Olá, seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! O assunto deste artigo é volante para PC. Assim como os outros acessórios para jogos de PC, como mouse e teclado, este periférico ajuda a trazer mais precisão e controle nos comandos em jogos de corrida.

Existem muitas opções à venda no mercado. Neste Guia de Compra, você aprenderá um pouco mais sobre o volante para jogos de computador e notebook, conhecerá os melhores modelos, quanto custa, além de saber onde comprá-lo e como utilizá-lo.

Além das principais características desse periférico muito usado em jogos de velocidade, listamos aqui também as vantagens e desvantagens e os critérios para que você saiba escolher o seu volante para PC.

Primeiro, o mais importante

  • Para comprar um volante para PC perfeito você deve checar bem todos os detalhes, como qualidade do material, número de botões e se ele vem com acessórios, como painel de câmbio e pedais.
  • Outra questão interessante para levar em consideração é o grau de rotação da direção. Mais altos, como 900, se assemelham muito aos volantes de carros de verdade.
  • Já que o acessório é vendido em diversos sites, é importante pesquisar bem e fazer a compra em uma loja de confiança. Preste atenção se o volante é original, se vem como o anunciado e se tem as especificações prometidas.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores modelos de volante para PC

Com tanta variedade no mercado, escolher o melhor volante para PC pode não ser uma tarefa muito simples. Mas fique tranquilo, nós queremos te ajudar nessa missão. Abaixo, você confere os 4 melhores modelos à venda:

1º – Volante Driving Force G29 – Logitech

O volante da Logitech funciona tanto com PC, quanto com PlayStation 3 ou 4. Seu D-pad e botões são de fácil acesso ao volante. Com a reorientação da força de motor duplo, ele simula realisticamente a sensação dos pneus em cada curva ou terreno. Ele é revestido de couro costurado à mão.

Tem pedal responsivo para acelerar, frear e mudar de marchas como em um carro de verdade. Possui embreagem helicoidal anti reação, que oferece uma ação silenciosa e mantém o volante e os pedais firmes para o máximo controle.

2º – Volante Driving Force Race Wheel G920 – Logitech

Compatível com PC – por meio do Logitech Gaming Software – e Xbox One, este periférico, da Logitech, foi projetado para otimizar a experiência de jogo do usuário. O acessório tem rotação de 900 graus de trava, que permite girá-lo cerca de duas voltas e meia, mão sobre mão, em giros amplos. Este é o mesmo grau de movimento do volante de um carro.

Fabricado com material de qualidade, tem confiabilidade duradoura e proporciona uma realística aparência e sensação de um volante de carro de corrida de alto desempenho.

3º – Volante TMX Xbox One – Thrustmaster

Concebido para Xbox One e Windows, esse volante para PC realista possui 28 centímetros de diâmetro e um conjunto de pedais grande incluído. Seu ângulo de rotação é de 270° a 900°. Ele tem um design ergonômico perfeitamente adaptado para todos os jogos de corrida.

São 12 botões de ação e um pad direcional. As empunhaduras são revestidas de borracha e o volante  – 100% de metal – possui 13 cm de altura. A tact switch tem um ciclo de vida superior a 500.000 ativações.

4º – Volante T300 RS PlayStation 4  – Thrustmaster

O acessório da Thrustmaster acompanha pedais progressivos que, a cada aceleração, entregam precisão e realismo nos jogos de corrida. Este volante conta com 13 botões multifuncionais e tem 28 cm de diâmetro.

Para PlayStation 3 e 4, é o produto oficialmente licenciado para Gran Turismo. As trocas de marcha sequenciais são facilitadas por duas borboletas grandes montadas no volante, e um interruptor de tato de alta qualidade, com vida útil de mais de 10 milhões de ativações.

Bônus – Volante Fanatec CSL Elite F1

Esse modelo da Fanatec é o volante para PC oficial do F1 Esports, o CSL Elite F1 Set contém tudo o que você precisa para competir com os melhores simuladores do mundo. Sua rotação é de 1080°, conta com uma aceleração muito rápida e é ideal para drifting.

É também o volante oficial para o PlayStation 4, e embora seu preço seja elevado, se você quer uma experiência realística, compensa o investimento.

Guia de Compra

Uma melhor experiência a cada partida. Esse é o objetivo de quem está imerso no mundo dos games. E o volante para PC é um periférico que proporciona uma experiência mais realística ao usuário. Com ele você já pode começar a acelerar (quase que de verdade) mesmo que ainda não tenha idade para dirigir.

Neste Guia de Compra você encontrará detalhes sobre esse volante, além de conhecer as vantagens e desvantagens, saber a faixa de preço e onde comprá-lo.

Imagem mostra homem feliz jogando com um volante para PC usando fone de ouvido.

Com um volante para PC você tem a sensação de estar dirigindo um carro de verdade sentado na cadeira do seu quarto e mesmo que ainda não tenha idade para dirigir. (Fonte: dolgachov / 132RF)

O que é um volante para PC?

Jogos de corrida estão sempre em alta. Seja para videogame ou PC, esta é uma das modalidades mais queridinhas entre os jogadores. De corrida, velocidade ou estratégia, jogos do tipo podem ser jogados em uma ou mais pessoas.

E para os aficionados e que querem ter uma performance melhorada, alguns acessórios fazem a diferença. Um deles é o volante. Igual ao de um carro de verdade, o periférico controla curvas, freio e aceleração da velocidade virtual.

Normalmente feitos de couro, eles dão uma sensação bastante realística, além de mais divertida para quem está utilizando. Muitos deles acompanham também os pedais para uma imersão quase que completa no jogo. Claro que falta o principal (o carro!), além do capacete e da pista, mas a intenção é entregar a melhor sensação possível.

Quais suas vantagens e desvantagens?

O acessório foi criado também para dar mais precisão nos jogos. Em um PC, com o mouse ou teclado, por exemplo, o acerto não é tão grande quanto com um volante. É um produto também que apresenta diferentes preços, havendo opções mais caras e mais baratas, oferecendo um bom custo x benefício.

Como desvantagem, o grau de rotação pode ser uma delas. Alguns acessórios apresentam, por exemplo, 900 graus de rotação, enquanto outros, 180. Há também relatos dos volantes de certas marcas que tiveram seus pedais desgastados conforme o uso. É necessário estar atento aos materiais de cada um deles.

Veja na tabela a seguir as principais vantagens e desvantagens do produto:

Vantagens
  • Controla curvas, freio e aceleração
  • Sensação realística, como de um carro de verdade
  • Acompanha pedais para imersão quase que completa
  • Dá mais precisão nos jogos de corrida
  • Preços variados
Desvantagens
  • Alguns volantes possuem pouco grau de rotação
  • Pedais de volantes de certas marcas podem se desgastar e estragar conforme o uso

Vale a pena investir em um volante para PC?

Para quem adora jogos de PC, jogar com precisão e ter controle sobre os comandos é essencial. Pensando nisso, empresas estão criando acessórios capazes de transformar a jogada do usuário.

E o volante para PC oferece essa vantagem, que tem como objetivo controlar jogos de corrida e velocidade, dando mais precisão em cada curva, freada e acelerada.

É certo que é possível jogar bem apenas com controles ou usando mouse e teclado gamer. Mas a diversão é maior com o volante, sem contar a melhoria na performance de jogo.

Então, se você é um aficionado pelo mundo dos games, e como existem opções para todos os gostos e bolsos, certamente esse investimento compensará e resultará em uma experiência mais completa.

Volante para PC com pedal duplo ou triplo?

Você deve ter percebido pelo nosso Ranking que todos os modelos de volante para PC mencionados acompanham os pedais, acessório fundamental para deixar sua experiência o mais realística possível.

O que pode ter passado despercebido é que alguns modelos possuem três ou dois pedais. E escolher entre eles é algo pessoal e que pode ter relação com o investimento também.

Os pedais triplos geralmente são mais caros, com eles você pode acelerar, frear e trocar a marcha, tudo como num carro de verdade. Já com os pedais duplos, não há a embreagem, é possível acelerar e frear.

Pedal duplo Pedal triplo
Investimento Mais baixo Mais alto
Sensação de realidade Menos real porque não possui a embreagem Mais próximo da realidade por ter freio, acelerador e embreagem
Ideal para Quem quer apenas se divertir com os jogos Quem busca um volante para PC de alto desempenho para competições mais sérias e acirradas

Quanto custa?

O valor do volante para PC varia entre preços mais altos e mais baratos. Essa diferença se dá pela qualidade do produto, número de botões, se possuem borboleta para mudança de câmbio, se pedais acompanham, entre outros fatores.

Neste guia constam modelos que custam entre R$ 260 e R$ 1.635. Com preços variados, queremos indicar produtos para diferentes gostos, necessidades e bolsos.

Onde comprar?

Comprar o volante não requer, necessariamente, uma ida a uma loja física. Você pode encontrar o acessório em diversos sites, como Amazon brasileira, Lojas Americanas, Mercado Livre e Magazine Luiza.

No entanto, se você tem preferência por checar o periférico pessoalmente e ouvir opiniões de vendedores experientes no assunto, você pode visitar lojas para games ou de produtos e acessórios para PC, como a Rocketz Store e a Game7.

Uma dica extra é que para fazer uma compra online de confiança, você deve checar reviews de pessoas que já compraram o volante em questão.

Imagem de uma mão masculina dirigindo um volante para PC em uma grande mesa de jogo.

Comprando online você encontra mais opções e também as melhores ofertas. (Fonte: Sergey Ryzhov / 123RF)

Critérios de Compra: Fatores para comparar os diferentes modelos de volante para PC

Existem alguns critérios importantes que ajudarão a avaliar os diferentes modelos de volante para PC. Para fazer a compra que mais se encaixa nas suas necessidades, elaboramos a lista abaixo com os itens essenciais que poderão lhe ajudar na seleção ideal. São eles:

  • Grau de rotação
  • Acessórios
  • Número de botões e gatilhos
  • Qualidade

A seguir, explicamos exatamente o que deve ser observado em cada um dos fatores a serem considerados na hora de adquirir o seu volante para PC ideal.

Grau de rotação

Quem dirige carros de verdade sabe que a rotação da direção do automóvel faz toda a diferença. Com o acessório para computadores não é diferente.

No mercado, existem opções com variados graus de rotação. Os mais comuns são: 180, 360 e 900.

No de 900 graus, por exemplo, o jogador precisa girar 2 voltas e meia para cada lado até encontrar o limite, assim como em um volante real. E isso acaba aumentando um pouco o grau de dificuldade da experiência.

Acessórios

Algumas direções para jogos de PC vêm acompanhadas de acessórios, como pedais e marcha de câmbio. Com os pedais, o jogador consegue controlar com muita precisão cada aceleração e freada, além de ter a sensação de dirigir um carro de verdade ainda mais real.

Em relação ao câmbio de marcha a questão é a mesma. Em alguns acessórios a marcha é alterada no próprio volante, em outras, pelo câmbio que vem junto. Basta saber se para você é importante ter esse complemento para a sua experiência de jogo.

Número de botões e gatilhos

Assim como em um mouse ou teclado gamer, o número de botões – e também gatilhos – é importante. Com eles você pode fazer ajustes de configurações e outros comandos básicos.

Um volante sem painel de câmbio, por exemplo, possui borboletas para a troca de marcha. Já um com o complemento costuma ter os botões que os gamers já estão acostumados, como círculo, x, quadrado e triângulo.

menino jogando corrida no playstation usando um volante para pc

A quantidade de botões deve ser analisada com cuidado de acordo com necessidade de uso. (Fonte: ymgerman / 123RF)

Qualidade

Assim como qualquer produto, a qualidade do volante é um critério para ser considerado. Periféricos feitos de couro legítimo acabam sendo mais caros, mas, ao mesmo tempo, tem longa durabilidade.

O plástico utilizado na produção também faz diferença. Materiais de qualidade aguentam maior impacto e acabam durando mais. A mesma coisa vai para os botões, gatilhos, pedais e painéis de câmbio. Quanto melhor a qualidade, mais seu volante vai durar e consequentemente mais caro vai custar.

E nesse momento vale considerar a questão custo x benefício. Você pode pagar mais barato por um produto que te atenda bem, mas que dure menos do que um que você pague um pouco mais. Opção para escolher é o que não falta!

(Fonte da imagem destacada: Mikhail Kokhanchikov / 123RF)

Avalie este artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
31 Voto(s), Média: 4,03 de 5
Loading...
Avatar

Publicado por REVIEWBOX