imagem com foco em um modelo de Webcam, preso a uma tela
Ultima atualização: 7 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

21Horas investidas

6Estudos avaliados

63Comentários coletados

É um prazer ter você conosco, aqui na ReviewBox Brasil. Regule bem seu foco para conseguir absorver todos os frames sobre o assunto de hoje, que promete aumentar sua definição sobre o equipamento: webcam!

Há mais de 25 anos no mercado, já passaram por grandes atualizações e acompanham lado a lado as evoluções de imagem e som disponíveis. Ela foi tão adorada e necessária que praticamente todos os modelos de notebooks já vem com uma integrada.

E mesmo depois de tanto tempo, ela ainda é uma ótima opção para quem deseja adquirir uma câmera de vídeo portátil e de fácil utilização. Continue lendo para saber mais sobre características, modelos e formas de uso. Tudo num só lugar!




Primeiro, o mais importante

  • Webcams são equipamentos para transmissão e gravação de vídeo, ligadas a um computador ou televisão (conforme compatibilidade). Algumas permitem também gravar o áudio.
  • Elas podem ser utilizadas como detectores de movimento e equipamentos de vigilância, conforme modelo e compatibilidade do equipamento.
  • Não são equipamentos para filmagens de ação ou para uso externo, servem para uso doméstico e empresarial, de preferência em ambientes controlados.

Melhores webcams: Nossas recomendações

Apesar de muitos aparelhos já virem com uma webcam integrada, ter uma opção “offboard”, certamente lhe fornecerá maior qualidade para a realização das tarefas das quais precisa. Pensando nisso, selecionamos alguns dos melhores modelos do mercado. Confira na lista abaixo:

Webcam Logitech em Full HD

Com função de transmissão em Full HD, é ideal para transmissões de alta resolução e com elevada nitidez, ajustando condições de iluminação, permitindo gravações refinadas sites de streaming, como o YouTube.

Possui lente de vidro para melhor captura da imagem e foco automático, que acompanha seus movimentos com ajustes suaves e precisos. Conta com sistema de captura de áudio profissional.

Tem base com clipe universal, pronta para tripés. Trabalha com resolução máxima de 30qps sendo compatível a partir do Windows 7, possui cabo com 1,5 metros com conexão USB.

Webcam HD C270 Logitech com função Wide

Transmite em HD (720p) na função widescreen, com correção automática de luz para melhor imagem, possuindo também sistema redutor de ruídos garantindo uma passagem de áudio mais limpa. Obturador para fotos de 3 Mp, ativado com um clique.

A tecnologia de cristal líquido permite vídeos mais suaves com cores mais brilhantes. Ela trabalha com resolução de 30qps, possui foco fixo e é compatível a partir do Windows 7. Conexão via porta USB com cabo de 1,5m.

Webcam Lifecam Microsoft em HD

Grava e transmite vídeos em HD no formato widescreen a 30fps, possuindo redutor de ruído para captura de áudios mais limpos. Capaz de tirar fotos com resolução até 1.280x800.

Possui tecnologia TrueColo para imagens mais vívidas, controlando automático a exposição de luz. Sua base de conexão é universal. Conexão via USB, compatível a partir do Windows 7.

Webcam Multilaser para vídeo e foto

Possui 16 Mp de resolução interpolada, conta com botão snap shot para fotografias. Seu sistema de LED noturno é ideal para ambientes com pouca iluminação.

Seu acabamento tem detalhes black piano, com lente de vidro em 2 camadas, compatível a partir do Windows 2.000. Conexão via USB e garantia de 12 meses contra defeitos de fabricação.

Guia de compra

O avanço da tecnologia melhorou muito a qualidade da webcam, mas não a deixou obsoleta. Essa pequena câmera continua sendo muito utilizada tanto no mundo dos negócios, quando em ambientes domésticos.

Siga lendo para aprender tudo a respeito desse equipamento.

mulher em uma chamada de vídeo usando notebook e webcam

A webcam ainda é muito usada no mundo dos negócios e evoluiu bastante nos últimos anos. (Fonte: agenturfotografin/ 123rf)

Quais as vantagens de se adquirir uma Webcam?

Webcams são equipamentos portáteis utilizados para gravação e transmissão de vídeos e áudio, criadas para conexão em computadores de mesa ou portáteis – os notebooks.
Ao longo de sua existência, sofreram uma grande quantidade de aprimoramentos, sendo capazes de competir hoje com os mais diversos tipos de câmera de igual para igual, possuindo até mesmo vantagens.

O destaque desse tipo de câmera é que ela é muito compacta. E isso não reduz sua qualidade, as melhores do mercado possuem resolução 4K para gravação.

Ela é ideal para realizar vídeo chamadas, por ficar acoplada ao computador. Alguns modelos possuem ainda transmissão de imagem sem fio.

Sua desvantagem é que não é um aparelho para fazer fotos e imagens na rua, logo ela tem uma baixa mobilidade. Mas isso não significa que você não possa transportar sua webcam com você, muito pelo contrário.

Confira outras vantagens na tabela abaixo:

Vantagens
  • Resolução 4K para gravação de imagens
  • Capacidade de gravar áudio em alta definição
  • Transmissão de imagem sem fio
  • Filmagem em ambientes noturnos e de pouca luz
  • Aplicativos para melhor uso do equipamento
Desvantagens
  • Baixa mobilidade

Portanto, estas opções de câmera ainda possui um grande diferencial: seu baixo custo.

Nós vamos falar mais adiante sobre preços. Agora queremos continuar mostrando a você quais funcionalidades estão disponíveis nestes equipamentos e de que maneira elas vão te surpreender.

Webcam serve como câmera de vigilância?

Algumas webcams possuem a funcionalidade de trabalhar wireless (sem fio), a uma distância variável conforme disponibilidade de sua rede de internet. Útil para que você possa visualizar diferentes ambientes, até mesmo com finalidades de segurança.

Determinados modelos permitem, inclusive, o acesso remoto - por meio de um endereço eletrônico exclusivo - por outros dispositivos além do computador. Você pode ver o que ela está transmitindo mesmo com seu smartphone.

Nesse vídeo do canal Investment Cash você apender como transformar uma webcam numa câmera de vigilância:

A webcam é um equipamento seguro?

Antes de mais nada, precisamos esclarecer que seja pelo smartphone, tablet ou webcam, você pode estar sendo observado. Qualquer câmera conectada a internet, por dispositivo ou individualmente, é vulnerável a uma invasão.

Mas, calma, esse procedimento não é tão simples. E nem tão complexo, em alguns casos.

Como o processo funciona? Os espiões poderão acessar seus dispositivos através das senhas existentes (então, modifique senhas padrão), ou mesmo se aproveitar da sua curiosidade em clicar num link desconhecido ou instalar programas de fontes não seguras.

Smartphones também são suscetíveis. E nem todos os antivírus do mundo poderão lhe ajudar se você mesmo não começar a tomar cuidado.

Com este tipo de acesso, hackers e pessoas de má índole poderão ver o que está fazendo e acompanhar sua rotina.
O melhor caminho é o cuidado. Mantenha sempre senhas fortes em seus dispositivos, possua antivírus sempre atualizados e, como opção, cubra a lente da câmera quando não estiver usando.

notebook com fita adesiva cobrindo a Webcam, olhos ao redor para destacar a observação

Proteger-se de ser visto quando não quer é um cuidado que todos devem possuir. (Fonte: janjf93/ pixabay.)

No que prestar atenção: Webcam de base de encaixe ou plana?

Quando pesquisar sobre Webcams, encontrará uma variedade absurda delas onde a primeira grande diferença será no visual.

Elas podem ser ovais, retangulares, triangulares, circulares, imitando o globo ocular, semelhantes a caixas de som. Os formatos e cores são os mais diversos possíveis, o que lhes permite servirem a todos os gostos.

Contudo, ainda no visual, tem algo que devemos prestar mais atenção: em como é realizada a fixação do aparelho. Geralmente são duas formas: Base de encaixe ou base plana.

Existem também aquelas de uso misto, que possuem as duas características. Ou seja, podem ser fixadas de todas as maneiras possíveis, garantindo sempre o melhor uso.

Confira as diferenças através dessa tabela comparativa:

Base de encaixe Base plana
Como acoplar? Possui prendedor para fixar a Webcam no local Possui base reta para colocação em superfícies
Onde acoplar? Permite colocação em variados espaços Funciona em qualquer local plano
Tipo de fixação Direto em telas finas, mas sem a possibilidade em equipamentos de maior profundidade Possuem elementos de maior adesão na base, para manter a fixação no local
Outras carcterísticas Webcams mais pesadas tendem a inclinar a camera ao longo do tempo Mais fáceis para colocação de fita dupla face e uso na parede ou de ponta cabeça, por exemplo

O que observar na lente de uma webcam?

Outra importante característica, ligada de certa forma ao visual, é a qualidade das lentes, pois modelos mais simples de webcam costumam vir com lentes de plástico contra o padrão lente de vidro.

Num primeiro momento, poderá não notar diferença, mas após consecutivas limpezas no equipamento – devido à baixa resistência do plástico – você notará alguns borrões e riscos na imagem que vem da lente.

Mesmo alguns arranhões menores podem gerar um desconforto na geração de imagem, visto que um ponto da tela ficará sempre com uma falha, perceptível a todos os usuários.

Permita-se a opção por uma tela de vidro, que trará maior resistência e contará com opções de grandes fabricantes, garantindo qualidades ótimas.

Close de uma Webcam fixada

A tela de vidro torna o equipamento mais resistente. (Fonte: Aksa2011/Pixabay)

Quanto custa uma webcam?

Sem desfocar do assunto, webcams tem uma máxima interessante a se tomar cuidado: recebemos exatamente por aquilo que pagamos.

Portanto, entenda que, apesar de encontrar webcams com valores a partir de R$25, as características particulares do produto é que lhe rogarão o preço.

É mais garantido que você procure a partir da faixa dos R$40 para um produto capaz de atender suas expectativas.

Mas alguns modelos podem chegar a quase R$10.000.

Onde comprar uma webcam?

Como qualquer acessório de informática para uso residencial, empresarial e – até mesmo – segurança, é possível encontrar uma webcam em diversas lojas: desde aquelas específicas de informática e eletroeletrônica, até mesmo grandes lojas de departamento.

Em meio a tanta tecnologia e acessibilidade, uma opção interessante é a procura pelo produto junto à internet. Por terem uma variedade enorme, certamente encontrará mais opções neste mercado, e receberá na comodidade do lar.

Lojas seguras e com entrega garantida, como a Amazon, apresentam grande variedade destes produtos, facilitando sua escolha e garantindo a aquisição do produto com segurança e preços justos.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de webcam

Já treinamos seus olhos para focar no que é interessante dentro do que pode ser visto antes de comprar uma webcam, mas saiba que dentro das cascas de plástico elas têm muito a lhe mostrar e surpreender.

Definir sua necessidade para adquirir o produto sempre ajuda quando o assunto é comparar. Mostraremos agora uma lista com os principais pontos a serem observados em termos de hardware, e você vai unir o que precisa ao que elas podem oferecer. São eles:

Resolução de vídeo

Webcams possuem capacidade de resolução das mais variadas, indo de 640x480 pixels até mesmo a resolução 4K, de 3.840x2.160 pixels.

Basicamente resolução é a capacidade de um vídeo ocupar uma tela - que bem de perto são diversos pontinhos com cores diferentes -, onde cada um destes pontos é contabilizado.

Então, uma tela com 640x480 pontos é algo pequeno se comparado ao outro exemplo. Este será o limite de tamanho que ela poderá mostrar sem perder resolução e deixar a imagem borrada ou quadrada.

Como assunto é filmagem e transmissão, inserimos aqui um vídeo do Canal Claquete explicando esses detalhes:

Velocidade de captura

Trata-se da quantidade de vezes que sua webcam vai capturar os movimentos dentro de um segundo.

Um vídeo é, na verdade, uma sequência de fotos tiradas em uma velocidade insana.

E o termo FPS, ou frames por segundo, é justamente a indicação desta quantidade. Quando vemos um equipamento indicar a captura em 30 frames por segundo, significam 30 fotos por segundo.

Surpreso? Apostamos que sim. E conseguimos ver isso muitas vezes quando filmamos telas de computador ou televisão, que parecem ficar piscando. Elas basicamente trocam a imagem em velocidade que o olho humano não consegue ver.

Uma boa webcam deve ter captura de pelo menos 30fps para que a imagem não aparente borrões ou movimentos fantasma.

Nesse vídeo você consegue perceber a diferença entre os frames:

Sistema de foco

Toda lente possui a necessidade de um ajuste para obter melhor enquadramento da imagem, chamamos isso de ajuste do foco.

Dependendo da distância em que estamos, nossa imagem não fica nítida e precisamos corrigir isso.

Nos smartphones o ajuste de foco é automático, faça o teste movendo-o com a câmera ativada. Nas webcams existe esta opção, mas também outras duas, o que torna esta informação importante para sua escolha por um produto.

O sistema de foco pode ser automático, manual ou fixo. Veja as características de cada um.

  • Automático: Melhor opção, ajusta automaticamente o foco mesmo quando você se move. Funciona automaticamente para obter a melhor imagem.
  • Manual: Ajuste do ponto focal na própria webcam. Oferece total controle do que exibir, mas precisa de ajuste cada vez que houver alguma mudança.
  • Fixo: Possui intervalo focal determinado, sem opções de ajuste. Integra menos tecnologia na webcam, exigindo uma distância fixa para melhor imagem

Resolução de foto

Webcams servem para filmar, com certeza. Mas possuem a função obturador de fotografias, e se você pretende utilizar elas, verifiquem a informação de megapixels da câmera para captura.

Captura é o nome costumeiramente dado para esta função fotografia. Uma boa resolução fotográfica começa a partir dos 3Mp, e seu limite é assombroso, mas se você não quer fazer um pôster, até 8Mb está ótimo.

E então, pronto para começar a utilizar uma? Esperamos ter fornecido todo o conhecimento necessário para ficar mais à vontade quando for escolher, ou mesmo conversar com os amigos, sobre uma!

(Fonte da imagem destacada: Vitamin/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Gabriel Fernandes Analista de Rede
Entender cada detalhe do funcionamento dos computadores e da internet e utilizar esse conhecimento para tornar o dia a dia mais prático para si e seus cliente é o grande objetivo de Gabriel. Analista de rede, divide seu tempo entre o trabalho fixo e a pesquisa e redação de artigos online sobre o que há de mais inovador no universo da informática.