Mão segurando um Zenfone.
Ultima atualização: 18 de março de 2020

Como escolhemos

Products

12Produtos analisados
Hours

20Horas investidas
Studies

6Estudos avaliados
Comments

63Comentários coletados

Como escolhemos

Products

13Produtos analisados
Hours

19Horas investidas
Studies

6Estudos avaliados
Comments

68Comentários coletados

Seja bem-vindo ReviewBox Brasil! Hoje é dia de falarmos do celular que vem conquistando os brasileiros: o Zenfone. Linha de smartphones da Asus, o ele cada vez mais sobe no ranking das marcas de celulares mais vendidos no Brasil.

Não à toa, já que a marca investe pesado em modelos com câmeras, processadores e bateria potentes com preços acessíveis.

Mas, em meio a tantos modelos, com funcionalidade e tecnologias diferentes, como escolher o melhor? Neste artigo vamos mostrar para você o que levar em conta para fazer essa escolha.




Primeiro, o mais importante

  • O Zenfone é um dos celulares mais vendidos e bem-conceituados no mercado brasileiro atualmente.
  • A linha de smartphones da marca Asus está na quinta geração e se prepara para entrar na sexta.
  • Até que isso aconteça, vamos lhe mostrar como escolher o melhor entre os melhores celulares Zenfone disponíveis hoje em dia.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 5 modelos mais populares de Zenfone

A busca por um celular de alto desempenho com preço justo é uma unanimidade entre os consumidores. A Asus entendeu bem o recado e se especializou em smartphones de alta qualidade com preços acessíveis.

Em meio a tantas opções, vamos apresentar para você os modelos mais populares atualmente da linha Zenfone.

1º – Zenfone 5 Z

O Zenfone 5Z é um smartphone da Asus com tela de 6.2 polegadas, 6GB de memória RAM e 128G de memória interna.

Com dual sim, este modelo possui processador Qualcomm Snapdragon SDM845. Além disso, este celular tem câmeras com 12Mp e 8Mp.

2º – Zenfone 5 Selfie Pro

O Zenfone 5 Selfie Pro tem a tela com 6 polegadas, além de 4GB de memória RAM e 128GB de memória interna.

Este modelo possui quatro câmeras: câmera Selfie dupla com 20Mp e Ultra Wide 120°, e câmera traseira dupla com 16Mp e Ultra Wide 120°.

3º – Zenfone Max Pro M1

O Max Pro M1 possui a tela com 6 polegadas, 4GB de memória RAM e 64GB de memória interna. Este modelo conta com bateria de 5.000mAh.

Além disso, este smartphone Asus possui câmera frontal de 8Mp e funções como desbloqueio facial e sensor de impressão digital.

4º – Zenfone 4

O Zenfone 4 possui tela de 5.5” polegadas, 4GB de memória RAM e 128G de memória interna.

Este modelo de smartphone Asus conta ainda com câmera dupla com Wide Angle 120°, processador Snapdragon 630 e bateria de 3.300 mAh.

5º – Zenfone Live

O Zenfone Live é um celular com tela de 5 polegadas, 2G de memória RAM e 16GB de memória interna.

Este modelo possui ainda câmera frontal de 5Mp e traseira de 13Mp. Além disso, oferece o BeautyLive, para embelezamento na transmissão ao vivo no Facebook e YouTube, e TV Digital Full-seg.

Guia de Compra

Para escolher o Zenfone ideal, você deve entender o que diferencia um modelo do outro, as funções extras disponíveis e, então, avaliar o que será mais útil de acordo com a sua rotina.

Para lhe ajudar nesse processo, criamos este Guia de Compra com as todas as informações que você precisa para adquirir o smartphone Asus perfeito para você.

Homem teclando no smartphone.

O Zenfone caiu no gosto dos brasileiros pela qualidade premium e preço acessível. (Fonte: TheHilaryClark / Pixabay)

O que é o Zenfone?

O Zenfone é o nome da linha básica de smartphones da marca taiwanesa Asus, que vem conquistando os brasileiros. Criada em 1989 em Taipei, no norte de Taiwan, a Asus se especializou na fabricação de hardware.

Ao longo das décadas, a marca ficou conhecida pela produção de placas-mãe, placas de vídeo, leitores de disco para empresas como Sony, Apple, HP, Compaq, entre outras.

Hoje, a Asus é a 4ª empresa que mais vende computadores no mundo. Depois de se consagrar como uma das maiores fabricantes de hardware, a Asus começou a investir em smartphones.

Em 2014, a marca chegou ao Brasil com a linha Zenfone, se destacando pelos preços atraentes, com designer de ponta e o hardware parrudo.

Além disso, o Zenfone ficou marcado pelas câmeras de boa definição, baterias de alta performance e grande capacidade de armazenamento.

Tela de um smartphone.

O smartphone Asus é popular pelo hardware parrudo e câmeras de alta qualidade. (Fonte: TeroVesalainen / Pixabay)

Os primeiros modelos da linha lançados por aqui foram o Zenfone 5, Zenfone 6, Zenfone 2, Zenfone Selfie e Zenfone Go.

Em sua maioria, além do alto poder de processamento e custo-benefício atrativo, os modelos de smartphone Asus oferecem a possibilidade de você utilizar dois cartões (o dual sim).

Com todas essas características, o Zenfone logo se tornou a melhor opção para quem deseja um smartphone de última geração com preços menores se comparados com marcas top de linha como Apple e Samsung.

Por isso, desde o lançamento até hoje, a Asus segue bem posicionada entre as principais fabricantes do país, como Motorola, LG e Samsung.

Hoje, a marca é considerada pelo IDC Quarterly Mobile Phone Tracker como a quarta maior vendedora de smartphones no Brasil. Além da Zenfone, existe ainda a linha de celulares voltadas para jogos, conhecida como ROG phone.

Quais são as gerações e os modelos da Zenfone?

Comum entre os fabricantes de smartphones, a Asus não fugiu à regra ao lançar várias gerações com modelos de tecnologias e funcionalidade diferentes. Mas, no caso da Asus, o nome dos aparelhos acabou confundindo um pouco no início.

Isso porque, a primeira geração de smartphones Asus surgiu em 2014 com o Zenfone 4, Zenfone 5 e Zenfone 6. Estes nomes se referem ao número de polegadas da tela.

Mas, com o lançamento da segunda geração, a Asus mudou a estratégia e começou a nomear os aparelhos não mais pelo tamanho da tela, mas sim com número sequenciais.

Por isso, na segunda geração a Asus lançou o Zenfone 2. A partir daí os novos smartphones Asus seguiram a contagem em sequência.

Mas a confusão aconteceu com o lançamento da quarta geração, com o Zenfone 4, e do Zenfone 5, da quinta geração. Percebeu que ambos têm os mesmos nomes dos celulares da primeira geração?

E, em todo caso, a estratégia de nomes não ofuscou a inovação tecnológica da marca. O Zenfone 2, lançado em 215, por exemplo, foi o primeiro aparelho do mundo a ter 4GB de memória RAM.

Já em 2016, o Zenfone 3 permitia que você “emprestasse” bateria para outros aparelhos. A seguir, você confere uma linha do tempo de todas as gerações e os principais Zenfones lançados até hoje:

Primeira geração (2014)

  • Zenfone 4: Tela de 4 polegadas, processador dual-core Intel Atom Z2520, câmera frontal de 0.3 Mp e traseira de 5 Mp, além de 1GB de RAM.
  • Zenfone 4.5: Tela de 4,5 polegadas, como o mesmo processador do anterior, mas com 8GB de armazenamento interno, 1GB de RAM. Câmera traseira de 8 Mp, e a frontal igual ao do Zenfone.
  • Zenfone 5: Tela de 5 polegadas, processador Core Snapdragon da Qualcomm, câmera traseira de 8 Mp e 2 Mp frontal, além de 2GB de RAM.
  • Zenfone 6: Tela de 6 polegadas, processador Intel Atom Z2580 dual-core, câmera traseira de 13 Mp e frontal de 2 Mp. Além de 8GB, 16GB ou 32GB de memória interna.

Segunda geração (2015)

  • Zenfone 2: Tela de 5.5 polegadas, Android 5.0 e Full HD. O primeiro smartphone com 4GB de memória RAM, além de câmeras traseira e frontal de 13Mp e 5Mp.
  • Zenfone Zoom: Mesmas especificações do Zenfone 2, com exceção da câmera de 13 Mp na traseira, além de estabilização ótica de imagem e foco automático a laser.

Terceira geração (2016)

  • Zenfone 3: Vários tipos de Zenfone 3 lançados com sensores de impressão digital e processadores Qualcomm e a MediaTek. Cada modelo tem recursos diferentes.
  • Zenfone AR: Primeiro smartphone a suportar as plataformas de realidade aumentada do Tango e VR do Google Daydream, com 6GB ou 8GB de RAM. Além disso, possui câmera de 23 Mp.

Quarta geração (2017)

  • Zenfone 4: O nome é igual ao do aparelho da primeira geração. Mas este modelo tem processador Snapdragon 660, 6GB de RAM e 64 GB de armazenamento (com possibilidade de expansão), além de câmera de lente dupla.

Quinta geração (2018)

  • Zenfone 5: Diferentemente do aparelho da primeira geração, este modelo tem tela de 6,2” e semelhança de designer com o iPhone X. Nesta categoria, foram lançados os Zenfone 5Z, Max pro M1, Max Pro M2 e o Max M2.

O smartphone Zenfone 5Z é considerado o atual top de linha da marca.

Sexta geração (2019)

  • Zenfone 6: Esse é da linha de celulares da sexta geração da Asus. A promessa é que ele chegue ao Brasil ainda em 2019.

Vale lembrar que cada modelo de cada geração, conta ainda com versões específicas com funcionalidades diferentes.

Por exemplo, o Zenfone Selfie e o Zenfone Zoom são ideais para os amantes da fotografia. Já o Zenfone Max é um modelo com bateria mais potente. O Zenfone Ultra é ideal para quem quer mais qualidade em áudio e vídeo.

Além disso, o Zenfone Plus é o que possui a maior tela; e o Zenfone Pro e Deluxe para os que prezam pelo máximo de desempenho. Compare os modelos Zenfone 5 e 5Z na tabela abaixo:

Zenfone 5 Zenfone 5Z
Tela 6.2” 6.2”
Resolução 1080 x 2246 pixel 1080 x 2240 pixel
Processador 4x 1.8 GHz Kryo 260 Gold + 4x 1.6 GHz Kryo 260 Silver 4x 2.8 GHz Kryo 385 + 4x 1.8 GHz Kryo 385
RAM 4 GB 8 GB
Memória máxima 64 GB 256 GB

Como tirar o máximo das funções do Zenfone?

O smartphone Asus possui recursos que vão ajudar você no dia a dia. Seja para agilizar o acesso de aplicativos, seja para garantir uma boa de sono existem diferente funções no Zenfone. Por isso, selecionamos as mais interessantes para mostrar para você.

Uma mão: Como acessar o seu celular com apenas uma mão já que a tela pode ser grande demais?

No caso do Zenfone, basta que você reduza o tamanho da tela. Primeiro você deve ativar esta função seguindo esses passos: Configurações > ZenMotion > Modo Uma Mão > Disparo Rápido.

Imagem de mulher sentada em banco mexendo no celular.

Com o Zenfone você pode ativar a função de reduzir o tamanho da tela para utilizá-lo com apenas uma mão. (Fonte: Antonio Guillem / 123RF)

Feito isso, basta que você toque duas vezes no botão do meio do celular e a tela irá diminuir. Dessa forma, a tela terá um tamanho adequado para que você possa teclar ou navegar na internet sem a necessidade de utilizar as duas mãos.

Gesto: Com o Zenfone você pode acessar o conteúdo do celular por meio de gestos. Por exemplo, se você quiser acessar a sua câmera, ao invés de clicar no aplicativo, basta que você desenhe com o dedo sobre a tela a letra C.

E você pode ativar esta função para outros aplicativos também. Uma forma prática, especialmente para quem tem muitos apps e não quer perder tempo procurando-os. Para ativar esta função de gestos basta acessar: Configurações > ZenMotion > Gestos.

Filtro azul: Outro recurso incrível é o filtro de luz azul. Com ele, você pode usar seu smartphone Asus à noite sem que a luz da tela prejudique sua visão nem o seu sono.

Para ativar esta função siga o passo a passo: Barra de Status > Arrastar os ícones pro lado > Filtro de Luz Azul.

Mãos de um homem teclando no smartphone.

O smartphone Asus permite criar atalhos para abrir com rapidez os apps e ativar a luz azul para utilizar à noite. (Fonte: rawpixel / Pixabay)

Bateria econômica: São cinco as opções de economizar a bateria no smartphone Asus. Quatro delas já vêm configuradas. A quinta é você quem personaliza. Basta acessar: Configurações > Gestão de Energia > Economizador de Energia.

Frio: Se você vive em uma região e clima frio ou se o inverno chegou e você precisa usar luvas, o Zenfone também te ajuda. É só ativar esta função em: Configurações > Configurações Personalizadas Asus > Ativar Modo Luva.

Assim, o celular aumenta a sensibilidade do toque na tela e você pode usá-lo mesmo com luvas.

Como instalar o Android 9.0 PIE no Zenfone?

O smartphone Zenfone 5Z começou a receber o Android 9.0 Pie no início de 2019. Então, para você que deseja ter esse aparelho e aproveitar todos os benefícios da nova versão do sistema operacional da Google, basta seguir este passo a passo: Configurações > Sistema e Atualização de sistema.

Mas, se a atualização não chegar automaticamente, é possível fazer a instalação manualmente. Para isso, a ASUS liberou no seu site o firmware de atualização manual para o modelo 5Z.

Para tanto você precisa baixar o arquivo e colocá-lo no seu smartphone. Em seguida, o sistema fará a atualização sozinho.

Quais as vantagens do Zenfone?

Como vimos a grande vantagem do Zenfone é o preço super acessível, se comparado com outras marcas fabricantes de smartphones, e sem perder em qualidade.

Como a ASUS consegue este feito, de oferecer celulares top de linha por preços competitivos, ainda é um mistério. Mas o fato é que, a cada ano a marca tem investido em celulares premium, com processadores e tecnologia de última geração.

As câmeras e a resolução de imagem também são a grande aposta da Asus. Apesar de cada modelo de Zenfone ter seus prós e seus contras, podemos dizer que suas vantagens são uma combinação de: telas maiores, imagem Full HD, processadores modernos e potentes, baterias duráveis e ótimas câmeras.

No fim das contas, o Zenfone se popularizou no mercado mundial e brasileiro pelo seu excelente custo-benefício.

Mãos segurando um Zenfone da Asus.

O smartphone Asus possui preço acessível e alta tecnologia. (Fonte: kasinv / 123RF)

Mas também existem desvantagens com relação ao smartphone Asus. Em geral, as maiores reclamações dos usuários se referem a assistência técnica, a atualização de sistemas, o pós-venda e os bugs da interface Zen UI.

Mas também nisso a empresa se destaca já que a Asus tem respondido à essas limitações de forma rápida e eficiente, com o aprimoramento dos serviços prestados.

Confira abaixo as principais vantagens e desvantagens dos aparelhos celulares da linha Zenfone:

Vantagens
  • Preço acessível
  • Alta tecnologia
  • recursos modernos
  • Designer premium
  • Custo-benefício
Desvantagens
  • Assitência técnica
  • Atualização de sistema
  • Bugs da interface

Quanto custa um Zenfone?

O preço dos celulares da linha Zenfone varia de acordo com a geração e com os modelos, já que cada um oferece tecnologias e recursos diferenciados. Mas, em geral, os smartphones da Asus custam entre R$ 550 a R$ 4,5 mil.

Onde comprar um Zenfone?

Você vai encontrar o Zenfone à venda em lojas de telefonia, de departamento e em hipermercados como Lojas Americanas, Casas Bahia e Extra.

No entanto, nós recomendamos que você compre o seu smartphone Asus em lojas online como a Amazon. Dessa forma, você encontrará os modelos mais recentes por preços mais competitivos. Além, é claro, de realizar sua compra do conforto da sua casa.

foco

Você sabia que o nome ASUS se originou da junção das últimas quatro letras da palavra “Pegasus”? Pegasus é o cavalo alado que na mitologia grega representa a inspiração da arte e do aprendizado, a simbologia criativa e ágil.

Critérios de compra: O que considerar antes de escolher o Zenfone

Como todos os aparelhos celulares disponíveis no mercado, existem diferenças de tecnologias e recursos entre um modelo e outro. Com o Zenfone não é diferente.

Em comum, todos os aparelhos acompanham carregador, cabo de dados, fone de ouvido, bumper (capa de borracha que envolve a borda do celular) e manual do usuário.

Mas, em meio a tantos modelos e especificações técnicas diferentes, é importante que você leve em conta a sua necessidade de uso e sua rotina com o celular para escolher o melhor aparelho.

Para ajuda você nessa escolha, listamos abaixo os principais fatores que você deve observar antes de comprar o seu Zenfone:

  • Tela
  • Processador
  • Memória RAM
  • Memória interna
  • Câmeras
  • Bateria
  • Funções

A seguir, vamos detalhar cada um desses fatores para que você possa comprar o smartphone Asus mais adequado para as suas necessidades e expectativas.

Tela

Para avaliar a tela do seu Zenfone, você deve levar em conta dois fatores: o tamanho e a resolução da imagem. O tamanho da tela do smartphone Asus varia entre 4 e 6.2 polegadas.

É claro que, quanto maior for a tela, melhor será a experiência de visualização de mensagens, fotos e, principalmente, vídeos e jogos.

Mas essa escolha vai depender de como você usa o aparelho. Se você precisa ou prefere utilizá-lo apenas com uma mão, a tela pequena pode ser mais funcional.

Bolsa com smartphone, caneta, caderno e óculos escuros.

O tamanho da tela do seu Zenfone vai refletir na qualidade da imagem. (Fonte: LUM3N / Pixabay)

Já a resolução da tela indica a quantidade de pixels, pontos luminosos e coloridos que compõem a imagem. Em geral, você encontrará telas com resolução em HD e Full HD. A HD está cada vez mais em desuso.

Por isso, se quiser um Zenfone mais atual, opte pelo que tem resolução Full HD que garante melhor visualização de imagens e vídeos.

Processador

O processador é o cérebro do smartphone Asus e quanto mais poderoso maior será a velocidade para acessar aplicativos. Em geral, os processadores são diferenciados pelo número de núcleos. E, quanto mais núcleos tiver, maior será sua velocidade.

O mais moderno da linha Zenfone é o processador Qualcomm Snapdragon SDM845, que possui oito núcleos.

Mas você também encontrará processadores super eficientes de quatro núcleos, o Quad-Core.

Já o de dois núcleos, conhecido como dual-core, apesar de menos popular hoje em dia, pode ser eficiente principalmente se você usa o seu Zenfone apenas para consultar e-mail e acessar redes sociais.

Mulher digitando no celular.

Processadores modernos ajudam aumentar a eficiência do celular. (Fonte: rawpixel / Pixabay)

Memória RAM

A memória RAM é fundamental para que o smartphone consiga realizar atividades diferentes de forma simultânea e eficiente.

Por isso, quanto maior for a memória RAM do seu Zenfone mais espaço ele terá para comportar e rodar aplicativos e tarefas, e menores serão as chances de ele trabalhar de forma lenta.

Para garantir esta eficiência os especialistas recomendam que o smartphone tenha, pelo menos, 2GB.

Como vimos, o Zenfone 2 foi o primeiro smartphone lançado com 4GB de memória RAM. Mas hoje em dia é possível encontrar modelos de Zenfone com até 8GB de memória RAM.

Memória interna

O espaço de armazenamento interno é fundamental para evitar que o smartphone fique travando. Isso porque a memória interna do celular é o espaço disponível para você salvar fotos, vídeos, arquivos, músicas e dados dos aplicativos.

Você encontrará o Zenfone com várias opções de memória interna: 16GB, 32GB, 64GB e 128GB.

Os smartphones Asus mais modernos, porém, possuem maior memória interna e ainda entrada para cartão micro SD, que permite aumentar ainda mais o espaço de memória.

Não esqueça que o próprio sistema do celular ocupa parte do espaço da memória interna. Por isso, o ideal é adquirir um Zenfone com pelo menos 32 GB.

Câmera

Neste fator você deve levar em conta a qualidade e a quantidade de câmeras oferecidas pelo Zenfone. A qualidade da câmera será medida, mas não exclusivamente, pela quantidade de megapixels (Mp), que pode variar de 5Mp a 23Mp.

Por exemplo, se você quer tirar fotos para postar em redes sociais uma câmera de 5Mp é suficiente para garantir qualidade de imagem e espaço de armazenamento no aparelho.

Isso porque, quanto maior a quantidade de megapixels mais espaço interno você precisará para não comprometer o armazenamento e a qualidade da imagem.

Outro ponto a se observar é que, em geral, o Zenfone oferece duas ou até quatro câmeras, frontais e traseiras. Nesse caso, haverá diferença de Mp entre elas.

Por fim, outro fator que influencia na qualidade da câmera do smartphone Asus é a abertura do diafragma, responsável por controlar a entrada de luz.

Em geral, as aberturas são determinadas por número como, por exemplo, 2.2, 2.3 e 1.8, seguidas da letra “f”. O importante é que você saiba que quanto menor esse número, maior a capacidade de abertura, o que resulta em imagens mais claras.

Bateria

Em geral, os modelos de Zenfone possuem uma potência de bateria que varia entre 3.000mAh e 5.000mAh. Isso significa que, quanto maior for esta potência, maior será a capacidade de o aparelho manter a bateria sem precisar de recarga.

Mas, é claro, que a duração da bateria depende, e muito, de como você utiliza o seu Zenfone. Utilizar e abrir programas pesados, como vídeos e filmes, e acessar vários aplicativos ao mesmo tempo, vai contribuir para que a bateria acabe mais rápido.

Vale lembrar ainda que alguns modelos também oferecem recursos extras para medir e ajudar você a controlar o gasto de bateria.

Funções

Além das diferentes especificações técnicas de cada modelo de Zenfone, cheque também as funções adicionais de cada um. Hoje em dia a variedade de recursos inteligentes disponíveis no smartphone Asus e que facilitam o seu dia a dia é enorme.

Paras você ter uma ideia, as funções mais populares hoje em dia, e disponíveis em alguns dos Zenfones são: assistente virtual, sensores biométricos, resistência à água, entre outros.

(Fonte da imagem destacada: krapalm / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.