Imagem de pessoa jogando em simulador de Fórmula 1 com volante
Ultima atualização: 2 de julho de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

18Horas investidas

3Estudos avaliados

66Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil, seu site de resenhas para a internet com análises sobre os artigos que estão em alta no mercado. E se você é gamer e quer tornar sua experiência ainda mais realista, que tal um volante para PS4?

Para os fãs apaixonados por velocidade e que não abrem mão de ter os melhores jogos de corrida disponíveis para o Playstation 4, um volante pode levar a simulação para um outro nível.

É muito mais divertido jogar corrida com um volante, sentindo a trepidação da pista, o contato com outros carros e a sensação de velocidade. Então, para ajudá-lo a escolher qual o melhor volante, confira nossa resenha.




Primeiro, o mais importante

  • A maioria dos volantes não acompanha câmbio manual. Ele tem que ser comprado separadamente.
  • É importante calibrar bem o volante antes de começar a jogar para que ele corresponda bem ao que você está vendo na tela.
  • Para aproveitar ao máximo seu volante, pode ser preciso comprar um suporte separadamente.

Melhores volantes para PS4: Nossos favoritos

Produzido pela Sony, o Playstation 4 é um dos líderes de mercado quando se trata de consoles de última geração. No entanto, eles não produzem seus próprios volantes. Ao invés disso, eles oferecem a licença para que outras marcas produzam esses periféricos.

Se essa é sua primeira compra ou você deseja trocar seu volante antigo por um modelo mais recente, não deixe de conferir nosso guia de compra com alguns dos melhores volantes disponíveis para o PS4.

Excelente volante para os fãs da Ferrari

Com licença oficial do Playstation 4 e também da Ferrari, esse volante é uma excelente opção para os aficionados da scuderia italiana. Trata-se de uma réplica do volante 488GTB da Ferrari, que vai trazer muito realismo a seus jogos de corrida no PS4.

Com design ergonômico e revestimento texturizado, esse volante é a escolha certa para quem quer se sentir em corridas de verdade. O volante tem borboletas para troca de marcha e acompanha os pedais com inclinação ajustável.

Para levar muito realismo a seus jogos de corrida

Esse modelo da Fanatec é uma excelente opção para quem quer dar mais realismo aos jogos de corrida. Compatível com PS4 Slim e Pro, esse volante acompanha pedais CSL Elite, tornando-se o combo perfeito para seus simuladores de corrida.

Volante para PS4 com sensibilidade ajustável

Esta opção de volante da Multilaser destaca-se por ter sensibilidade ajustável, o que faz dele uma ótima escolha caso mais de uma pessoa vá utilizar o volante. Com rotação de 180 graus, esse modelo tem câmbio sequencial e borboleta e também destaca-se pelo baixo consumo de energia.

Guia de compra

Apesar de ser possível jogar corrida nos controles tradicionais do Playstation 4, um volante pode transformar sua experiência em uma verdadeira simulação, permitindo que você se sinta no lugar de um piloto de verdade.

Mas, com tantas opções e diferentes produtos licenciados, é importante conhecer mais sobre o produto antes de realizar a compra. Para ajudá-lo, preparamos um guia de compra com tudo o que você precisa saber sobre os volantes.

Imagem de homem jogando corrida com um volante para PS4

Usando o volante a sensação de realismo ao jogar corrida em seu PS4 é muito maior. (Fonte: lightfieldstudios/ 123RF)

O que é um volante para PS4?

Os jogos de corrida sempre foram um grande atrativo dos videogames e não é diferente com o Playstation 4, que possui a franquia Gran Turismo, uma das mais famosas e que continua com força total, além de vários outros títulos.

Um volante nada mais é do que um tipo de controle que permite que você tenha uma experiência mais completa e imersiva em seus jogos de corrida. Sua interface conta com todos os botões disponíveis no controle tradicional, mas conta com também com alavancas em forma de borboleta igual as encontradas nos carros de corrida para a troca de marchas e um conjunto com dois ou três pedais: acelerador, freio e embreagem.

Além disso tudo, o volante ainda conta com motores que ajudam a simular a sensação real de estar dirigindo, seja com vibrações ou impondo mais resistência, para que você precise de mais força para girar o volante, simulando a força G exercida sobre o carro.

Com todos esses atrativos, não é difícil entender por que tantos jogadores profissionais de corrida não abrem mão de usar um bom volante quando estão jogando casualmente ou em campeonatos do Playstation 4.

Quais as vantagens e desvantagens de um volante para PS4?

Os volantes para PS4 oferecem grandes vantagens quando comparados com os controles tradicionais. Nos jogos de corrida, eles oferecem muito mais imersão e realismo. Com vários tipos de configurações você pode ajustar o volante para que ele se enquadre melhor com sua jogabilidade. Além disso, muitos modelos ainda são compatíveis com o PS3 e PC

Porém, é preciso notar algumas desvantagens. Sem um suporte especial, a experiência pode ficar comprometida. Em caso de danos ou quebra, é preciso manutenção especializada e os volantes custam bem mais caro do que os controles tradicionais, então é preciso considerar seu investimento em um bom modelo.

Vantagens
  • Eles oferecem muito mais imersão e realismo
  • Com vários tipos de configurações, você pode ajustar o volante para que ele se enquadre melhor com sua jogabilidade
  • Muitos modelos ainda são compatíveis com o PS3 e PC
Desvantagens
  • Sem um suporte especial, a experiência pode ficar comprometida
  • Em caso de quebra, é preciso manutenção especializada
  • Os volantes custam bem mais caro do que os controles tradicionais

Um volante de PS4 vai me ajudar a ser mais competitivo nos jogos de corrida?

Sim, afinal não é atoa que os volantes sejam um controle padrão em todo grande campeonato organizado pelas empresas de games. Além da imersão e da sensação de realismo, é muito mais fácil ter controle total sobre o carro quando você utiliza um bom volante.

Além de ter um melhor tempo de resposta e muitas opções de customização, o controle sobre a embreagem é muito mais intuitivo, permitindo que você tenha mais controle sobre o carro, o que as vezes é muito difícil conseguir utilizando o controle tradicional.

A verdade é que depois que você tem a experiência de jogar em um controle, nunca mais vai querer jogar corrida no controle novamente.

Quanto custa um bom volante para PS4?

O preço dos volantes pode variar de acordo com as tecnologias envolvidas e a fidelização dos controles, assim como tempo de resposta. Não existem muitas marcas licenciadas para produzir volantes de Playstation 4, então o preço costuma variar pouco.

No Brasil, eles podem ser encontrados em uma faixa de preço que varia de R$ 1200 a R$ 2500. Considerando que é um investimento alto, vale a pena procurar por promoções para conseguir o melhor preço.

Onde eu posso comprar um volante para PS4?

Você pode encontrar os volantes em lojas especializadas em jogos de videogame ou de produtos eletrônicos para computador, já que a maior parte deles também é compatível com PC. Algumas grandes redes de supermercados também costumam ter alguns modelos disponíveis em seus departamentos de eletroeletrônicos.

Mas se você está em busca de uma boa promoção ou longe dos grandes centros e não consegue encontrar um bom volante em sua cidade, também é possível encontrá-los na internet em sites de grandes distribuidores. Todos os modelos desse artigo, por exemplo, podem ser encontrados na Amazon.

Critérios de compra: O que considerar antes de comprar um volante para PS4

Os volantes oferecem inúmero benefícios para os gamers apaixonados por jogos de corrida. Com alguns acessórios, a experiência pode ser ainda mais imersiva, chegando muito perto da sensação real que você teria dirigindo um carro em alta velocidade.

Mas, antes de realizar a compra, é preciso considerar alguns critérios. Comparado aos controles tradicionais, eles são um investimento pesado, então é importante ter certeza que você está escolhendo o modelo ideal.

Verifique os tópicos abaixo com atenção, escolha seu volante e comece a aproveitar um mundo de jogabilidade em um outro nível, acelerando com seu carro favorito e sentindo-se com controle total sobre a máquina.

Interface

A interface é a parte frontal do volante, onde está localizada a maior parte dos botões presentes nos controles padrões e funções especiais do volante. É aqui que você encontra as borboletas, por exemplo, para fazer a troca de marchas, já que os câmbios devem ser comprados separadamente.

Alguns volantes incluem até mesmo indicadores de LED para mostrar informações como o giro e aceleração do motor. Outros volantes possuem interface muito semelhante aos encontrados em carros de corrida, o que garante ainda mais imersão.

Suporte

Localizado atrás do volante, na parte inferior, o suporte é o que permite que ele fique bem afixado em uma superfície. Então, quando estiver escolhendo seu volante, é importante verificar o tipo de suporte e quais são os tipos de travas disponíveis, pois é isso que garante que ele não se solte ou escorregue durante os jogos.

Também é importante verificar em que tipo de superfícies eles podem ser colocados, pois, dependendo do modelo, o suporte tem limitação quanto a grossura da mesa ou bancada que você vai utilizar. Para aproveitar ao máximo o jogo sem desconforto, é importante que o volante fique a uma distância e altura ideais para você.

Imagem de pessoa jogando PS4 com controle azul e preto

Apesar de exigirem mais fio para conectar, jogar corrida com u volante é muito melhor do que usando um controle tradicional. (Fonte: StockSnap/ Pixabay)

Compatibilidade

Ao escolher um volante, é muito importante verificar sua compatibilidade. Hoje praticamente todos os volantes de Playstation 4 funcionam também com sua versão Pro e alguns ainda podem ser ligados ao Playstation 3.

E se você tem um PC em casa, pode ficar tranquilo. Todos os volantes licenciados para o PS4 também funcionam nos computadores. A única desvantagem é que os volantes não funcionam em outros videogames, como o Xbox, por exemplo, que possui seus próprios modelos.

Acessórios

Existem alguns acessórios que podem tornar a sensação de imersão e realismo ainda maiores. Um dos acessórios mais comuns que são vendidos separadamente são os câmbios manuais, e aqui é importante escolher um modelo que seja compatível com seu volante.

ambém existem vários tipos de suportes, sejam fixos, em formato de cockpit e até mesmo mecânicos, que se movem de acordo com o carro para que a experiência seja ainda mais intensa.

(Fonte da imagem principal: Tomasz_Mikolajczyk/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Redatora e psicóloga, é uma entusiasta de gadgets, jogos e utilidades. Adora escrever e experimentar inovações que podem tornar a vida mais prática.