Preparando shake de whey isolado.
Ultima atualização: 15 de outubro de 2019

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Muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre o Whey Isolado, um dos melhores suplementos proteicos do mercado. Obtido a partir do soro de leite, o Whey Isolado é rico em proteínas e aminoácidos de alto valor biológico – mais bem aproveitados pelo organismo.

Livre de glúten, lactose, gorduras e carboidratos, esse suplemento também é uma excelente alternativa para quem deseja emagrecer mas não quer perder massa muscular. Também é ideal para atletas de alto rendimento. Quer conhecer mais sobre o Whey Isolado? Leia este artigo.




Primeiro, o mais importante

  • O Whey Isolado é considerado um suplemento completo, pois fornece proteínas e aminoácidos essenciais ao organismo. É fundamental para quem busca manutenção e crescimento muscular.
  • A dose diária recomendada depende da sua constituição física, necessidades nutricionais e intensidade de treino – leve, moderado ou intenso. Geralmente, uma dose de 20 ou 30g é suficiente.
  • Mesmo nos dias em que não for treinar, consuma o suplemento, para fornecer as proteínas e aminoácidos essenciais para preparar a musculatura para o treino do dia seguinte.

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Referência no mercado

O Whey Isolado VP2 da Sports Science é o único suplemento 100% isolado e hidrolisado do mercado. O consumo regular proporciona um aporte maior de aminoácidos e proteínas que proporcionam reparação e crescimento muscular. Mesmo ao dissolver em água, o shake tem textura cremosa e sabor natural – devido a adição de pequenos pedaços de morango desidratados. Também disponível nos sabores baunilha, chocolate e cookies and cream.

O preferido dos atletas

Desenvolvido para praticantes de musculação e atletas de alto rendimento, o Whey Protein da Dymatize é isolado e hidrolisado ao mesmo tempo. Cada porção fornece 25g de proteína, 5,5g de BCAA e 2,7g de Leucina. O pote vem com 725g e rende 23 porções. Disponível em vários sabores.

Um suplemento versátil

O Whey Isolado da Gold Standard fornece 24g de proteína, 5,5g de BCAA e 4g de glutamina por porção. Você pode consumir esse suplemento com água, suco ou adicionar em receitas. O pote vem com 907g, que rende 29 porções.

Guia de Compra

A associação entre musculação, Whey Protein e hipertrofia é comum entre praticantes de atividades físicas. Indicado por nutricionistas pelos bons resultados que proporciona, o Whey Protein pode ser encontrado em três versões.

Neste Guia de Compra vamos falar sobre o Whey Isolado, o suplemento com maior concentração de proteínas e aminoácidos. Quer saber como incluir o suplemento em sua rotina alimentar? Continue lendo.

Imagem de um grupo de mulheres brindando com coqueteleiras.

O Whey Protein Isolado traz bons resultados para mulheres e homens. (Fonte: Kamil Macniak / 123RF)

Quais são as características do Whey Isolado?

O Whey Isolado é um suplemento derivado da proteína do soro de leite. O diferencial deste suplemento é a concentração de proteínas – 95% de sua constituição é proteína pura.

Além da concentração proteica, o Whey Isolado é livre de glúten e lactose, sendo uma excelente alternativa para quem tem intolerância à lactose. No entanto, em casos severos, é melhor evitar, pois o suplemento pode conter traços de lactose.

O Whey Isolado pode ser usado em dietas de hipertrofia, Low-Carb e de emagrecimento – devido à baixa concentração de carboidratos, gorduras e calorias.

Quais são os benefícios do Whey Isolado?

Além de ser um suplemento dietético, o Whey Protein é um suplemento nutricional, pois possui alto valor biológico, ou seja, fornece os aminoácidos essenciais em alta concentração, incluindo BCAA, Glutamina e Arginina.

Outro benefício do Whey Isolado é a excelente digestibilidade. O suplemento fornece nutrientes de forma rápida, fundamental para a reparação e crescimento muscular pós-treino.

Embora seja absorvido rapidamente, proporciona sensação de saciedade e redução do apetite. Conheça mais vantagens e desvantagens do Whey Isolado na tabela abaixo:

Vantagens
  • A concentração de proteínas é superior a 90%
  • Livre de carboidratos e gorduras
  • Pode ser usado tanto por quem quer emagrecer quanto ganhar massa muscular
  • Variedade de sabores
  • Você encontra versões em sachês individuais ou potes com 350 g a 2 kg
Desvantagens
  • Apenas suplemento em pó
  • Deve ser dissolvido em água ou suco, nunca em leite
  • Essa é uma das versões mais caras de Whey Protein

A fórmula rica em nutrientes do Whey Isolado fortalece o sistema imunológico, fortifica os ossos, possui ação antioxidante, que inibe o processo de oxidação do colesterol HDL e previne o envelhecimento precoce.

O suplemento também melhora a microbiota intestinal, previne a perda de massa muscular em pessoas de meia-idade ou idosas, auxilia na perda de peso após cirurgia bariátrica e pode ser usado como suplemento nutricional.

Conheça mais benefícios do Whey Isolado com a nutricionista Patrícia Leite, em um vídeo em seu canal no Youtube, que conta com mais de um milhão de inscritos:

Como consumir Whey Isolado?

Você deve ingerir o Whey Isolado imediatamente após o treino de musculação – de média ou alta intensidade – pois esse é o momento que o corpo mais precisa de nutrientes para recuperar as energias, reparar os tecidos musculares e estimular o crescimento dos músculos.

Você também pode consumir o suplemento em outros horários, principalmente ao acordar, no pré-treino (até uma hora e meia antes do treino) ou antes de dormir. Alguns atletas também fazem um Blend proteico para consumir no decorrer do dia.

Você pode combinar o Whey Isolado com outros suplementos.

Dica: Adicione um scoop de Whey Isolado em um copo com 200 a 250ml de água, suco ou bebida de sua preferência – exceto leite – e mistura bem. Você também pode usar um mixer ou liquidificador para deixar o shake com textura cremosa.

Você também pode combinar o Whey isolado com outros suplementos, como BCAA e creatina, para valorizar ainda mais seus resultados. Quando são usados em conjunto, esses suplementos aceleram o processo de hipertrofia.

Whey Isolado engorda?

Muitas pessoas têm dúvida se o Whey Isolado engorda ou não. Quando consumido corretamente, o suplemento não engorda, pelo contrário, pode ser utilizado em dietas de emagrecimento e Low-Carb.

No entanto, se esse suplemento for consumido em quantidade superior à necessária e por pessoas que não praticam atividades físicas, o suplemento pode promover um aumento no peso.

Imagem de um rapaz praticando exercícios.

O Whey Protein isolado é um suplemento de rápida absorção. (Fonte: Oscar Machado / Pexels)

Quais são as diferenças entre Whey Isolado, Hidrolisado e Concentrado?

No processo de fabricação do queijo, o soro de leite é reservado e usado como base para os três tipos de Whey Protein: Concentrado, Isolado e Hidrolisado. Rico em proteínas, o soro de leite também fornece carboidratos e gordura, em baixa concentração.

O Whey Concentrado é ideal para quem está em processo de hipertrofia, pois além das proteínas, fornece carboidratos e gorduras essenciais para dar volume ao corpo. Entretanto, é pouco recomendado para quem manter o peso, definir os músculos ou emagrecer.

A diferença entre o Whey Isolado das outras apresentações, é que esse suplemento passa por um processo adicional para remover gordura, lactose e carboidratos, por isso ele é considerado superior aos outros.

O Whey Hidrolisado passa pelo processo de hidrólise, onde as moléculas de proteínas são quebradas para facilitar a absorção dos nutrientes – a maioria dos suplementos de Whey Protein Isolado também são hidrolisados.

Ainda está em dúvida sobre qual é a melhor opção para você? Confira a tabela comparativa abaixo:

Isolado (WPI) Concentrado (WPC) Hidrolisado (WPH)
Ideal para... Praticantes de musculação e atletas de alto rendimento Praticantes de musculação Atletas de alto rendimento
Concentração de proteínas 90 a 95% 25 a 89% 90%
Absorção Rápida Mais lenta Ultrarrápida
Vantagens Aporte nutricional e dietético para quem realiza treinos de alta intensidade Atende a um maior número de indivíduos Pode ser consumido por quem tem alergia às proteínas do leite, pois são pré-digeridas
Desvantagens Não fornece carboidratos, necessários para a recuperação muscular Contém gorduras, carboidratos, glúten e lactose Consumo indicado para casos específicos como pós-cirurgia, tratamentos médicos e atletas de alto rendimento
Preço Intermediário Mais barato Mais caro

Você também encontra outras variações como Whey 3W, que como o nome indica, é uma combinação dos três tipos de Whey Protein, com proporção crescente de WPH, WPI e WPC, respectivamente.

O Whey Blend que mistura outros tipos de proteínas além da extraída do soro de leite, como caseína, albumina e colágeno. Esse suplemento tem absorção mais lenta.

Já o Whey Protein feminino mistura um dos tipos de Whey com outros nutrientes como colágeno, vitaminas, minerais e extratos de frutas. Este produto atende às demandas estéticas femininas.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os suplementos de Whey Isolado

O suplemento alimentar é fundamental para repor as energias e nutrientes perdidos durante o treino, aumentar o rendimento físico e garantir bons resultados. Por esses motivos, você deve aprender como escolher um bom suplemento de Whey Isolado. É simples, basta avaliar os critérios listados abaixo:

  • Componentes
  • Marca
  • Peso
  • Sabor

Vamos explicar cada um dos tópicos ao longo desta seção, anote tudo para saber fazer a melhor escolha.

Componentes

Para reconhecer um bom suplemento de Whey Isolado, analise o rótulo do produto e avalie as seguintes características:

  • Deve apresentar pelo menos 90% de proteínas por porção.
  • Percentual de gorduras e carboidratos deve ser baixa.
  • Deve apresentar poucos aditivos – conservantes, corantes, aromatizantes e adoçantes artificiais.
  • A quantidade de sódio por porção deve ser inferior a 200mg.
  • Utilizar apenas um adoçante natural.
  • Fornecer pelo menos 5500 mg de BCAA por porção.
  • Fornecer pelo menos 2500 mg de leucina por porção.
Imagem de scoops com Whey Protein.

Avalie o rótulo do Whey Protein Isolado para escolher o melhor suplemento. (Fonte: Gesina Kunkel / Unsplash)

Marca

Você sabia que o Whey Protein não é um suplemento controlado rigorosamente pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)? É necessário apenas um registro, fornecido pelo próprio fabricante, do seu primeiro lote de vendas.

Por essa facilitação, algumas marcas utilizam matéria-prima de qualidade no primeiro lote e depois substituem por matéria-prima inferior, pois os produtos não serão fiscalizados novamente.

Nesses casos, vale a pena investir um pouco mais e comprar um Whey Isolado importado, pois a matéria-prima utilizada é de qualidade superior – muitas marcas nacionais importam a matéria-prima de outros países.

foco

Dica: Marcas confiáveis fazem questão de indicar o fornecedor ou a matéria-prima utilizada na fabricação do suplemento na embalagem do produto. Com essas informações, você consegue verificar a procedência e confiabilidade da marca.

Peso

Embora a maioria dos suplementos de Whey Isolado venham em potes com 900 g, você encontra outras opções, como caixa com sachês individuais com 30 g cada ou latas com 375, 420, 450 ou 510 g.

Você também encontra potes maiores, com até 2 kg. Antes de escolher uma dessas opções, leve em consideração que a dose diária recomendada é de 30 g e depois de aberto o produto deve ser consumido em até 60 dias.

Imagem de uma mulher preparando um shake de proteína.

Você também encontra o Whey Protein Isolado em sachês individuais. (Fonte: Chait Goli / Pexels)

Sabor

No momento da compra, após analisar e comparar os critérios listados acima, você precisa escolher um dos sabores disponíveis.

Além dos sabores tradicionais como chocolate, morango e baunilha, você encontra opções com sabores exóticos como cacau, nozes, paçoca, cookies and cream, frutas vermelhas, chocolate belga, sorvete de coco, napolitano, caramelo, café, entre outros.

Diogo CíricoNutricionista esportivo

"Os produtos com sabores recebem aditivos alimentares, estes ingredientes são substâncias que podem aumentar seu tempo de validade e melhorar suas características organolépticas*".

*Que despertam os sentidos como olfato e paladar.

Outra opção é comprar o suplemento com sabor neutro. Dica: Também é importante avaliar a cremosidade do Whey Isolado, pois há opções com textura similar a uma vitamina, mesmo dissolvido em água.

(Fonte da imagem destacada: dolgachov / 123RF)

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Gustavo Conceição Nutricionista
Na escola, Gustavo participava de todas as modalidades. Ele acabou não se tornando atleta profissional, mas manteve-se próximo do universo esportivo cursando nutrição e, depois de graduado, prestando consultoria a atletas de várias modalidades e clubes de futsal e vôlei pelo país. Pós-graduado em suplementação, compartilha online seu conhecimento sobre o que há de melhor em complementos alimentares.
Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.