Mecha de cabelo acobreado com um produto de beleza em cima e um fundo preto
Ultima atualização: 31 de dezembro de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

20Horas investidas

5Estudos avaliados

67Comentários coletados

Seja bem-vinda ao ReviewBox Brasil! Neste artigo, vamos tratar de um produto muito conhecido das gerações mais antigas e que está sendo redescoberto e conquistando uma legião de fãs encantadas com sua qualidade e custo-benefício: o creme Yamasterol.

Talvez você já conheça o Yamasterol original, mas nos últimos anos a Yamá, empresa que fabrica os cremes, adicionou outros três cremes à linha. Para se inteirar sobre a novidade, ou se você ainda não conhece o Yamasterol e está curiosa sobre ele, continue conosco e siga lendo este artigo. Vamos lá?




Primeiro, o mais importante

  • O Yamasterol está presente na penteadeira da mulher brasileira há mais de 50 anos, conquistando gerações com sua qualidade e preço justo.
  • Atualmente, existem quatro cremes Yamasterol no mercado, sendo que todos são multifuncionais e indicados para todos os tipos de cabelo.
  • Essencialmente, os cremes Yamasterol nutrem, reparam e hidratam os fios.

Você também pode gostar:

Os melhores cremes Yamasterol: Nossas recomendações

Para te ajudar na busca pelo creme Yamasterol perfeito para as suas necessidades, elaboramos uma pequena seleção com alguns produtos:

O amarelinho original

Esta é a versão original do Yamasterol, o famoso “Amarelinho” criado em 1967 que vem conquistando gerações desde então, em sua menor versão, de 90 g – perfeita para levar em viagens.

O creme para todas as horas

Em versão média, de 320 g, o Creme Multifuncional com Proteína Hidrolisada é indicado principalmente para cabelos secos ou quimicamente tratados e é formulado para reconstruir fios fragilizados.

O rosinha que reconstrói os fios

Conhecido como Yamasterol “Rosinha”, essa versão com 900 g contém queratina em sua composição e atua na reposição das proteínas dos fios, ajudando a reconstruí-los. É multifuncional como todos os cremes Yamasterol e é indicado para todos os tipos de cabelo.

Guia de Compra

Você já deve ter se deparado com algum Yamasterol em alguma farmácia ou perfumaria, mas você já usou o produto? O Yamasterol vem sendo redescoberto e fazendo a cabeça de blogueiras e influenciadoras, provando que um produto não precisa ser caro para ser bom.

Confira o Guia de Compra que elaboramos com tudo o que você precisa saber sobre toda a linha Yamasterol e escolha o creme ideal com confiança.

Morena com cabelos longos, lisos e brilhantes esvoaçantes em um fundo branco

O Yamasterol proporciona brilho e maciez aos cabelos. (Fonte: maksymiv_yura/ Freepik.com)

Qual é a história do creme Yamasterol?

Tudo começou quando Paulo Kazuo Yamamura, filho de imigrantes japoneses, entrou em uma escola de cabeleireiros para aprender uma profissão e ajudar a sustentar a sua família.

O Sr. Yamamura se tornou um famoso cabeleireiro, mas percebia que faltavam bons produtos nacionais para cabelos no mercado. Então, começou a desenvolver seus próprios shampoos e cremes, conquistando uma fiel clientela que incluía até outros cabeleireiros.

Em 1967, surgiu a Yamá Cosméticos, que viria a conquistar as brasileiras com a qualidade e preços justos de seus produtos, provando que não é necessário gastar fortunas para conseguir cabelos bonitos e bem tratados.

Qual creme Yamasterol é o mais vendido?

O creme Yamasterol mais vendido é o Creme Multifuncional com Babosa e D-Pantenol, conhecido pelo público como “Amarelinho”.

O “Amarelinho” é formulado com babosa, um antioxidante natural rico em vitaminas e D-Pantenol, que é uma molécula pequena que penetra facilmente nos fios, hidratando-os, reconstruindo-os e deixando-os com mais brilho.

A babosa também é conhecida como aloe vera, uma planta conhecida por fazer diminuir a queda dos fios, além de fortalecê-los e torná-los menos quebradiços. A planta também tem enzimas que ajudam a remover células mortas e impurezas, ajudando a eliminar a caspa.

Além desses dois componentes, o Yamasterol amarelinho é formulado com um monte de vitaminas, mais especificamente as vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13, responsáveis por manter a oleosidade natural do cabelo, além de estimular a produção de colágeno, prevenir o aparecimento de fios brancos e recuperar a estrutura capilar.

O produto é indicado para hidratação de todos os tipos de cabelo e, como diz na embalagem, é multifunções: pode ser usado como pré-shampoo, condicionador, leave in , máscara de hidratação ou para potencializar outra máscara e co-wash.

O produto é indicado para hidratação de todos os tipos de cabelo e, como diz na embalagem, é multifunções: pode ser usado como pré-shampoo, condicionador, leave in, máscara de hidratação ou para potencializar outra máscara e co-wash.

foco

Você sabia que co-wash é o nome de uma técnica que vem ganhando muitas adeptas? Ela se baseia em dispensar o shampoo e lavar os cabelos somente com o condicionador ou creme. É especialmente indicado para cabelos quimicamente tratados, ressecados, cacheados ou crespos.

Quais são as linhas de cremes Yamasterol?

Além do famoso Amarelinho, há outros tipos de cremes Yamasterol. Confira-os abaixo:

Yamasterol branco

Essa versão do Yamasterol contém proteína hidrolisada, que tem efeito reconstrutor e protege os fios, deixando-os mais brilhantes e mais hidratados.

Pode ser usado como pré-shampoo, condicionador, creme sem enxágue, máscara reconstrutora, base para outras máscaras e como co-wash.

É indicado para tratar cabelos secos ou que passaram por químicas, principalmente fios que enfrentaram processos agressivos de descoloração, como é o caso de loiras platinadas.

Basicamente, a proposta desse creme é ajudar a recuperar os fios, deixando-os mais fortes e saudáveis.

 Mulher de cabelos castanhos se penteia em um banheiro branco.

Uma das funções do Yamasterol é atuar como creme de pentear, ajudando a desembaraçar os fios. (Fonte: yanalya/ Freepik.com)

Yamasterol dourado

Com óleo de argan e macadâmia em sua fórmula, o principal diferencial dessa versão do Yamasterol é reduzir o frizz e nutrir os fios, já que o óleo de argan é rico em ômega-6, vitamina E e antioxidantes.

O douradinho pode ser usado das mesmas formas que todos os outros, ou seja, é multiuso, mas é recomendado especificamente para cabelos muito danificados.

Não deve ser usado por pessoas com cabelos lisos ou oleosos, pois pode deixar os fios com aspecto pesado e seboso.

Yamasterol rosa: O famoso “rosinha” é uma alternativa ao Yamasterol amarelo, mas a grande diferença é que ele tem queratina em sua composição. A queratina é uma proteína fibrosa que constitui 90% dos fios.

No entanto, a poluição, químicas frequentes e uso de secadores e chapinhas podem acabar “descamando” essa queratina, que deve ser reposta.

O Yamasterol rosa pode ajudar e muito, sendo utilizado como pré-shampoo, condicionador, leave-in, máscara reconstrutora, base para outras máscaras e co-wash.

Quais as vantagens e desvantagens do creme Yamasterol?

A primeira vantagem do Yamasterol é que ele não contém componentes como parafina ou petrolatos, que são mais agressivos e podem se acumular nos fios, deixando-os pesados e opacos. Isso também faz com que a fórmula seja menos artificial.

Outra grande vantagem é seu custo-benefício: o produto é reconhecido por sua qualidade e possui uma legião de fãs. O melhor de tudo? Toda a linha de cremes Yamasterol é bastante acessível.

Outra vantagem do Yamasterol é que todos os cremes são multifuncionais: fornecem nutrição, hidratação, restauração, além de poderem ser usados como condicionador, leave in, pré-shampoo e co-wash.

Por ser um produto consolidado no mercado e bastante acessível, é vendido em muitos lugares, então se você precisar de um socorro capilar, não precisará ir muito longe para encontrar uma versão do Yamasterol.

Como desvantagem, podemos apontar que o Yamasterol pode não render muito em cabelos muito grossos ou com muito volume. Nesses casos, pode ser necessário aplicar uma quantidade maior de produto para conseguir o efeito desejado. De qualquer forma, por ser um produto mais barato, isso não se torna um problema muito grave.

Mulher loira com cabelos presos e regata branca escolhe produtos para cabelo em uma perfumaria

É possível encontrar o Yamasterol em farmácias e supermercados. (Fonte: bearfotos/ Freepik.com)

Onde comprar e quanto custa um creme Yamasterol?

A Yamá é uma marca presente no mercado há mais de 50 anos e seus cremes conquistaram gerações. Sendo assim, não é de se admirar que é possível encontrar as versões do creme mesmo nas farmácias, perfumarias, mercados e vendinhas mais simples – além de poder comprar pela internet.

Quanto ao preço, temos uma boa notícia: os cremes Yamasterol são bem em conta. O amarelinho, por exemplo, pode sair por cerca de R$ 6 na versão de 200 g e menos de R$ 20 na versão de 900 g.

Critérios de Compra: O que levar em conta antes de adquirir seu Yamasterol

Agora que você conhece a linha Yamasterol um pouco melhor, vamos dar algumas dicas sobre o que prestar atenção na hora de adquirir o seu. Confira:

Vamos explicar melhor todos os pontos para que não restem dúvidas:

Tipo de cabelo

O primeiro aspecto a ser considerado antes de adquirir seu Yamasterol é o seu tipo de cabelo.

Na verdade, os cremes Yamasterol servem para todos os tipos de cabelo, mas cada versão tem uma performance melhor em determinados fios:

Tipo de cabelo Yamasterol recomendado
Cabelos duros e sem brilho Yamasterol “Amarelinho”
Cabelos ressecados e opacos Yamasterol “Douradinho”
Cabelos fragilizados e com química Yamasterol “Branquinho”
Cabelos quebradiços Yamasterol “Rosinha”

Tratamento pretendido

Como os cremes Yamasterol são indicados e adequados a todos os tipos de cabelo, você pode optar por qualquer um, selecionando o seu Yamasterol de acordo com o tratamento que você deseja fazer.

Caso deseje uma simples hidratação que deixe seus fios macios e sedosos, opte pelo Yamasterol amarelo (Creme Multifuncional com Babosa e D-Pantenol).

Se você pretende reconstruir a estrutura dos fios, o produto mais adequado é o Yamasterol branco (Creme Multifuncional com Proteína Hidrolisada), já que a sua composição ajuda a fortalecer a fibra capilar.

O Yamasterol rosa (Creme Multifuncional com Queratina) também tem ação reconstrutora, já que, como o próprio nome diz, contém a proteína fundamental para reconstrução de fios danificados e quebradiços.

Caso deseje nutrir os fios, o mais indicado é o Yamasterol dourado (Creme Multifuncional com Argan). O produto também proporciona maciez, maleabilidade e brilho – além de reduzir o frizz.

Os cremes Yamasterol também são conhecidos por serem excelentes aliados de quem tem cabelos crespos ou cacheados. O Yamasterol ajuda a definir os cachos sem deixá-los com aspecto pesado.

Por fim, é possível usar qualquer um dos cremes para evitar o ressecamento causado pela água do mar e da piscina, além de agressões dos raios solares. Para proteger os cabelos, basta aplicar o produto antes e depois do mergulho.

Mulher morena de cabelos cacheados com flores amarelas e deitada em um chão amarelo.

Yamasterol são excelentes para definir os cachos e deixá-los fortes e com aspecto saudável! (Fonte: freepik/ Freepik.com)

Tamanho da embalagem

Os cremes Yamasterol estão disponíveis em quatro versões: 90 g, 200 g, 320 g e 900 g.

O tamanho da embalagem pode fazer diferença no seu bolso, já que, colocando na ponta do lápis, as embalagens maiores são mais econômicas e, proporcionalmente, você levará uma maior quantidade de produto por um valor menor.

Validade

Observe a validade dos cremes Yamasterol, principalmente em lojas cujos produtos de perfumaria não têm saída frequente.

O creme vencido perde sua eficácia, além de ter suas características principais alteradas – como cheiro, consistência e coloração.

(Fonte da imagem destacada: somemeans/ Freepik.com)

Por que você pode confiar em mim?

Joana Dias Graduada em Estética
Para Joana, cuidar da saúde é cuidar da aparência, e vice-versa. É por isso que ela utiliza seu conhecimento em estética e suas horas de pesquisa online e offline para compartilhar seu conhecimento sobre cuidados pessoais e saúde.