Stevepb/ Pixabay)

Por que você pode confiar em nós?

Gustavo Conceição Nutricionista
Na escola, Gustavo participava de todas as modalidades. Ele acabou não se tornando atleta profissional, mas manteve-se próximo do universo esportivo cursando nutrição e, depois de graduado, prestando consultoria a atletas de várias modalidades e clubes de futsal e vôlei pelo país. Pós-graduado em suplementação, compartilha online seu conhecimento sobre o que há de melhor em complementos alimentares.
Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.