Imagem de uma mulher tomando uma vitamina.
Ultima atualização: 27 de agosto de 2020

Como escolhemos

17Produtos analisados

22Horas investidas

7Estudos avaliados

75Comentários coletados

Consumir um suplemento capilar se tornou uma prática comum entre as mulheres, especialmente aquelas que desejam ter cabelos longos. Elaborado com vitaminas, minerais e proteínas, esse produto auxilia na saúde do cabelo, unhas e pele.

Mas será que incluir um multivitamínico capilar é a maneira mais efetiva de conquistar o cabelo dos sonhos? Reunimos as informações mais relevantes sobre o produto para ajudá-la a escolher a melhor vitamina para cabelo. Boa leitura!




Primeiro, o mais importante

  • Geralmente, um suplemento capilar vitamínico fornece as vitaminas A, C, D, E, Complexo B, alguns minerais como ferro, zinco e selênio, algumas proteínas como colágeno, arginina e queratina, entre outros componentes.
  • Além de promover uma melhora significativa na saúde do cabelo, o suplemento diminui a queda, aumenta o volume e acelera o crescimento dos fios. Para que os resultados sejam efetivos, é necessário seguir o tratamento por pelo menos três meses.
  • Atualmente, existem dezenas ou centenas de suplementos para cabelo a venda no mercado, por isso é importante analisar a composição, concentração de nutrientes, posologia, fabricante e preço.

Você também pode gostar:

A melhor vitamina para cabelo: Algumas recomendações

Quem prioriza a saúde do cabelo, conhece a importância da vitamina capilar. O produto é formulado com nutrientes responsáveis pela força, vitalidade e crescimento do cabelo. Mas como escolher o melhor suplemento capilar? Confira algumas recomendações de compra abaixo:

A melhor vitamina para fortalecimento do cabelo, unhas e pele

O suplemento Hair, Skin, Nails da Nature’s Bounty possui fórmula rica em nutrientes como vitaminas (A, B1, B2, B3, B6, B7, B12, C, D, E), minerais (Ácido Fólico, Zinco, Ferro, Selênio e Manganês), proteína (Colágeno), entre outros componentes como Ácido Hialurônico e óleo de argan. Cada frasco vem com 250 cápsulas e a dose diária recomendada é de três comprimidos.

O melhor suplemento capilar para combater a queda

O Pantogar Neo é um suplemento capilar que contém todos os nutrientes essenciais para combater a queda e estimular o crescimento do cabelo. A fórmula é enriquecida com proteína hidrolisada, BCAA, Zinco, vitaminas do Complexo B, entre outros nutrientes. Recomendamos o consumo de duas cápsulas diárias.

O melhor suplemento capilar em gomas

Kerotin Hair Growth Gummies é um suplemento capilar com apresentação diferenciada – ao invés de cápsulas, são gomas. Entre os principais componentes estão as vitaminas A, B, C, D, E, Biotina, Minerais e extratos naturais. Recomenda-se o consumo de duas gomas ao dia. O frasco vem com 60 unidades e rende 30 dias de tratamento.

O suplemento mais desejado pelas brasileiras

Hair, Skin & Nails Femme, da Maxinutri, possui exclusiva fórmula rica em vitaminas (A, B2, B3, B5, B12, C, D), minerais (Ácido Fólico, Silício, Fósforo, Selênio e Zinco) e silício orgânico. O produto estimula a renovação celular, reduz a oleosidade da pele e cabelo, diminui a queda, garante firmeza e elasticidade da cútis e fortalece as unhas. Cada frasco vem com 90 cápsulas e rende 1 mês de tratamento.

Guia de Compra

Um desejo comum entre as mulheres é acelerar o crescimento do cabelo. Para estimular o crescimento de dentro para fora, você deve manter uma dieta balanceada e incluir um suplemento multivitamínico próprio para o cabelo.

Os nutrientes fornecidos pelo suplemento capilar influenciam no fortalecimento e crescimento do cabelo, enquanto a ausência provoca queda, quebra e lentidão no crescimento. Para encontrar a melhor vitamina para seu cabelo, continue lendo este Guia de Compra!

Imagem de uma menina sorrindo.

A vitamina para cabelo interrompe a queda, estimula o crescimento e aumenta o volume dos fios. (Fonte: Sound On/ Pexels.com)

O que é suplemento capilar?

O suplemento capilar contém vitaminas, minerais e proteínas fundamentais para a saúde do cabelo, como as vitaminas A, B, C, D, E, os minerais ferro, zinco e selênio, e proteínas como queratina, colágeno e arginina.

Embora muitos desses nutrientes sejam consumidos através de frutas, legumes, verduras e carnes, quando a pessoa possui uma dieta balanceada, alguns fatores contribuem para a necessidade de suplementação como desequilíbrio emocional, doença crônica e desordem emocional.

Ao consumir uma vitamina para cabelo, você notará diminuição ou interrupção de queda, crescimento acelerado, aumento do volume de fios, ganho de vitalidade, maciez e brilho. Além disso, a vitamina para cabelo fortalece as unhas e a pele.

Imagem de uma mulher com as unhas esmaltadas.

A vitamina para cabelo também traz benefícios para as unhas. (Fonte: Valeria Boltneva/ Pexels.com)

Quais são os benefícios da vitamina para cabelo?

Um suplemento capilar promove inúmeros benefícios ao cabelo, em relação à saúde e à aparência. Listamos esses benefícios abaixo:

  • Força: O suplemento capilar auxilia no fortalecimento das madeixas, impedindo a queda e estimulando o crescimento.
  • Aspecto saudável: Quando um cabelo está enfraquecido e danificado, as madeixas perdem o aspecto saudável. Ao incluir uma suplementação vitamínica você exibirá um cabelo deslumbrante.
  • Crescimento: Com o cabelo fortalecido, o processo de queda é interrompido e o cabelo começa a crescer rapidamente. Também nascem fios novos.

Os benefícios da vitamina para cabelo também podem ser percebidos nas unhas e pele. As unhas se tornam mais fortes e menos quebradiças, enquanto a pele se torna firme, macia e rejuvenescida.

Conheça mais benefícios do multivitamínico de uso capilar na tabela abaixo:

Vantagens
  • Reduz ou interrompe a queda
  • Acelera o crescimento dos fios
  • Mantém o cabelo hidratado, macio e brilhoso
  • Aumenta o volume de fios
  • Fortalece as unhas
  • Aumenta a vitalidade da pele
  • Opções em cápsulas ou gomas mastigáveis
Desvantagens
  • O consumo deve ser diário por pelo menos três meses
  • Pode não atender às suas necessidades nutricionais
  • Preço relativamente alto

Como saber se preciso tomar vitamina para cabelo?

Não é difícil perceber quando você precisa de um suplemento capilar, pois os sintomas são perceptíveis. Os principais são queda, crescimento lento e aspecto fragilizado – ressecamento, opacidade, pontas duplas, quebra, rigidez ou elasticidade.

Caso você tenha notado algumas dessas características, procure um dermatologista para que o médico possa avaliar seu couro cabeludo e fios, solicitar exames de sangue e avaliar a necessidade de suplementação.

Imagem de uma mulher.

A vitamina para cabelo vai renovar suas madeixas. (Fonte: Moose Photos/ Pexels.com)

Vitamina para cabelo engorda?

Se você se preocupa com a saúde e beleza do cabelo, pele e unhas, você também deve se preocupar com a aparência do corpo, certo? Então fique sossegada, pois a vitamina para cabelo não influencia no ganho de peso.

Na composição do produto constam apenas vitaminas, minerais e proteínas, em baixo teor calórico por dose. Essa reposição de nutrientes não consegue promover aumento de peso.

Critérios de compra: Como encontrar a melhor vitamina para cabelo

Geralmente, a deficiência nutricional influencia na queda de cabelo ou dificuldade de crescimento, pois o cabelo precisa de um grande aporte e variedade de nutrientes para crescer saudável e bonito.

Nesse sentido, é importante manter uma alimentação saudável e incluir um suplemento vitamínico próprio para o cabelo. Para escolher a melhor vitamina para cabelo, analise e compare os critérios de compra listados abaixo:

Vamos detalhar cada um dos tópicos nesta seção. Qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo.

Componentes

Para conquistar um cabelo saudável, forte, longo e bonito é preciso ingerir as vitaminas, minerais e proteínas essenciais para a saúde capilar:

  • Vitamina A auxilia no processo de crescimento capilar. Quando em falta, pode provocar queda de cabelo e calvície.
  • Vitaminas do complexo B são as mais importantes quando o assunto é saúde capilar. Como esse grupo de vitaminas é extenso, preparamos uma tabela para falar sobre a função de cada uma delas:
Vitamina Ação
B1 Não está diretamente associada à saúde capilar, mas combate ao estresse, uma das principais causas da queda de cabelo
B2 Ligada ao processo de formação de novos fios e prevenção a queda
B3 Responsável pelo fortalecimento do cabelo e prevenção da queda
B5 Aumenta a hidratação, força e resistência do cabelo, enquanto diminui a formação de pontas duplas
B7/ Biotina Fortalece e estimula o crescimento do cabelo e possui efeitos notáveis na pele e unhas
Vitamina B12 está associada ao crescimento capilar
  • Vitamina C está associada ao processo de divisão celular e crescimento dos fios. Também auxilia na formação de colágeno tipos I e II. A vitamina C também auxilia na absorção de ferro, um mineral que quando está em falta, provoca queda capilar.
  • Vitamina D estimula o crescimento dos queratinócitos do folículo piloso, parte da derme onde o cabelo se desenvolve. A deficiência dessa vitamina pode provocar queda capilar.
  • Vitamina E diminui a queda capilar difusa e impede o avanço da calvície entre homens e mulheres.
  • Vitamina K atua no fortalecimento dos fios quando é administrada topicamente, ou seja, deve ser aplicada diretamente no couro cabeludo.
  • Ferro quando em falta, pode causar anemia, uma das principais causas de queda de cabelo. Atua em diversos processos do organismo, incluindo o crescimento do cabelo.
  • Zinco Ajuda a manter o funcionamento correto das glândulas sebáceas ao redor dos folículos pilosos, atua na reparação do tecido capilar e estimula o crescimento das madeixas.

Para saber quais dessas vitaminas você realmente precisa suplementar, é necessário consultar um médico e solicitar exames de sangue de dosagens séricas de vitaminas, minerais e outros nutrientes.

Imagem de uma pessoa tomando vitaminas.

Faça exames de sangue antes de iniciar a suplementação capilar. (Fonte: Daily Nouri/ Unsplash.com)

Concentração

Antes de comprar um suplemento para o cabelo, analise a concentração dos componentes, pois a dosagem adequada de nutrientes pode promover melhores resultados.

Não adianta tomar um suplemento vitamínico com nutrientes em baixa concentração. Por exemplo, você encontra vários suplementos com 0,5mg de Biotina quando é necessário pelo menos 5mg dessa substância para promover qualquer benefício.

Finalidade de uso

Para escolher a melhor vitamina para seu cabelo, é importante analisar a finalidade de uso do produto. Você deseja fortalecer o cabelo, estimular o crescimento ou impedir a queda?

Para fortalecer as madeixas aposte em proteínas, aminoácidos, vitaminas B3 e B5, silício orgânico e ácidos graxos como Ômegas 3 e 6.

Se você deseja que o cabelo cresça, é fundamental investir num suplemento com vitamina A, vitaminas do Complexo B (especialmente B3, B5, B7 e B12) e vitamina E.

Quem deseja prevenir ou combater a queda de cabelo, deve se lembrar da vitamina A, vitaminas do Complexo B (principalmente B1, B3, B5 E B7), vitamina D, vitamina E, silício orgânico, Ômegas 3 e 6 e ácido fólico.

Imagem de uma mulher de costas.

A vitamina para cabelo fortalecerá suas madeixas. (Fonte: Element5 Digital/ Pexels.com)

Cápsulas ou gomas

Ao comprar um suplemento capilar, avalie a apresentação do multivitamínico. Você encontra suplementos em cápsulas em que a posologia pode ser de uma, duas ou três cápsulas que devem acompanhar as principais refeições diariamente.

No entanto, hoje em dia você encontra o suplemento capilar em gomas mastigáveis, um formato divertido, com aroma e sabor de frutas. O suplemento reúne todos os componentes que o cabelo precisa. A dose diária recomendada pode ser de uma a três gomas. Um ponto negativo é que a absorção dos nutrientes da vitamina em gomas é menor.

Imagem de balas de goma.

Você encontra vitamina de cabelo em gomas. (Fonte: Arminas Raudys/ Pexels.com)

Registro na Anvisa

É muito importante adquirir uma vitamina para cabelo registrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), pois essa certificação garante que o produto é fabricado com ingredientes de qualidade, num processo seguro e sem riscos para sua saúde.

(Fonte da imagem destacada: JESHOOTS/ Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.